TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

INTRODUÇÃO À ADMINISTRAÇÃO – ÁREAS FUNCIONAIS DA ADMINISTRAÇÃO

Por:   •  3/6/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.664 Palavras (7 Páginas)  •  1.284 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1]

INTRODUÇÃO À ADMINISTRAÇÃO – ÁREAS FUNCIONAIS DA ADMINISTRAÇÃO

VILA VELHA

2015

INTRODUÇÃO À ADMINISTRAÇÃO – ÁREAS FUNCIONAIS DA ADMINISTRAÇÃO

Trabalho apresentado ao professor Me. Adm. Wellington Machado Lucena, como requisito parcial para obtenção de avaliação da disciplina Introdução à Administração do curso de Administração da Faculdade Estácio de Vila Velha.

VILA VELHA

2015

SUMÁRIO

1 APRESENTAÇÃO        1

2. JUSTIFICATIVA        2

3 OBJETIVOS        3

3.1 GERAL        3

3.2 ESPECÍFICOS        3

4. METODOLOGIA        4

4.1 AUTORIZAÇÃO PARA ENTREVISTA...............................................................................................................4

4.2 ENTREVISTA.........................................................................................................4

5. RESULTADOS.........................................................................................................5

6. CONCLUSÃO..........................................................................................................6

7.REFERÊNCIAS.........................................................................................................7

8.ANEXOS.............................................................................................................8 a 9

1. APRESENTAÇÃO

O presente trabalho foi realizado a fim de conhecer o funcionamento das áreas funcionais de uma organização. A organização estudada foi a Companhia Siderúrgica do Atlântico (CSA) que pertence ao grupo ThyssenKkrupp. É um complexo siderúrgico que produz placas de aço de alta qualidade, localizado em Santa Cruz (Zona Oeste da cidade do Rio de Janeiro). A empresa é fruto de uma parceria de um grupo Alemão (ThyssenKrupp) com um grupo Brasileiro (Vale). Inaugurada em 18 de junho de 2010, toda sua produção é direcionada em especial para o mercado de Indústrias automotivas como eletrodomésticos, guindastes e escavadeiras. O produto é principalmente exportado, e, em Navios para os Estados Unidos e para a Alemanha. A ThyssenKkrupp CSA conta hoje com 5.500 funcionários, sendo 61% provenientes da região onde o complexo siderúrgico está instalado, ou seja, em média 3.355 funcionários próximos a Usina. A empresa investe em programas de treinamentos com o objetivo de desenvolver habilidades e competências dos funcionários, com trocas de experiências de grupos e intercâmbios de conhecimentos que também contribuem para o conhecimento profissional. Além disso, a empresa está em constante relacionamento com as comunidades vizinhas ao complexo siderúrgico em busca de melhoria da qualidade de vida, com investimentos em projetos sociais que vão desde a construção de unidade de saúde até a criação de fazendas marinhas, passando por programas de qualificação profissional e reforço escolar voltados para as comunidades e áreas vizinhas, ou seja, a sustentabilidade empresarial faz parte dessa organização, e é muito importante, pois visa o respeito ao meio ambiente e o desenvolvimento sustentável da comunidade.

1

2.JUSTIFICATIVA

É importante a realização do mesmo para aprendermos como funciona a teoria estudada em sala de aula na prática dentro da organização em sua área funcional.

É importante realizar trabalhos como esse para após formados, estar a um passo à frente no mercado de trabalho por ter adquirido mais conhecimento, um conhecimento na prática na qual é muito importante.

2

3.OBJETIVOS

3.1 OBJETIVO GERAL

Compreender o funcionamento de uma organização a parir das áreas funcionais da administração.

3.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS

  • Desenvolver pesquisa sobre as áreas funcionais da administração e suas especificidades;
  • Conhecer a organização e o seu funcionamento;
  • Identificar as áreas funcionais da administração da organização;
  • Compreender como as áreas funcionais da administração contribuem para o desenvolvimento da organização;
  • Apresentar como as áreas funcionais da administração favorecem a tomada de decisão.

3

4. METODOLOGIA

Inicialmente foi realizado uma pesquisa no site da organização escolhida onde se obteve várias informações sobre a organização pesquisada, sobre seu funcionamento, principalmente da área de produção.

4.1 AUTORIZAÇÃO PARA ENTREVISTA

A partir da escolha da organização e da pesquisa de informações no site dela, foi enviado uma declaração para autorização da entrevista, na qual foi preenchida, assinada e carimbada com os devidos requisitos.

4.2 ENTREVISTA

Após a autorização para coleta de dados da empresa foi realizado a entrevista com o Coordenador de produção com um questionário contendo sete perguntas na qual foi argumentado algumas perguntas. E enfim após as dúvidas esclarecidas e o término da entrevista sobre a área funcional da Organização foi dado continuidade ao trabalho baseado no que se foi aprendido.

4

5. RESULTADOS

A Empresa ThyssenKrupp está há mais de 15 anos no mercado, e a sua Usina CSA vai fazer 5 anos dia 18 de junho de 2015.

Sobre a administração, a empresa considera os conhecimentos profissionais importantes porque, o conceito de Administração engloba toda organização do tempo e desenvolvimento pessoal de suas equipes, e sem isso não temos condições de conduzir a equipe a bons resultados, características essas relacionadas aos conceitos de liderança que são adquiridos durante a Graduação em Administração.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.1 Kb)   pdf (138.3 Kb)   docx (271.5 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com