TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Marketing - Como Lider Com A Concorencia

Artigos Científicos: Marketing - Como Lider Com A Concorencia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/5/2014  •  444 Palavras (2 Páginas)  •  291 Visualizações

Página 1 de 2

Construção de marcas fortes exige um forte conhecimento da concorrência, que se acirra a cada ano. Empresas devem prestar máximo atenção a concorrência para .marca.

Forcas Competitivas: 5 forcas determinadas por Michel Porter. São elas que determinam a atratividade intrínseca: concorrentes do setor, novos concorrentes potenciais, substitutos, compradores e fornecedores. As ameaças representadas pelas forcas são:

1. Ameaça de rivalidade intensa no segmento. Segmento não é atraente se este já possui concorrentes poderosos e agressivos, e é ainda menos atraente se for um mercado estável ou em declínio, se os custos fixos forem altos e se as barreiras a saída forem grandes →leva a guerra de preços

2. Ameaça de novos concorrentes. Atratividades varia dependendo das barreiras a entrada e saída. O mais atraente: grandes barreiras a entrada e pequenas a saída.(Pior caso: o contrario)

3. Ameaça de produtos substitutos. Não é atraente quando ha substitutos reais ou potenciais. Substitutos limitam o preço e os lucros do segmento

4. Ameaça de poder de barganha cada vez maior dos compradores. Quando maior esse poder, menos atraente se torna o segmento. Este poder de barganha cresce a medida que os compradores se organizam e se concentram.

5. Ameaça de poder de barganha cada vez maior dos fornecedores. Se os fornecedores puderem aumentar os preços ou reduzir as quantidades oferecidas, segmento não é atraente.

Conceito setorial da concorrência. (setor: grupo de empresas que oferecem um produto que são substitutos um dos outros).

1. monopólio puro – somente uma empresa no setor

2. oligopólio – pequenas qnt. De grandes empresas no setor.

3. Concorrência monopolista – muito concorrentes capazes de diferenciar suas ofertas no todo ou em parte

4. Concorrência pura- mesma produto e serviço oferecido. Tomadores de preços.

Barreiras a entrada, a mobilidade e a saída: uma das principais barreiras a entrada podem ser a necessidade de muito capital ou as economias de escala. Para barreiras a saída, principais dificuldades: obrigações morais perante clientes e acionários , restrições governamentais...

Outros conceitos setorial: estrutura de custos, grau de integração vertical e grau de globalização.

Conceito de mercado da concorrência: Analise dos concorrentes. Temos que analisas as estratégias, os objetivos, as forcas e fraquezas e seleção dos concorrentes (fortes vs fracos, próximos vs distantes e bons vs maus).

Estrategias competitivas para lideres de mercado:

1. expansão no mercado total : novos usuários (toda categoria de produto tem potencial para atrair novos compradores); maior utilização (medida mediante o nível, a quantidade ou a freq.. de consumo).

2. Defesa da aprticipacao de mercado: deve defender constantemente os negócios ja existentes. Como? Com onivacao continua

3. Expansao da participação de mercado. Fatores importates a considerar: possibilidade de provocar uma iniciativa antitruste; o custo econômico; risco do mix de marketing

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com