TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Marketing digital

Projeto de pesquisa: Marketing digital. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/10/2014  •  Projeto de pesquisa  •  1.958 Palavras (8 Páginas)  •  357 Visualizações

Página 1 de 8

Marketing digital

Introdução

A pesquisa tem por finalidade de compreender o papel do marketing digital nos dias de hoje, com a internet cada vez mais sendo uma ferramenta que vem ampliando o acesso em todas as classes sociais a informação. Com isso as agências de publicidade recorrem ao marketing digital para conquistar o público que hoje tem na web uma das principais fontes de informação. Utilizar todos os recursos disponíveis na web e ficar atento a qualquer novidade que apareça é a maneira mais eficiente de se aplicar o marketing digital, pois com a rapidez que na informática tudo é atualizado, o marketing digital também tem que ter constante atualização. Nesse trabalho veremos as principais ferramentas que o marketing digital utiliza e um o que ele traz de bom e ruim para as empresas.

Generated by Foxit PDF Creator © Foxit Software http://www.foxitsoftware.com For evaluation only.

1. Uma visão geral

Marketing digital engloba as ações de marketing que utilizam meios digitais interativos para obter resultados significativos para as empresas. Os meios digitais interativos são a essências do Marketing Digital cuja seu diferencial é interatividades que o consumidor pode obter diante de um produto da empresa anunciada. Quando falamos de Marketing Digital logo associamos à Internet, porém o Marketing Digital também utiliza de outros meios digitais interativos, como celulares, televisão digital, mp3 players. A Interatividade entre o consumidor e seu produto é um novo horizonte no Marketing. Há alguns anos atrás sem estes recursos tecnológicos, o consumidor apenas poderia ver um anúncio em revistas, outdoors, jornais onde a divulgação limitava-se a aquela informação exposta. Hoje a tendência caminha para outra realidade: o consumidor quer também transmitir sua informação para os anunciantes e com essa troca de informação temos uma ampla rede de relacionamentos entre consumidores e consumidores, empresas e consumidores, empresas e empresas, consumidores e empresas. Por esta tecnologia ser muito recente, algumas empresas ainda vê o Marketing Digital como mídia alternativa. Porém a tendência é que cada vez mais o Marketing Digital torne-se mais completo e fator primordial na divulgação dos produtos, tornando o Marketing Digital uma mídia essencial.

2. Principais ferramentas

2.1 Web Marketing

WEB Marketing são todas as ações feitas através da Internet que visam:

Ampliar os negócios das empresas (obtendo mais informações dos clientes atuais e obtendo novos clientes); Desenvolver campanhas de relacionamento digital com seu público-alvo;

Generated by Foxit PDF Creator © Foxit Software http://www.foxitsoftware.com For evaluation only.

Fortalecer sua marca no mercado. Principais ferramentas do Web Marketing: Newsletters, E-Mail Marketing, Links Patrocinados.

2.1.1 Newsletters

Newsletter é um boletim eletrônico gerado para promover novidades e informações de determinada empresa o qual funciona como ferramenta de marketing, inclusive no ecommerce.

2.1.2 E-mail Marketing

Diferentemente da Newsletter o e-mail marketing não intensifica a divulgação de informações mas sim tópicos diretos e relativos aos produtos da empresa.

2.1.2.1 E-mail Marketing e o SPAM

Diferentemente do spam (mensagens indesejadas), é essencial ao e-mail marketing o consentimento do cliente, que pode ser explícito, quando ele mesmo opta por receber, ou implícito, caracterizado por uma relação evidente entre as partes.

2.1.2.2 Utilizações do E-mail Marketing

Seguindo esses princípios éticos, o e-mail marketing pode ser usado na oferta de produtos e serviços, na promoção de itens adicionais e de interesse específico, bem como em campanhas de fidelização, pesquisas de satisfação, cartões comemorativos e de aniversário. Também é recomendado para envio de informativos periódicos, notícias, artigos e comunicados internos. Na organização de eventos, por exemplo, o marketing por e-mail pode ser aplicado para a distribuição de convites, confirmação de presença e agradecimento de participação.

Generated by Foxit PDF Creator © Foxit Software http://www.foxitsoftware.com For evaluation only.

2.1.2.3 Benefícios do E-mail Marketing

Nesse sentido, as empresas que adotam o e-mail marketing têm uma série de benefícios: pró-atividade em vez de esperar o interesse do cliente, a empresa pode encontrá-lo; interatividade — o cliente interage imediatamente com a mensagem; segmentação — é possível direcionar a mensagem por sexo, faixa etária e cidade, por exemplo; personalização — a mensagem pode ser facilmente personalizada com informações do cliente; mensuração — o retorno da ação realizada é acompanhado em tempo real.

2.1.2.4 Diferenças entre E-mail Marketing e a Mala Direta

Em comparação com a mala direta, por exemplo, o e-mail marketing oferece grandes vantagens. A primeira delas é a velocidade. Enquanto que, pelo correio, a mensagem tradicional leva de três a cinco dias para ser entregue, utilizando-se a Internet, o cliente a recebe imediatamente. Outra vantagem é a economia, pois a comunicação digital reduz custos de criação e envio, bem como elimina despesas de impressão e manuseio. Além disso, a praticidade também é uma vantagem, pois, no relacionamento por e-mail, é necessário ter apenas o nome e a caixa postal eletrônica do cliente. Já por mala direta impressa, são necessárias várias informações: rua, bairro, cidade, estado e CEP.

2.1.3 Links Patrocinados

Link Patrocinado é um formato de anúncio publicitário veiculado na internet. Principais características: - Anúncio em formato de texto contendo um título, descrição do produto/serviço oferecido e a URL do site. Ao ser clicado leva o usuário para o site do anunciante; - O anunciante paga apenas quando um usuário clica no anúncio. Esse valor é chamado de custo por clique (CPC); - Geralmente, o investimento é a partir de R$ 0,15 o clique; -

Generated by

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.3 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com