TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Marketing Relacional SKIP

Por:   •  12/1/2016  •  Trabalho acadêmico  •  611 Palavras (3 Páginas)  •  355 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

Unidade Curricular de Mudança e Desenvolvimento Organizacional

Adriana Vieira 2012585; Pedro Monteiro 2013879; Sara Reis 2012233

Docente: Professor Daniel Roque Gomes

        

                                     Dezembro de 2015        


Índice

Resumo

Introdução

Conclusões

Bibliografia

Resumo

Introdução

No âmbito da cadeira de Mudança e Desenvolvimento Organizacional, e com o objetivo de determinar a forma como as diferentes variáveis influenciam o funcionamento de uma organização, foi analisado o clima organizacional de uma empresa da área de negócios mediante a avaliação feita pelos seus colaboradores com recurso a um inquérito com perguntas relativas ao assunto.

Contextualização do projeto

15/12/15

No que diz respeito á avaliação da qualidade da relação individuo/organização, os colaboradores tendem a revelar uma apreciação de moderação sobre uma diversidade grande de indicadores. Assim, verifica-se uma distribuição de valores de média referentes a vários indicadores que medem a qualidade de relação individuo/colaboradores, distribuídos globalmente, revelando alguma indiferença. Destaca-se o valor mais baixo verificado pertencente á justiça distributiva (3.93), o que significa que no que diz respeito á forma como os colaboradores avaliam a equidade entre o esforço despendido e o retorno que dele retiram, este rácio é abaixo do desejável. Paralelamente, verifica-se que é a justiça relacional que merece a ponderação mais favorável por parte dos colaboradores (4.68), o que significa que muito embora a forma de os colaboradores avaliarem a justiça da distribuição dos rendimentos de forma depreciativa avaliam agora a equidade das interações estabelecidas de forma mais positiva.

Ainda no que diz respeito às perceções de justiça na organização estas situam-se a nível procedimental (equidade dos procedimentos internos) num nível muito moderado (4.13). Quando considerados em conjunto, os resultados da justiça organizacional verifica-se que em qualquer dos casos se justifica possibilidade de intervenção na medida em que todos estes indicadores se encontram distantes de valores desejáveis.

No que diz respeito à implicação afetiva verifica-se que os colaboradores tendem a afiliar-se afetivamente a esta organização muito embora de forma moderada (4.67). A mesma coisa acontece no que diz respeito á implicação normativa, verificando-se que os colaboradores tendem a afiliar-se á organização por uma razão ética ou moral de forma moderada (4.50).

Por fim, no que diz respeito á implicação de continuidade verifica-se que os colaboradores tendem a afiliar-se á organização por uma razão instrumental e de confrontação de perdas e benefícios decorrentes da saída da organização de forma indiferente (4.50).

Quando analisado em conjunto os resultados referentes ao vínculo estabelecido com a organização, em qualquer um deles há espaço para intervenção.

No que diz respeito ao indicador de motivação verifica-se novamente uma tendência de moderação, o que significa que os colaboradores estão aquém de um nível de motivação desejável. (4.15)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)   pdf (145.5 Kb)   docx (59.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com