TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto de Marketing Sensorial

Por:   •  16/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  5.014 Palavras (21 Páginas)  •  487 Visualizações

Página 1 de 21

1- O PROBLEMA

       1.1 – Introdução

Pode-se perceber que o varejo de móveis e eletrodomésticos, principalmente na Grande Vitória tem-se travado uma guerra de preços. Basicamente todos possuem a mesma gama de produtos. Porém, a proposta deste trabalho visa descobrir se com a utilização de ferramentas como o do Marketing Sensorial poderia contribuir para estas lojas obterem resultados surpreendentes e independentes de propagandas agressivas, expondo apenas preços. Uma das alternativas que conquista cada vez mais espaço no mercado é centralizar esforços na transformação da experiência do consumo em uma atividade sempre mais interessante. Para isso, aguçar os cinco sentidos na experiência do consumo passa a ser, dessa forma, sinônimo de persuadir o consumidor a realizar a compra de uma maneira menos agressiva, mas não menos eficaz. Não exige altos investimentos, dá resultados práticos em curto prazo e personaliza a experiência da compra, destacando a loja junto ao consumidor. É uma alternativa concreta ao marketing tradicional. Com a teoria de que um estímulo sensorial sempre gera curiosidade, aguça a curiosidade dos consumidores de qualquer tipo de produto através de estímulos sensoriais, além de muito benéfico, aumenta o número de experimentações e também a abrangência que esse produto pode atingir. Como o consumidor reagiria com este tipo de abordagem no ponto de vendas? Lojas aromatizadas e com layout leve e agradável, musicas ambiente, cores e comunicação visual inteligente e climatizada. A tentativa seria de induzir um vinculo emocional entre consumidor-produto.

Entende-se que Marketing Sensorial tem a função de detectar a emoção existente no produto e transmiti-la ao consumidor. A emoção aliada à qualidade leva o consumidor a comprá-lo. Os sentidos geram impulsos que posteriormente iniciam um processo de percepção que lidam com influencias do ambiente externo e referencias inerentes à pessoa. Quando utilizado no ponto de venda, o marketing sensorial significa um investimento de baixo custo, visa fixar a marca, produto ou serviço na percepção do consumidor, por meio de um vínculo emocional

A Palladium Móveis e Eletrodomésticos Ltda, é uma empresa em ascensão, cresce rapidamente, mas será que uma loja é interessante apenas por possuir bons preços, ou por ser uma loja diferente e que marque sua existência e eficiência pela inovação do marketing sensorial. Uma estratégia de buscar a fidelização do consumidor através de um processo de diferenciação na prestação do serviço que vai além de ações como cores que cativem a atenção, aromas que propiciem a tranqüilidade, sons que estimulem a permanência num ambiente, sabores que surpreendam o paladar. Trata-se de remeter o cliente a uma percepção de valor única e inequívoca, proporcionando-lhe uma vivencia memorável que o estimulará repetir e difundir a experiência de consumo, independentemente dos preços. Será que o consumidor sente prazer de entrar em uma loja, sem as características mencionadas? Como utilizar o marketing sensorial (exploração dos cinco sentidos humanos) como ferramentas na formação e conquistas de novos consumidores? Levando em consideração os seus fatores psicológicos que são relevantes no processo decisório de consumo.

1.2 – Objetivos

1.2.1 – Objetivo geral

Analisar o comportamento do consumidor e seus fatores psicológicos, quais são as atividades físicas, mentais e emocionais realizadas na seleção, compra e uso de móveis e eletrodomésticos.

1.2.2 – Objetivos específicos

- Verificar quais são os principais fatores de motivação de consumo;

- Verificar se a estrutura física da loja o agrada;

- Verificar se o posicionamento dos produtos tem contribuído para despertá-lo para uma necessidade;

- Verificar junto ao público quanto às sensações quando estão no interior das lojas;

- Verificar junto ao público o que pode atraí-lo ao interior da loja;

 

1.3 - Suposições

O mercado vive constantes mudanças e evolução e a cada dia são criadas novas soluções a fim de conquistar e fidelizar clientes. Há alguns anos o fundamental para o sucesso de um estabelecimento varejista era a simples disponibilidades de mercadorias. Hoje a necessidade de se adaptar às novas realidades é imprescindível, pois o mercado cresceu, os produtos disponibilizados pelas indústrias e a concorrência acompanha o evidente crescimento mercadológico. Os consumidores estão cada vez mais informados e possuem a seguinte condição, se este não me atende procuro outro. Os estabelecimentos varejistas estão a cada dia se especializando no auto-serviço. São varias as técnicas utilizadas a fim de persuadir o cliente ao consumo. Produtos chamarizes na frente da loja, produtos mais essenciais nos fundos, variedade de produtos ao alcance das mãos, estes são apenas alguns exemplos do que é utilizado como meio de induzir ao consumo, porem, o mercado vem a cada dia exigindo mais e obriga as estruturas organizacionais a se preocuparem em agregar valores aos seus serviços e produtos para se destacarem no mercado e perderem espaço.  

É fato que o consumidor nem sempre consome o que realmente o agrada, e nem sempre é o que precisa. As variedades nas atitudes do consumidor é uma incógnita para as empresas compreenderem e desenvolverem métodos de alcance. Todas as ferramentas disponíveis funcionam de forma que o consumidor se sinta atraído pelo consumo. O que precisam é realizar ações bem formuladas através do proposto por este trabalho. A maneira seria preencher estas lacunas através das ferramentas do Marketing Sensorial, desenvolver métodos para o convencimento através do despertamento dos sentidos humanos.

A criação de novos meios de estímulos é o grande desafio, os estudos contínuos e lineares são de vital importância para desenvolver ações eficientes nesta busca frenética da excelência em propiciar ao consumidor a facilidade no processo decisório e nas demais camadas que correspondem ao comportamento do consumo. Diga-se de passagem, que o comportamento do consumidor de um modo geral é mutável, anomalias na qual devemos nos antecipar.

1.4 – Delimitações de estudo

O estudo pretende abordar os fatores psicológicos na utilização do Marketing Sensorial e sua influencia no comportamento do consumidor no setor de moveis e eletrodomésticos. Será estudada a aplicação no ponto de venda através de estímulos provocados através de experiências e a analise do comportamento dos clientes quando expostos às interferências e abordagens sensoriais. Essas amostras serão coletadas nas lojas Palladium de Vila Velha em dias alternados aleatoriamente por 4 horas para as pesquisas dos cinco sentidos humanos e qual a reação a cada uma delas. A intenção deste estudo é comprovar que com a aplicação do Marketing sensorial e suas ferramentas no varejo, tende-se a obter resultados permanentes com a fixação de uma identidade através dos sentidos humanos, sendo associado à exposição destas ferramentas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (33.2 Kb)   pdf (186 Kb)   docx (24 Kb)  
Continuar por mais 20 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com