TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Marketing E Seus Conceitos

Trabalho Escolar: O Marketing E Seus Conceitos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/3/2015  •  9.475 Palavras (38 Páginas)  •  292 Visualizações

Página 1 de 38

Introdução

O trabalho a seguir tem como objetivo analisar e definir os conceitos do Marketing a partir da leitura do texto “A Palestra dos Bispos”. Tendo por base os conceitos retirados (a serem expostos a seguir), analisaremos e daremos suas definições a partir das exposições de Kotler e de mais autores – Louis E. Boone, David L. Kurtz e

Achamos de extrema importância, primeiramente, expor a definição de Marketing no seu todo e explicar algumas delas. Para isso, analisamos e estudamos as definições dadas por Kotler e pelos mais diversos autores, para chegarmos a uma conclusão mais completa e correta acerca do assunto.

O Marketing é uma ferramenta de interesse global – Seja para quem oferece bens, serviços, eventos, experiências, lugares, propriedades, organizações, informações ou idéias.

Basicamente, o Marketing busca satisfazer (após a identificação), as necessidades humanas e sociais – “Supre as necessidades lucrativamente”, ou seja, ganha dinheiro ao mesmo tempo em que é responsável por suprir as necessidades humanas. Um bom profissional de marketing é aquele que consegue transformar uma necessidade particular ou social em uma oportunidade de negócios lucrativa.

Segundo a American Marketing Association, “Marketing é uma função organizacional e um conjunto de processos que envolvem a criação, a comunicação e a entrega de valor para os clientes, bem como a administração do relacionamento com eles, de modo que beneficie a organização e seu público interessado”.

Considerando que sempre haverá uma necessidade de vender, o objetivo do marketing também é esse, mas além disso, busca conhecer e entender o cliente o melhor possível, para que seu produto e seus serviços estejam cada vez mais voltados para a completa satisfação dos seus consumidores. Uma vez que se conhece plenamente o público para quem o produto será destinado, é quase certo que esse produto se venderá sozinho, já que será o mais adequado possível para quem o compra.

Os Conceitos

Veículo de Comunicação de Massa

Display

Audiovisual

Trilha Sonora

Cenário

Percepção

Praça

Diferencial

Marca (Logotipo)

Pesquisa

Produtos e Serviços

Promoção

Publicidade

Mercado

Tipos de Clientes

Necessidade e Desejos

Propaganda

Concorrência

Preço

Tendências

Público

Embalagem

Definição dos Conceitos por Kotler. Philip Kotler e Gary Armstrong em “Princípios de Marketing”.

Necessidades, desejos e demandas dos clientes (Página 4)

A necessidades humanas constituem o conceito mais básico do marketing: são elas as situações de PRIVAÇÃO. Ou seja, necessidades básicas de todos os seres humanos, como as de alimentação, vestuário, abrigo e segurança. Também incluem as necessidades de pertencer a um determinado grupo, as chamas “de pertencimento”, necessidades individuais e etc.

Já os desejos são justamente as necessidades depois de moldadas pela cultura, ou seja, o ser humano, após ser influenciado pela cultura na qual vive, forma alguns desejos de satisfazer suas necessidades, mas a partir de determinados produtos e serviços. Por exemplo: O desejo de um americano de comer um hambúrguer, o de um brasileiro de comer arroz e feijão, e etc. Constituem sim necessidades básicas de sobrevivência, mas passam a ser desejos quando são voltadas à certos alimentos específicos de cada cultura.

Quando esses desejos vêm acompanhados pelo poder de compra, as demandas se constituem, as pessoas passam a demandar produtos específicos que são capazes de lhes proporcionar não só a satisfação de suas necessidades, mas também a satisfação de seus desejos (por um determinado valor).

Podemos utilizar a figura exemplificada no livro para descrever como esse processo acontece:

Processo de marketing: (Criando valor e constituindo um relacionamento com os clientes)

Entender o mercado e as necessidades e os desejos dos clientes -> Elaborar uma estratégia de marketing orientada para os clientes -> Desenvolver um programa de marketing integrado que proporcione um valor superior -> Construir relacionamentos lucrativos e criar o encantamento dos clientes -> Capturar valor dos clientes para gerar lucro e quantidade para eles.

Mercado (Página 6)

Mercado é nada mais do que a troca e relacionamento. “É o conjunto de compradores reais e potenciais de um produto. Esses compradores compartilham de um desejo ou uma necessidade específicos que podem ser satisfeitos por meio de trocas e relacionamentos”

Já o Marketing, significa administrar esses mercados a fim de conseguir produzir relacionamentos lucrativos com o cliente. Conseguir criar esses relacionamentos é uma verdadeira batalha, uma vez que é preciso procurar compradores, identificar suas necessidades, oferecer boas ofertas (melhores dos que a dos concorrentes), fazer bons preços para clientes específicos (para conquistar sua fidelidade). Compradores também realizam marketing, realizam barganha, procuram preços melhores e negociam com seus vendedores (principalmente compradores organizacionais).

Principais atividades do marketing: desenvolvimento do produto, pesquisa, comunicação, distribuição, serviços e determinação de preços.

Tudo depende da relação que há entre os mercados, o livro cita exemplos de estratégias de marketing feitas pelo Wal Mart, por exemplo, dizendo que ele não poderia cumprir sua promessa de vender tudo a preços mais baixos se os seus

...

Baixar como (para membros premium)  txt (62.3 Kb)  
Continuar por mais 37 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com