TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Marketing Pessoal

Pesquisas Acadêmicas: Marketing Pessoal. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/3/2015  •  2.134 Palavras (9 Páginas)  •  448 Visualizações

Página 1 de 9

1. RESUMO:

Atualmente nos mais diversos meios a importância de se desenvolver uma marca que se torne uma referência no mercado e possa se destacar é cada vez mais reconhecida, com isso, ser a mais lembrada, a mais procurada, a mais bem-remunerada, a mais desejada, a mais querida. E isso não acontece somente com produtos ou serviços, mas com pessoas também. É onde surge o Marketing Pessoal que é uma ferramenta para se alcançar o sucesso profissional, pois engloba os cuidados com a imagem. O Marketing Pessoal é composto de cinco ferramentas básicas que apresentam, quando utilizadas juntas, resultados muito positivos: embalagem do produto (é a aparência da pessoa); higiene pessoal; conteúdo (competência, caráter, honestidade, fidelidade); postura física (credibilidade) e comunicação. Nos dias atuais, o Marketing Pessoal se converte em uma vantagem competitiva, já que facilita a inserção de profissionais no mercado de trabalho se revela cada vez mais competitivo; e, sobretudo, vem ganhando importância porque cada vez mais as empresas estão valorizando em seus funcionários, mais do que simplesmente a experiência profissional.

2. INTRODUÇÃO:

O Marketing Pessoal tornou-se uma ferramenta estratégica essencial no processo de se conduzir com sucesso uma marca pessoal no mundo atual em que vivemos. Na dose certa e de forma planejada, é possível criar e desenvolver uma imagem coerente e consistente, envolta em associações psicológicas positivas que dêem visibilidade necessária para que uma pessoa se transforme em uma referência no seu ambiente vivencial e possa fazer parte dos projetos de vida das outras pessoas.

O mundo dos negócios, da política ao entretenimento, tem despertado para a importância de se criar e desenvolver uma marca única, de tal forma que essa marca sejatar em evidência, explica porque algumas pessoas ganham fama, atingindo o topo do sucesso, enquanto outras permanecem obscuras mesmo tendo capacidade para realizar um excelente trabalho. Visibilidade é o que todo executivo em início de carreira quer e o que todo profissional incógnito almeja.

Uma pessoa que possua talento e competência suficiente para exercer a sua atividade, desde que pratique e aperfeiçoe constantemente o seu Marketing Pessoal, pode chegar ao topo, elevando o seu nível de notoriedade e imagem e ser recompensado por isso. Essa é uma tarefa que exige paciência, disciplina, perseverança, determinação e um conjunto de crenças e valores que irão nortear o seu comportamento de forma a fazer uso correto das habilidades inatas e das habilidades a serem criadas e aperfeiçoadas.

3. O QUE É MARKETING PESSOAL:

É uma nova disciplina que usa os conceitos e instrumentos do marketing em benefício da carreira profissional e da vida pessoal dos indivíduos, valorizando os seus diferenciais, suas vantagens competitivas, catalisando os processos que facilitem o melhor posicionamento de mercado. Para Philip Kotler, o Marketing Pessoal é o processo que inclui a concepção, o planejamento e a execução de ações que viabilizem a projeção das pessoas e dos profissionais.

Na visão de Rein, os mundos dos negócios e das celebridades estão interligados. Canais de informação e entretenimento agora podem transmitir imagens numa velocidade e capacidade nunca antes atingidas ou entendidas, resultando em oportunidades para pretendentes que querem usar seu nome como uma marca ou como uma ferramenta de marketing. Querer cortejar a popularidade e o querer fazer o seu próprio Marketing Pessoal são reflexos das pressões de um mercado saturado e com muitas semelhanças entre si.

A IMPORTÂNCIA DO MARQUETING PESSOAL:

Por que o Marketing Pessoal é importante? Irving Rein exemplifica que em um mercado de profissional cada vez mais competitivo, visibilidade é um fator que explica a diferença entre um advogado meramente competente e um que ganha milhões e aparece em programas de televisão para divulgar seu último livro. Pode ser a diferença entre um consultor de empresas modestamente bem-sucedido e um que recebe R$ 10.000,00 por uma palestra.

Para muitos, a busca pela visibilidade não é deliberada, mas acidental ou resultado de algum extraordinário talento. Praticar o Marketing Pessoal no dia-a-dia não deve ser um esforço fingido, mas algo que flui espontaneamente, é o "eu interior" em harmonia com o "eu exterior"

O Marketing Tradicional está mudando com a ascensão da internet e de outros meios de ação. Isso tem feito com que advogados, médicos e varejistas alcancem locais de atuação que anteriormente eram muito caros ou simplesmente inacessíveis. Por causa da "desmassificação" da mídia, como descrito por Alvin Toffler, hoje é muito mais fácil ter acesso a uma audiência global. As oportunidades advindas nestas áreas, quando bem aproveitadas, podem fazer a diferença em qualquer mercado competitivo deste século. É preciso que cada um conquiste o seu território, defendendo-o com ética, ousadia e paixão.

Para ser eficaz no marketing pessoal, o conhecimento da dimensão humana e seu aprimoramento pessoal, são fundamentais, porque acima de tudo, o marketing pessoal é um processo de desenvolvimento para alcançar a felicidade em todas as suas formas e interpretações é apenas consequência de se procurar sair do primário da vida.

TRABALHANDO HÁBITOS QUE PREJUDICAM

Para saber o que aperfeiçoar e agregar ou mudar nos nossos hábitos, é necessário o exercício de autoconhecimento, na tentativa de responder a critérios básicos que direcionem o planejamento pessoal, afastem metas mal definidas e se faça conhecer quais são nossas atitudes e habilidades, como: missão (propósito de vida); valores (crenças); visão (direcionamento daquilo que se busca); conhecimento externo ( o mercado); conhecimento interno (eu); pontos fortes/oportunidades; pontos fracos/ameaças e o 4 p’s.

CONDIÇÃO

SOCIAL

FAMILIAR

PROFISSIONAL

Qual o comportamento adequado/positivo que tenho que desenvolver?

Quais conhecimentos

que preciso adquirir?

Quais sentimentos

que tenho que desenvolver?

Quais

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.4 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com