TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Áreas Funcionais De Uma Empresa

Exames: Áreas Funcionais De Uma Empresa. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/9/2013  •  1.873 Palavras (8 Páginas)  •  12.122 Visualizações

Página 1 de 8

ÁREAS FUNCIONAIS DAS EMPRESAS (Departamentos e seções)

Ao se montar uma empresa, precisa-se elaborar um planejamento. Para isso deve-se analisar as variáveis macro e micro ambientais, fazer um levantamento da concorrência, do público alvo, das questões financeiras envolvidas. Nesse plano deve-se pensar no organograma da mesma, ou seja, como as funções, atividades e departamentos estão distribuídos e as respectivas hierarquias, ou seja, que departamento estará subordinado a quem.

Para efeito de elaboração do plano, a empresa deve ser enfocada do ponto de vista de suas funções e atividades, independentemente da estrutura organizacional vigente. Este enfoque traz mais estabilidade ao plano e à sua execução, uma vez que o mesmo fica isento das mudanças organizacionais mais freqüentes em razão de fatores internos e externos à empresa.

• marketing;

• produção;

• administração financeira;

• administração de materiais;

• administração de recursos humanos;

• administração de serviços; e

• gestão empresarial

Estas áreas funcionais se subdividem em funções que em seu interior agrupam |atividades relacionadas, necessárias ao funcionamento de uma empresa qualquer.

É através da execução das funções e atividades que se alcança um produto bem definido. Estes produtos, resultantes de cada função, são passados às demais funções, resultando-se assim as grandes cadeias de inter-relações e interdependências das funções da empresa, ou seja, as aplicações.

Do intercâmbio entre as funções formalizam-se as informações, gerando um fluxo formal e racional de informações da empresa. Da análise deste esquema podem-se identificar as origens e destinos das informações, suas características e freqüência.

DESCRIÇÃO DAS FUNÇÕES E ATIVIDADES

Inicialmente efetua-se a identificação e caracterização das funções e atividades básicas, bem como o seu agrupamento em dois tipos de áreas funcionais: fim e meio.

Fica evidente que as áreas funcionais apresentadas servem, basicamente, como exemplos e não como uma abordagem estática. Neste contexto, o leitor deve fazer as devidas adaptações às realidades atual e futura desejadas para a sua empresa.

ÁREAS FUNCIONAIS FIM

Englobam as funções e atividades envolvidas diretamente no ciclo de transformação de recursos em produtos e de sua colocação no mercado. Podem pertencer a esta categoria as seguintes áreas funcionais:

• MARKETING: é a função relativa à identificação das necessidades de mercado, bem como à colocação dos produtos e serviços junto aos consumidores.

• PRODUÇÃO: é a função relativa à transformação das matérias-primas em produtos e serviços a serem colocados no mercado.

ÁREAS FUNCIONAIS MEIO

Congregam as funções e atividades que proporcionam os meios para que haja a transformação de recursos em produtos e serviços e sua colocação no mercado.

Podem ser desse tipo, para uma empresa industrial e comercial qualquer, as seguintes áreas funcionais:

• ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA: é a função relativa ao planejamento, captação, orçamentação e gestão dos recursos financeiros, envolvendo também os registros contábeis das operações realizadas nas empresas.

• ADMINISTRAÇÃO DE MATERIAIS: é a função relativa ao suprimento de materiais, serviços e equipamentos, à normalização, armazenamento e movimentação de materiais e equipamentos da empresa.

: • ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS: é a função relativa ao atendimento de recursos humanos da empresa, ao planejamento e gestão deste recurso, do seu desenvolvimento, benefícios, obrigações sociais etc.

• ADMINISTRAÇÃO DE SERVIÇOS: é a função relativa ao transporte de pessoas, administração dos escritórios, documentação, patrimônio imobiliário da empresa, serviços jurídicos, segurança etc.

• GESTÃO EMPRESARIAL: é a função relativa ao planejamento empresarial e ao desenvolvimento de sistema de informações.

A Figura 2.2 demonstra as áreas funcionais básicas de uma empresa, considerando os desmembramentos exemplificados.

Figura 2.2 Áreas funcionais básicas de uma empresa.

DECOMPOSIÇÃO DAS ÁREAS FUNCIONAIS

A seguir são apresentadas as propostas de decomposições de cada uma das áreas funcionais anteriormente identificadas para a empresa.

É importante lembrar que essas áreas funcionais correspondem a sistemas e não a unidades organizacionais. Portanto, devem ser analisadas principalmente quanto às suas existências e interações dentro de um enfoque sistêmico para identificação dos relatórios, documentos e formulários necessários ao sistema de informações gerenciais.

Cada área funcional é formada por um conjunto de funções mediante as quais a empresa consegue atingir seus objetivos. Por sua vez, em cada função existem grupos de atividades específicas e inter-relacionadas que compõem a sua estruturação. Assim, administração de materiais caracteriza uma área funcional na qual existe, entre outras, a função gestão de materiais e equipamentos. Uma das atividades através da qual esta função é exercida é o controle do estoque.

As funções e atividades propostas que compõem cada área funcional são descritas a seguir. Este estudo deverá ser adaptado para cada empresa e situação para posterior consolidação.

ÁREA FUNCIONAL: MARKETING

As funções e atividades básicas propostas, que devem ser consideradas na análise e estudo do SIG, são:

• FUNÇÃO PRODUTO, ONDE PODEM SER CONSIDERADAS AS SEGUINTES ATIVIDADES:

- desenvolvimento dos produtos atuais;

- lançamento de novos produtos;

- estudo de mercado;

- forma de apresentação; e

- embalagem.

• FUNÇÃO DISTRIBUIÇÃO, ONDE PODEM

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.4 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com