TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Marketing Pessoal

Por:   •  4/10/2013  •  449 Palavras (2 Páginas)  •  331 Visualizações

Página 1 de 2

Marketing Pessoal

Seja do ponto de vista pessoal ou profissional, o marketing pessoal é uma estratégia que visa atrair contatos e expor habilidades, visibilidade e as competências profissionais pretendidas por empresas, parceiros de negócio e projetos.

O profissional que objetiva enxergar novas oportunidades através do marketing pessoal deve desenvolver a qualidade de seu posicionamento pessoal perante os demais, ter forte comunicação interpessoal, possuir e renovar sua rede de relacionamentos, cuidar de sua imagem e incentivar os demais.

No momento em que o profissional se encontra fora do mercado de trabalho, as práticas de marketing pessoal são fundamentais para mantê-lo em contato com o mundo dos negócios. O marketing pessoal também possui uma série de planejamento estratégico que, basicamente, devem ser exercido pelo profissional:

Ter consciência de suas capacidade e competências técnicas adquiridas por meio de estudo e de experiências profissionais anteriores;

Determinar suas áreas de interesse ;

Determinar o que de melhor pode oferecer às empresas, enxergando as necessidades de cada setor empresarial pelo qual se candidata a uma oportunidade de trabalho;

Estar sempre preparado para entrevistas de emprego;

Desenvolver um cronograma de estudos de reciclagem;

Na busca por uma nova oportunidade, o profissional deve identificar o que ainda falta na empresa em que pretende trabalhar, que tipo de falhas gerenciais e de serviço interno pode ser aprimorados visando a redução de custos operacionais e maior ganho de competitividade no mercado.

Depois de identificar as falhas, tente apresentar um projeto resumido que sugira possíveis soluções , inclua no projeto notícias e pesquisas públicas que sejam relevantes sobre o setor, segmento e das ações de concorrentes.

Mesmo que o profissional não ofereça nenhum projeto ou sugestão, em seu currículo e entrevista deve demonstrar interesse na empresa, salientando o benefício que sua contratação poderá gerar dentro da empresa.

No marketing pessoal, além de conseguir marcar entrevistas via anúncio de emprego, é aconselhável fazer contatos independente da existência de vagas e de anúncios de emprego, ofereça-se para visitar a empresa e para uma entrevista, demonstre que tem interesse em trabalhar nestas empresas.

As empresas atualmente, buscam em seus profissionais três competências básicas: habilidade de comunicação, relacionamento interpessoal e iniciativa (pró-atividade). Além do QI(quociente de inteligência), as empresas estão interessadas em conhecer o nível de QE (quociente emocional) que está relacionado com atributos de confiança, automotiação,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com