TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Marketing Internacional - Etanol Na Suécia

Casos: Marketing Internacional - Etanol Na Suécia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/8/2014  •  8.166 Palavras (33 Páginas)  •  316 Visualizações

Página 1 de 33

Artigo I. Introdução

Com o processo de globalização das últimas décadas, as ações comerciais tomam uma proporção única no contexto internacional. Por consequência, o marketing internacional se torna uma das matérias mais importantes no mercado. Como diz Keegan, o marketing vem com o objetivo de otimizar os recursos e orientar os objetivos de uma organização através das oportunidades de um mercado global.

Sendo assim, uma pessoa ou fábrica, ao ter a intenção de entrar no mercado internacional deve fazer uma pesquisa de marketing detalhada sobre o produto que quer produzir e sobre o mercado em que deseja atuar. O objetivo deste trabalho é analisar o mercado da Suécia, com aspectos como cultura, história, economia, curiosidades, logística. Bem como tendências do mercado que terão como resultado final o desenvolvimento de um produto que será exportado do Brasil para Suécia.

O trabalho é divido em duas partes. Sendo a primeiro a análise do mercado sueco, e suas relações com o Brasil. E o segundo mais específico, com o commoditie escolhido e toda a análise, desde o cenário atual da Suécia e do Brasil até a evolução da sua produção, e da disponibilidade da exportação do etanol entre os dois países estudados.

Artigo II. Estudo de Mercado da Suécia

A Suécia é um país europeu localizado ao norte do continente e cortado pelo Círculo Polar Ártico. Limita-se ao sul com o Mar Báltico; a oeste, com o Estreito de Kattegat; a leste, com a Islândia; e ao norte e a oeste, com a Noruega. Sua capital é Estocolmo, com cerca de 1 milhão de habitantes.

O país ocupa um lugar de destaque entre as economias europeias. Com cerca de 500.000 quilômetros, é um dos cinco maiores países da Europa, o que comprova a sua importância para a União Europeia. Dos seus 10 milhões de habitantes, muitos vivem em zonas urbanas, geralmente no sul do país e o padrão de vida é bastante elevado.

A população é constituída por suecos, finlandeses e lapões. A língua mais falada é o sueco, mas o país não tem um idioma oficial. No país são faladas outras línguas, além do sueco, como: sami, finlandesa, iídiche, romani e o meankieli.

Seção 2.01 Breve história da Suécia

No ano 12.000 antes de Cristo, estabeleceram-se os primeiros momentos desta região que são conhecidos, com a chegada dos caçadores durante o Paleolítico Superior, caçadores-coletores com setas feitas com pedra e com a caça. Nos anos subsequentes, a resolução de muitas tribos desta região foi crescendo, levando ao desenvolvimento de muitos núcleos de populações, a construção de monumentos megalíticos, e a chegada da Idade do Bronze na Escandinávia. 1500 anos antes de Cristo, a Suécia foi um grande exportador de bronze no centro da Europa.

1000 anos antes de Cristo, a origem do Império Romano se refere à Idade de Ferro da Suécia, foram momentos difíceis, mas os romanos foram incapazes de subir por causa das emboscadas dos suecos e do clima, aliado os países nórdicos. Os romanos não puderam instalar-se além do Elba e do Reno.

Já na nossa época, no século II, a agricultura e a pecuária foram o motor económico e de subsistência de todo o sul atual da Suécia, a partir de Estocolmo até ao sul, com anos de dominação Romana em parte do país, as técnicas de exploração agrícola foram assentamentos desta na região. É nesta época que esta região também reúne força o alfabeto rúnico e da língua sueca, estranhas ao Latim e Inglês. Foi um momento de assentamento sueco e de novas ideias, era o tempo dos famosos Vikings.

No Século VIII, os suecos eram os vikings da Europa do Norte, um povo feroz que se estendia pelos países do Báltico e atingiu o sul, que se prorroga até mesmo para a sua exploração no Oriente Médio. Lutaram contra muitos povos, e em conjunto com outros povos europeus. Durante séculos deixaram sua marca em muitos países da Europa.

Séculos mais tarde, exatamente no século XIV, peste bubónica, também conhecida como a peste negra, deixou-se notar no país, deixando enfraquecido, mas, por outro lado, começou a crescer como um país, e é o momento em que nascem vários acordos comerciais entre a Suécia e os países vizinhos, como a Noruega e a Dinamarca principalmente.

No século XVI nasce o conhecido Império Sueco, tornando o país em uma potência europeia. Era um país pobre, escassamente povoado, mas mesmo assim conseguiu crescer até insuspeitos limites, e cresceu até que os primeiros anos do século XVIII chegou o seu declínio, depois da guerra contra o Sacro Império Romano, que o deixou gravemente prejudicado.

Carlos XII foi o único monarca desta época de esplendor sueco e morreu depois de tentar invadir a Noruega. No século XIX, um século mais tarde, a Suécia renunciou as suas províncias a norte da Alemanha a favor do país teutão, e em troca de parte da Noruega, conhecido como o Tratado de Kiel.

Já na época contemporânea, a paz proporcionou um desenvolvimento demográfico impressionante no país com uma população que crescia a cada dia que passava. No século XIX, a migração dos suecos para os Estados Unidos também foi importante, levando ao desenvolvimento industrial no país, que foram mais lentos do que o normal. No século XIX, também tem lugar na Suécia vários movimentos sociais e sindicatos, um processo ligado ao desenvolvimento industrial e à proliferação de fábricas e outros.

No século XX, é de salientar que a Suécia esteve à margem das duas grandes guerras no continente, que durante a primeira e a segunda guerra mundial foi oficialmente à margem, embora houvesse colaborações com o regime nazista durante a segunda guerra. Durante a Guerra Fria, Suécia também manteve sua posição nas margens, enquanto os seus líderes estavam perto dos Estados Unidos. Já no século XXI, falar sobre a Suécia é falar de um grande país com um alto nível de desenvolvimento. As características tratadas nesse trabalho serão todas desse século.

Seção 2.02 Hino da Suécia

“Ó velho, ó livre, ó montanhoso Norte,

Encantando os nossos corações em paz e beleza,

Salve, ó mais adorável país sobre a Terra,

O teu sol, os teus céus, os teus alegres prados verdejantes,

O teu sol, os teus céus, os teus alegres prados verdejantes.

O

...

Baixar como (para membros premium)  txt (54.4 Kb)  
Continuar por mais 32 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com