TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Marketing no facebook

Por:   •  8/11/2016  •  Trabalho acadêmico  •  2.179 Palavras (9 Páginas)  •  319 Visualizações

Página 1 de 9

 Sumário

1.    Introdução

2. Objetivo

3. Justificativa

4. Referencial Teórico

5. Metodologia

6. Cronograma

7. Orçamento

8. Bibliografias


MARKETING NO FACEBOOK

Letícia Santos Ribeiro
UNIDADE DE ENSINO SUPERIOR DE FEIRA DE SANTANA
leticia_.s.r@hotmail.com

 

1 INTRODUÇÃO

O presente trabalho foi desenvolvido através de uma revisão bibliográfica descritiva, onde foram utilizados artigos científicos e livros correspondentes à temática, nos idiomas português, inglês, espanhol.
Quando se fala em marketing, freqüentemente se tem uma idéia pálida e bastante distorcida do que é a atividade. O marketing participa de todo o processo da produção e envolve-se ainda com os aspectos preço, promoção, distribuição e merchandising. Pode ser entendido então, como o instrumento que visa proporcionar o produto/serviço que o público deseja, no momento certo e no local certo a um preço que se possa pagar DE FELIPPE JR, (2007).
O entendimento da dinâmica da adoção de novas tecnologias pelos consumidores torna-se cada vez mais importante dada a velocidade de surgimento de inovações. Para a área de marketing, novos desafios surgem na medida em que o avanço tecnológico pode criar diferentes perfis de usuários de produtos, implicando a necessidade de implementação de novos mecanismos de sensibilização do consumidor. (Herbert K
aput Leonardo F aput Diógenes M 2006).
Segundo Evans (2009, p.33) mídia social é a democratização das informações, que transforma leitores em publicadores, é uma mídia online participativa, onde há uma transmissão de informações de muitos para muitos. A mídia social utiliza a informação do povo para publicações de conceitos, como na enciclopédia virtual Wikipédia, para opiniões sobre um produto ou marca, como fóruns e blogs, como fonte de feedback, entre outros.
Ozcan (2001), sugere a existência de um processo de transformação de uma sociedade baseada em mercado para uma sociedade baseada em redes. Assim, a lógica de mercado, na qual agentes maximizadores de satisfação competem egoística e individualmente por recursos escassos, pode se confrontar com uma lógica de redes, na qual a decisão ou o exemplo, ferramentas como e-mail, programas de mensagens instantâneas e voiceover-IP trazem maiores oportunidades para a geração de relacionamentos e manutenção de interação entre indivíduos. Essas novas formas de comunicação, baseadas na internet, podem ter um impacto relevante na propagação de um produto por meio do marketing boca a boca, que é considerado por Goldberg et. (2001) um fenômeno ao mesmo tempo difundido e intrigante.
Podemos definir o marketing digital como o modelo de negócio no qual a internet é usada como plataforma para a realização de ações promocionais, que tem a finalidade de divulgar produtos, negócios, serviços ou atributos de marca. E que envolve o uso de dispositivos conectados à internet e suas funcionalidades para espalhar mensagens de marketing. Internet Innovation, (2013).
Segundo (Business Dictionary, 2008) mídia digital é todo conteúdo produzido e distribuído em formato digital.
Mídia digital é a mídia eletrônica, ou os meios de veiculação e/ou comunicação eletrônicos baseados em tecnologia digital. (Mídia Buzz, 2011).
Social Media
 é um meio de divulgação do conteúdo (produto/serviço) da sua empresa, implicando na visibilidade da sua empresa com o aumento do tráfego para o site. Intecdesign, (2014).
A mídia online ou mídia digital passa por um momento muito especial. Enfim as empresas enxergam o poder deste formato de comunicação e sua relevância para o novo consumidor. Mais do que mensagens publicitarias, as empresas podem e devem entregar experiências. A criatividade, riqueza e impacto nos formatos publicitários disponíveis, além do apelo social, são pontos que mais do que justificam a atuação de qualquer marca nos canais digitais. Mídias digitais pode ser tudo aquilo que o consumidor. Rodrigues Jessé (2014).









2 OBJETIVO

Identificar as estratégias de marketing que poderão ser utilizadas pelo Facebook para atrair e reter clientes.


























3 JUSTIFICATIVA

Em um mercado altamente competitivo, onde os tradicionais métodos para atrair e reter clientes estão se tornando cada vez mais ineficazes, o marketing digital pode ser considerado como um grande aliado para que as empresas conquistem a preferência dos consumidores.
Mostrar que o uso das redes sociais é importante para a sociedade,   como ela afeta a comunicação e como ajuda no marketing.

























4 REFERÊNCIAL TEÓRICO

Apesar de ser amplo, e fazer parte do nosso dia a dia, o termo Marketing em muitos casos é incompreendido. De acordo com
Kotler aput Armstrong (2003), muitas pessoas pensam em Marketing somente como vendas e propaganda. Esse equívoco é justificável, pois diariamente as pessoas são expostas a promoções, telemarketing, mala-direta, comerciais de televisão, etc. Entretanto, vendas e propaganda é somente uma pequena parte do marketing.
Marketing está por toda a parte. Formal ou informalmente, pessoas e organizações

envolvem-se em um grande número de atividades que poderiam ser chamadas de marketing. O bom marketing tem se tornado um ingrediente cada vez mais indispensável para o sucesso nos negócios. O marketing afeta profundamente nossa vida cotidiana. Ele está em tudo o que fazemos – das roupas que vestimos aos sites em que clicamos, passando pelos anúncios que vemos. KOTLER, (2006).
Segundo
 Renan M (2012), pode-se dizer que o marketing é toda atividade realizada para a identificação e satisfação das necessidades e desejos do cliente. Portanto, deve-se entender e conhecer as necessidades dos consumidores fazendo com que a organização ofereça produtos e serviços que conquistam e retenham seus clientes. Uma ferramenta muito utilizada pelas empresas que pretendem ir ao mercado para conquistar e manter seus clientes é o marketing de relacionamento.
A perspectiva das redes sociais está ligada à ideia de que as interações sociais aprimoram ou restringem o acesso a recursos. Nesse contexto, é analisado o acesso à informação ou particularmente a adoção de determinada tecnologia, considerando não somente os aspectos de marketing tradicionais, disponibilizados por meio de meios convencionais, como também a influência da estrutura das redes sociais que servem de base para o marketing boca a boca. BRASS, (1984).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.9 Kb)   pdf (398.6 Kb)   docx (194.1 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com