TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Marketing de Relacionamento

Por:   •  15/11/2015  •  Monografia  •  2.246 Palavras (9 Páginas)  •  314 Visualizações

Página 1 de 9

UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PERNAMBUCO

CENTRO DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA

PLANEJAMENTO DE MARKETING INTEGRADO

     PAULO LEANDRO DO PRADO MOREIRA

RECIFE

2014

PAULO LEANDRO DO PRADO MOREIRA

Universidade Católica de Pernambuco

Departamento de Administração

Curso de Engenharia Civil

PLANEJAMENTO DE MARKETING INTEGRADO

Pesquisa realizada como parte da avaliação da disciplina Administração e Planejamento, ministrada pelo professor Jorge Luiz Azevedo, para o curso de Engenharia Civil da Universidade Católica de Pernambuco, a fim de garantir o Plano de ensino do curso.

RECIFE

2014

APRESENTAÇÃO

                 O Marketing vem se destacando como uma das áreas que mais atraem os interesses em empresários de pequenas, média e grandes empresas, por construir um novo cenário para os resultados das empresas. Podemos dizer que ao planejar um projeto de marketing devemos responder as três questões básicas: Onde estamos? Para onde queremos ir (a curto prazo)? Como chegaremos lá?

Assim, fica claro que primeiramente devemos ter um conhecimento prévio da organização, conhecer os pontos fortes e fracos, em seguida criar metas e tudo deve ser estimado nos próximos 12 meses, o monitoramento das atividades para implementação do projeto será o sucesso do projeto.

“Todo ano, o empreendedor tem de elaborar um plano de marketing anual antes de tomar quaisquer decisões relacionadas à produção ou fabricação, a mudanças de pessoal ou a recursos financeiros necessários” [1]·. Este plano anual será a base para planejar outros aspectos da empresa e desenvolver orçamentos para o ano. Um esboço do plano de marketing deverá ser criado:


  1. INTRODUÇÃO

A origem do termo estratégia remonta ao grego, “strategía”, aplicada ao planejamento e execução de operações militares, com vista a alcançar determinados objetivos. Na administração, de forma idêntica, a palavra é empregada para definir um curso de ação que possibilite às organizações atingirem seus objetivos de acordo com o dicionário AURÉLIO, 2ª edição (1986). Cabe, entretanto, ressaltar uma controvérsia quanto à etimologia da palavra. Alguns autores identificam a origem grega da palavra com o significado de cargo do comandante de uma armada, ou a dignidade de um posto equivalente a ministro da guerra na antiga Atenas, de conformidade com o dicionário HOUAISS, 1ª edição, (2001).

O Plano de Marketing, portanto, integra o planejamento estratégico de marketing, que por sua vez, ao ser formulado, deve considerar não apenas as variáveis controláveis da empresa (variáveis do ambiente interno da organização ou micro ambiente de marketing), mas também as variáveis externas (incontroláveis) que dizem respeito aos ambientes competitivo, econômico, tecnológico, político e legal, sócio-cultural, além, e com os recursos e objetivos da empresa. McCarthy também emprega o conceito de planejamento estratégico orientado para o mercado como sinônimo do planejamento estratégico de marketing, reforçando sua importância por dar a direção para todo o negócio.  FERRELL e outros, (2000, p.20) em sua obra dedicada à administração de marketing estratégico, enfatizam a necessidade da perfeita integração das estratégias e planos de marketing com a missão e as metas da organização, e os planos das outras áreas funcionais. “Desenvolver uma estratégia de marketing é impossível sem que as metas e os objetivos organizacionais e de marketing estabeleçam os resultados específicos que devem ser atingidos por meio do plano de marketing”.

Os objetivos em um bom plano de marketing são específicos e mensuráveis, sua redação é assertiva e comprometida com indicadores de performance como a participação da empresa no seu segmento de mercado e o volume de vendas definido por períodos.

No pano funcional a linguagem é simples e direta, e a apresentação é clara contendo informações objetivas e relevantes.


  1. JUSTIFICATIVA

O processo de gestão estratégica de marketing, por integrar, o planejamento estratégico corporativo, e o correspondente fluxo das ações necessárias à sua implementação.

Quaisquer que sejam as etapas, seu ordenamento e os níveis de detalhamento do processo escolhido, freqüentemente irão requerer modificações à medida que as condições ambientais ou organizacionais se modificam. Conseqüentemente, uma estratégia pretendida (original) pode ser implementada de uma forma modificada, chamada de estratégia realizada (real). Afigura 2 enfatiza a necessidade do gerenciamento contínuo do processo, com a contribuição das pessoas e das ferramentas de gestão, para que a organização mantenha sua vantagem competitiva como meio para alcançar sua visão de futuro. O propósito da administração estratégica corporativa, com os instrumentos proporcionados pela gestão estratégica de marketing, é o de criar riqueza para os acionistas da empresa por meio da satisfação das necessidades e expectativas dos “stakeholders” (clientes, fornecedores, empregados, etc.).

Planos de fantasia costumam apresentar estratégias infalíveis e soluções definitivas. Planos funcionais indicam estratégias, mas devem mostrar que há mais de uma forma para se resolver um problema, indicando aquela que faz mais sentido naquele momento. Um plano de fantasia utiliza uma linguagem cifrada, é volumoso, contém páginas de quadros, gráficos e números que não tem ligação direta com os problemas estudados, onde a ênfase, está na forma e não no conteúdo.


  1. Análise da Situação

O planejamento de marketing compreende:

  • Histórico do empreendimento

  • Pontos fortes e fracos do empreendimento
  • Oportunidades e ameaças do mercado
  • Análise da concorrência
  • Objetivos e metas de marketing
  • Estratégia de marketing e programas
  • Orçamentos
  • Controles

As características de um plano de marketing são determinantes para eficiência dos resultados como:Fornecer uma estratégia para a realização da missão ou meta da empresa. Descrever uma organização adequada para implementar o plano de Marketing. Ser simples e curto. ‘’Um plano volumoso será guardado em uma gaveta e provavelmente nunca será usado. Contudo, o plano não deve ser tão curto a ponto excluir detalhes sobre como atingir uma meta’’[2]. Incorporar mudanças, se necessárias, pela inclusão de cenário do tipo ‘’e se... “‘e de estráticas e reação adequadas”. O sucesso do plano depende de sua flexibilidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.8 Kb)   pdf (148.2 Kb)   docx (21.2 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com