TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Funções x Áreas Funcionais

Por:   •  3/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.311 Palavras (6 Páginas)  •  190 Visualizações

Página 1 de 6

0[pic 1]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

Curso superior de tecnologia em gestão DE rECURSOS hUMANOS

ANGELA AP DA CRUZ NEVES- EAD 01120924

RESTAURANTE FELLINI

Gestão com Pessoas

[pic 2]

ASSIS

2013

[pic 3]

ANGELA AP. DA CRUZ NEVES

[pic 4]

ASSIS

2013


SUMÁRIO

INTRODUÇÃO        

1 DESENVOLVIMENTO        

1.1 Funções x Áreas Funcionais        

CONCLUSÃO        

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS        



INTRODUÇÃO

Este trabalho tem por objetivo analisar as praticas de Gestão de Pessoas de uma organização do setor cama, mesa, banho e vestuário, assim como refletir sobre o sistema de gestão a partir das articulações dos conteúdos das disciplinas que compõem o semestre, desenvolvendo as capacidades cognitivas do a partir de pesquisa e estudo teórico e atividades praticas.

Para isso foi realizado uma pesquisa na seguinte empresa:

Nome da Empresa: O DOIDÃO.

Localização: Paraguaçu Paulista/SP.

Ramo de atividade e uma área de atuação: Cama, mesa, banho e vestuário.

Número de Colaboradores: 36

O DOIDÃO foi inaugurado na cidade de Paraguaçu Paulista no ano de 1996.


1 DESENVOLVIMENTO

DESAFIO 1

O Doidão Confecções está localizado na cidade de Paraguaçu Paulista,na região Oeste do estado de São Paulo com atualmente cerca de 42.478 habitantes.

Tendo como principal foco estratégico o varejo na linha de cama, mesa, banho e vestuário. Sua estratégia de venda esta voltado no “bom” preço, qualidade de atendimento, buscando valorizar o relacionamento do cliente à empresa. Em termos econômicos busca ter preços diferenciado de seus concorrentes, ofertas e premiações.

A empresa O Doidão Confecções escolheu a cidade de Paraguaçu Paulista, por se tratar de uma cidade cuja a renda vem das usinas, que produzem a cana de açúcar, visando dar oportunidade de emprego e o crescimento da empresa.

A empresa tem como área fundamental o planejamento e organização para alavancar os objetivos estabelecidos. O planejamento visa ao administrador pensar antecipadamente em seus objetivos e ações, e que seus atos são baseados em algum método,plano ou lógica, e não em palpites. É o plano que dá as organizações seus objetivos e que definem o melhor procedimento para alcança-lo.

A organização consiste em determinar as atividades específicas necessárias ao alcance dos objetivos planejados, agrupar as atividades em uma estrutura lógica(departamentalização), e designar as atividades, especificar posições e pessoas (cargos e tarefas).

  1. Funções x Áreas Funcionais

DESAFIO 2

Planejamento

Recrutar Metas

Produção Layout

Objetivos Metas

Orçamento Investimento

Organização

Cargos Salários Seleção Treinamento

Métodos Processos

Vendas Comércio Distribuição

Financiamento aplicação dos Recursos

DESAFIO 3

O Doidão confecções tem a missão comprar, vender e atender a todos os clientes com igualdade. Ter ética e caráter perante os clientes e a comunidade, tratar os seus funcionários com respeito. Ser e fazer melhor nos seus serviços e aos clientes, tendo como tradição preço, qualidade e atendimento. É uma empresa que esta sempre voltada para o crescimento assim, nos procedimentos de identificação, contratação. Atribuição de desafios e responsabilidades, avaliação de desempenho e definição de remuneração prevalecem exclusivamente o mérito, as qualificações pessoais e profissionais e o potencial de cada um, conforme fixado na políticas pessoal e organizacional.

DESAFIO 4

O Doidão confecções deixa os funcionários livres para fazerem as tarefas de sua própria maneira, seguindo as normas pré-estabelecidas, sabendo que existe uma programação da empresa para todo tipo de trabalho realizado, seja na administração, na linha de produção ou nas vendas. É claro que cabe ao líder falar o que ele acha que está errado e cobrar o certo. Normalmente os vendedores com mais tempo de casa ditam as normas e são os mais experientes, até porque pra ser promovido você tem que mostrar serviço. Então fica a critério dos superiores opinar de forma mais consistente na hora de uma decisão. É importante o cumprimento das metas de produção e vendas, se o líder não for rigoroso com os funcionários principalmente nas vendas, o resultado proposto não sai, e a empresa acaba perdendo clientes. O Doidão adota como principais competências individuais tanto nos níveis operacionais, tático e estratégico as competências comportamentais, subjetivas, como bom relacionamento interpessoal, integridade, lealdade, disposição para aprender sempre, como também os conhecimentos técnicos, valorizando a experiência já adquirida em outras empresas, como a formação acadêmica. Estando sempre disposto a ouvir os seus funcionários, abertos a reclamações, sugestões, dúvidas, dando a melhor atenção possível ao funcionário.

Existem algumas barreiras na comunicação que precisam ser trabalhado, seja para extingui-la ou minimiza-la:

  • Má comunicação: em muitas das vezes não há falta de comunicação, mas sim a má comunicação que impossibilita a clareza, objetividade e credibilidade dos processos e decisões corporativas;
  • Contratação e continuidade: conseguir as melhores pessoas para preencher cargos e assegurar que haja mais cargos e pessoas disponíveis conforme a necessidade da empresa;
  • Previdência social: Proporcionar os serviços que atribuem para a saúde e o bem estar de indivíduos e de grupos de empregados.
  • Biografia do usuário: isto é, sua estrutura psicossocial, como no caso do preconceito contra a mudança devido ao tradicionalismo ou a experiências negativas;
  • Resistências coletivas: quando a informação é percebida como ameaça à existência do grupo (automação – reengenharia).

Como resultado, podemos concluir que a comunicação organizacional é um tema de importante relevância dentro das organizações, pois é uma ferramenta usada constantemente no dia a dia das pessoas. E para que ela seja empregada com eficácia, depende das habilidades interpessoais dos gerentes-administradores, funcionários e todos os demais geradores de resultados dentro da organização.

O planejamento estratégico é uma ferramenta de trabalho usada para aprimorar as tomadas de decisões na organização, proporcionando alternativas para o processo dinâmico sistêmico.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.5 Kb)   pdf (164.8 Kb)   docx (35.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com