TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Marketing areas funcionais

Por:   •  30/8/2015  •  Seminário  •  1.899 Palavras (8 Páginas)  •  408 Visualizações

Página 1 de 8

Pós-Graduação "Lato Sensu"

Especialização em Gestão de Negócios e Projetos

Marketing

Disciplina: Gestão das Áreas Funcionais

Tema: Marketing

Professor : Domingos Altobello Neto

Turma 22

Alunos: Roberto Prado

ESCOPO DO TRABALHO

O escopo do trabalho consiste na discussão e sumarização sobre as aplicações dos conceitos de marketing à Companhia do Metropolitano de São Paulo – Metrô.

1- Quais os papéis e contribuições do marketing no processo gerencial de uma empresa baseada em projetos? Apresente sua resposta discutindo a relação das decisões e ações de marketing com as de outras áreas da gestão de empresas, como as áreas de Finanças, Recursos Humanos e Produção/Operações.

O Marketing no processo gerencial de uma empresa deve possuir uma ação integradora entre todas as áreas de gestão de empresa, de forma que trabalhem juntas para posicionar o cliente no centro da organização desenvolvendo ações que realmente irão aumentar os impactos de Valor, Retenção e Marca tendo como consequência um alto crescimento de Valor do Cliente que fará crescer o Valor da empresa.

À medida em que a empresa compreende os fatores envolvidos no Valor do Cliente para seu negócio, a questão do marketing passa a ser tratada em todos os departamentos e não exclusivamente por um único departamento de marketing. Os clientes passam a serem vistos como os participantes-chave no crescente Valor do Cliente para a empresa, assim as áreas de finanças, operações, recursos humanos passam a estabelecer uma linguagem comum e cooperação para entender e analisar os componentes da lucratividade do cliente, valor do cliente por toda a vida e, finalmente, o Valor do cliente ou grupos de cliente. Os interesses de todos estão plenamente alinhados naquilo que é bom para o cliente, para os acionistas e funcionários.

As áreas da empresa alinhadas influenciam no futuro dessa, em decisões estratégicas e de valor. A força da estrutura do Valor do Cliente está na capacidade de dirigir recursos para onde eles terão o maior impacto, escolhendo investimentos que maximizem os seus retornos, aumentando a eficiência e a eficácia para obter impactos de valor, retenção e marca, superando suas concorrentes tradicionais no mercado.

O desenvolvimento deste alinhamento entre as áreas da empresa não é dos mais fáceis, visto que enquanto o marketing enfatiza o ponto de vista do consumidor, outros departamentos enfatizam a importância de suas tarefas, caracterizando um conflito que necessita ser resolvido dentro de uma corporação baseada em projetos.

Conflito Marketing x Finanças :

Finanças – Possue habilidade para avaliação das implicações de diferentes ações gerenciais sobre o lucro. Suspeita com relação às previsões feitas pelo Marketing, se essas são para uso próprio e que este não gasta tempo o suficiente para associar os gastos às vendas. Entende que o Marketing não estabelece um nível de preços que maximize o lucro.

Marketing - Pedem orçamentos substanciais sem provarem que o volume de vendas que será gerado, corresponderá ao investimento. Enxergam finanças como controladores de rédeas curtas e como uma área que não vê as despesas de Marketing como investimento e como a responsável pela perda de muitos negócios pela empresa.

Solução – Treinamento de finanças ao pessoal de Marketing e vice-versa, possibilitando a utilização das ferramentas financeiras para apoio ao Marketing estratégico.

Conflito Marketing x Recursos Humanos :

Recursos Humanos – Normalmente possui estrutura de recompensas voltada aos custos da empresa e política de T&D voltada à qualificação de profissionais em relação à tarefa.

Marketing – Enxerga a política de recompensas orientada ao atendimento da satisfação dos colaboradores e o T&D voltado à qualificação dos profissionais com o foco no cliente.

Solução : Ações de RH como a contratação de especialistas de Marketing, alteração da estrutura de recompensas e desenvolvimento de programas internos de treinamento em Marketing, desde a alta direção até o nível operacional.

Conflito Marketing x Produção/Operação :

Produção/Operação – Enxergam o Marketing como inexperiente, favorecem a produção grande, demorada ,com poucos modelos, sem diversidade. Buscam pedidos padronizados, com facilidade de fabricação e com qualidade mediana no controle de qualidade.

Marketing – Reclamam sobre a capacidade limitada da fábrica e das produções demoradas. Buscam as mudanças de modelos e pequenas produções, muitas vezes com pedidos sob encomenda. São adeptos da aparência estética e controle de qualidade rigoroso.

Solução – Desenvolvimento de soluções balanceadas, buscando os melhores interesses da empresa. Para a obtenção destas soluções pode-se incluir a realizar de seminários, designação de equipes interdepartamentais, programas de intercâmbios de funcionários e métodos analíticos.

2- Para dar conta dos diferentes desafios de gestão de marketing, a teoria e a prática de marketing são comumente vistas sob quatro perspectivas ou níveis: marketing Estratégico, Tático, Administrativo e Transformacional. Apresentem em linhas gerais as características e atividades de cada um destes níveis, com exemplos reais da empresa escolhida pelo grupo.

O Valor da Marca representa o efeito da forca da conexão da marca sobre o Valor do Cliente. Significa a forca da relação perceptiva entre a empresa e o cliente, construída nos dois lados ao longo do tempo. Pela empresa, através de suas estratégias e táticas de marketing e pelo cliente, através de experiências e conexões vivenciadas e expressa a ligação emocional do cliente com a empresa.

O Valor da Retenção de clientes é normalmente aumentado pela formação de relacionamentos e o quanto a empresa se distingue nessas áreas e pelo uso de programas de fidelidade.

O Marketing Estratégico define qual será o segmento de cliente que a empresa perseguirá e onde concentrará

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.9 Kb)   pdf (59 Kb)   docx (17.3 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com