TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Marketing Sensorial

Casos: Marketing Sensorial. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/2/2015  •  357 Palavras (2 Páginas)  •  409 Visualizações

Página 1 de 2

É fato que para vender, é preciso conquistar o consumidor. Logo, o vendedor precisa levar em conta os sentimentos do comprador e tudo o que envolve o momento da compra. Um aroma diferente, uma sensação, algo que lhe chame a atenção: pequenos detalhes que podem ser decisivos.

Baseado nesse pensamento, surgiu o Marketing Sensorial. Uma aposta no estímulo dos cinco sentidos humanos, que age como forma de potencializar o envolvimento emocional do consumidor com o produto e, consequentemente, aumentar as vendas. A prática tem se mostrado muito eficaz, porém pequenos erros muito comuns podem causar o efeito contrário. Confira nossas dicas para não errar na hora de explorar cada sentido:

Visão: Uma boa exposição dos produtos faz toda a diferença, porém é preciso ter cuidado com o excesso de cores, iluminação e imagens. A poluição visual pode confundir o cliente.

Audição: As músicas e sons devem casar com cada tipo de ambiente. Em algumas lojas uma rádio própria pode ser uma boa alternativa. Não se esqueça de que a música muito alta pode atrapalhar o entendimento e causar sensação de pressa no consumidor.

Tato: Os clientes gostam de entrar nos veículos, experimentar a sensação de dirigi-los e sentir o conforto proporcionado nas cabinas. Entretanto, o “não tocar” também pode ser positivo. A distância eleva o produto a algo raro e inacessível, o que dá uma sensação de conquista muito grande ao ser comprado.

Paladar: Pequenos agrados aos clientes, como chocolates, balas ou até mesmo uma taça de champagne, são ótimos para deixar o cliente mais à vontade. Entretanto, o excesso de mimos pode distrair o consumidor e atrapalhar a venda.

Olfato: É importante deixar sempre um cheiro agradável, leve e personalizado no ambiente, mas lembre-se de não misturar aromas. É necessário ter cautela também com o excesso, afinal o seu cliente também vai querer sentir o “cheirinho de carro novo”.

Uma dica final é não se preocupar em priorizar um dos sentidos, já que todos são igualmente poderosos. O importante é saber adequar corretamente a mensagem e o contexto da venda ao sentido explorado. Lembre-se de explorá-los de forma estratégica, relacionando as experiências de consumo aos conceitos que a marca quer transmitir.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com