TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Marketing Termos e definições

Seminário: Marketing Termos e definições. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/9/2014  •  Seminário  •  509 Palavras (3 Páginas)  •  166 Visualizações

Página 1 de 3

Marketing: É o processo de planejar e executar a concepção, estabelecimento de preços, promoções, distribuição de idéias, de produtos e serviços a fim de criar trocas que satisfaçam as necessidades e os desejos dos consumidores e das empresas. De uma maneira mais simples é a arte de se fazer bem as trocas.

Esta definição nos mostra que o marketing vai muito mais além de somente propaganda e publicidade.

O marketing, mais do que outra função do negócio (qualquer negócio), lida com os clientes. Criar valor e satisfação para o cliente é o ponto central do pensamento e da prática do marketing moderno. Uma definição mais simples seria: Marketing é dar satisfação ao cliente de qualquer empresa ou instituição de forma lucrativa (o lucro não é somente lucro financeiro, pode ser também lucro social, lucro em forma de defesa do meio ambiente, conforme veremos adiante,).

O marketing é usado para desenvolver trocas que com o objetivo de lucros e também trocas que não visam lucros financeiros, e sim de idéias, como por exemplo, o marketing usado em uma campanha para prefeito da sua cidade.

Há quem pense que só grandes empresas comerciais atuando em economias desenvolvidas usam marketing, mas um marketing bem entendido é vital para o sucesso de qualquer organização grande ou pequena, com ou sem fins lucrativos, localizada no seu bairro ou global.

As grandes empresas com fins lucrativos, como a Coca-Cola, o McDonald´s, a Sony, a IBM, a Ford, usam marketing.

Mas o mesmo acontece com empresas sem fins lucrativos, como igrejas, algumas faculdades, museus, orquestras de músicas clássicas, bandas de rock e ONG´s.

Você já sabe bastante sobre marketing – ele está a sua volta. Você vê seus resultados na enorme quantidade de produtos existentes nas prateleiras das lojas de sua vizinhança. Você vê o marketing nos comerciais que aparecem na tela da televisão, nas revistas e nas caixas do correio. Em casa, na escola, no seu trabalho e durante o seu lazer—por todo lado você está exposto ao marketing. Porém há muito mais por trás do marketing do que aquilo que o consumidor vê.

Existe uma rede muito grande de pessoas e atividades competindo pela preferência, pela atenção e pelo dinheiro disponível para as compras.

Termos e definições

Trocas: Uma transação voluntária entre empresas e clientes, ou entre pessoas, destinada a beneficiar ambos, com produtos, serviços ou idéias. O fabricante de carros precisa do dinheiro disponível para a compra de um carro, para gerar novos negócios e ter lucro, e o consumidor precisa de transporte, aí ocorreu uma troca.

O ativista, defensor da natureza precisa fazer as pessoas entenderem e colaborarem na defesa das florestas, ele faz isto através de marketing e aí também ocorreu uma troca.

Compradores Organizacionais: Empresas ou instituições que compram produtos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com