TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Marketing e orientação de marketing social

Artigo: Marketing e orientação de marketing social. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/5/2014  •  Artigo  •  243 Palavras (1 Páginas)  •  328 Visualizações

Segundo Kotler a concorrência é dividida em: Concorrência de Marcas: uma empresa vê suas concorrentes como outras empresas que oferecem produtos e serviços semelhantes aos mesmos clientes por preços similares, como exemplo pode-se citar uma empresa que produz carros para a população em geral, mas esta empresa não pode concorrer com empresas de carros de luxo; Concorrência setorial: uma empresa vê todas as empresas que fabricam o mesmo tipo de produto ou classe de produto como suas concorrentes, um exemplo é uma empresa de automóveis que não distingue o nível de qualificação dos produtos concorrentes; Concorrência de forma: uma empresa vê todas as empresas fabricantes de produtos que oferecem o mesmo serviço como suas concorrentes, como exemplo a empresa de automóveis passa a considerar concorrentes os fabricantes de motocicletas, bicicletas e caminhões; Concorrência genérica: uma empresa vê como suas concorrentes todas as empresas que competem pelo dinheiro dos mesmos consumidores, assim a empresa de automóveis enxerga a concorrência como empresas que possam vender viagens ao exterior e residências. Fonte: KOTLER, Philip. Administração de Marketing, São Paulo, 10ª Edição, 2004.

Definido o escopo de marketing, a empresa deve decidir sobre sua orientação para o mercado. Kotler (2000) define cinco orientações concorrentes que marcam a maneira com que organizações conduzem suas atividades: Orientação de produção, orientação de produto, orientação de vendas, orientação de marketing e orientação de marketing social.

KOTLER, Philip. Administração de marketing. Trad. Bázan Tecnologia e Lingüística. 2. ed. São Paulo: Prentice Hall, 2000.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com