TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Marketing Empresa o Boticário

Seminário: Marketing Empresa o Boticário. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/3/2014  •  Seminário  •  385 Palavras (2 Páginas)  •  543 Visualizações

Página 1 de 2

A empresa o Boticário, possui Capital 100% nacional, operando a mais de 30 anos no mercado brasileiro. Empresa genuinamente Paranaense, utiliza-se do Sistema de Franquias (Franchising) como meio de comercialização de seus produtos, no Brasil, possui mais 2.900 lojas, gerando 14 mil empregos diretos, operando também no exterior,com mais de 1.000 pontos de vendas em 10 países. Atualmente, é a maior rede de franquias no setor de perfumarias e cosméticos no mundo, classificando seus produtos em três categorias: Perfumaria, cremes/loções e maquiagens.

Quando os caminhões de O Boticário terminam a entrega de 1.200.000 itens distribuídos diariamente para as 2.900 lojas da rede espalhadas por todo o Brasil, entre suas categorias, chega ao fim de uma complexa operação, que foi idealizada para funcionar como um relógio suíço. Iniciada na fábrica de O Boticário, em São José dos Pinhais, no Paraná, ela envolve desde a compra dos insumos para a produção até a definição das rotas de entrega dos caminhões. Para não colocar em risco a eficiência da operação, a empresa procura definir até mesmo a ordem de acomodação da carga nos veículos, de acordo com o itinerário de cada um. E, durante o percurso, monitora os caminhões por radar, não apenas em nome da segurança da carga e dos motoristas, mas também para manter o controle absoluto do processo.

O exemplo de O Boticário ilustra com perfeição como funciona o planejamento logístico, quando levado às últimas conseqüências, para permitir a oferta do produto certo, no lugar certo, na hora certa, pelo menor preço possível. E quem pensa que esse tipo de solução só é possível em grandes corporações deve rever seus conceitos. A velocidade das transformações no mundo dos negócios e a pressão por redução constante dos custos tornaram o planejamento logístico um instrumento essencial para a sobrevivência das empresas, independentemente do porte ou do ramo de atividade.

DENTRO DO PRAZO - Se o produto ou o serviço que você oferece não estiver disponível para o cliente no momento adequado, não há qualquer dúvida de que a logística do seu negócio - ou a de seus parceiros - falhou. Você pode até conseguir entregá-lo, muitas vezes, no prazo previsto. Mas o que isso acaba lhe custando, em recursos e dores de cabeça, dificilmente compensa. Além disso, hoje em dia, com a globalização, não há mais espaço para

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com