TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Uso do Facebook como Ferramenta de Marketing

Por:   •  19/5/2019  •  Trabalho acadêmico  •  3.075 Palavras (13 Páginas)  •  190 Visualizações

Página 1 de 13

[pic 1]

        

PRISCILA GAMA FREITAS

USO DO FACEBOOK COMO FERRAMENTA DE MARKETING HOTELEIRO

CURITIBA

2012

PRISCILA GAMA FREITAS

USO DO FACEBOOK COMO FERRAMENTA DE MARKETING HOTELEIRO

Artigo Científico apresentado como requisito parcial à obtenção do grau de Especialista em MBA Gestão em Marketing, IBPEX – Instituto Brasileiro de Pós Graduação e Extensão S/S Ltda.

Orientador: Professor Ricardo Pimentel

CURITIBA

2012

USO DO FACEBOOK COMO FERRAMENTA DE MARKETING HOTELEIRO

Priscila Gama Freitas

Ricardo Pimentel

Resumo

O profissional de marketing que atua na rede de hotéis acaba encontrando muitas opções e ferramentas de publicidade que pode se utilizar. Este trabalho tem como objetivo geral entender a forma que a Rede Hoteleira deve se expor e se nos hotéis pesquisados todos utilizam da rede social Facebook, que a cada dia vêm inovando e trabalhando para os usuários ter mais motivos de se identificar, hoje ela conta com mais de 900 milhões de usuários pelo mundo, se destacando dentre todas as outras redes sociais. Para atingir o objetivo deste trabalho foi feita inicialmente pesquisa tanto bibliográfica, quanto também pesquisas na internet com autores pertinentes ao assunto; buscaram-se dados pertinentes ao assunto de marketing hoteleiro e suas definições de ferramentas de publicidades para o dia a dia; analisaram-se os diferenciais relevantes das empresas da rede hoteleira que utilizam o Facebook, e por fim, apresenta-se uma figura informativa do impacto do Facebook dentre as sete empresas de rede de hotéis da região de Curitiba escolhida pelo site de pesquisa Google. O problema que permeia esse trabalho é: compreende se de fato a rede social Facebook é uma publicidade positiva para a rede de hotéis tanto para a região de Curitiba estudado quanto para qualquer outro local. Justamente, o objetivo geral é analisar estes diferenciais dos quais utilizam da rede social Facebook, e, para os quais não utilizam. Para isto, traçaram-se os seguintes objetivos específicos: Identificar através de uma pesquisa por meio do Google (página de busca mais utilizada pelos internautas) os primeiros hotéis que aparecem na página de visualização; E quais desses hotéis utilizam da rede social Facebook; e, apresentar um comparativo destes diferenciais dos quais utilizam e dos quais não utilizam, e como esses se destacam através do Facebook. Nas considerações finais, apresentam-se algumas considerações que permitiram aos autores confirmar ou refutar as hipóteses levantadas.

Palavras-chave: Marketing Hoteleiro, Facebook, Hotéis em Curitiba.

Abstract

The marketer who works in the hotel chain ends up finding many options and advertising tools that can be used. This study aims to understand the general way that the chain should be exposed and all the hotels surveyed use social network Facebook, which come every day and working towards innovating users have more reasons to identify today it has more than 900 million users worldwide, standing out among all the other social networks. To achieve the objective of this work was initially done much research literature, as well as internet searches with authors relevant to the subject; looked up information pertinent to the issue of marketing hospitality and their definitions of advertising tools for day to day; analyzed differentials relevant business hotel chain who use Facebook, and finally, presents an informative picture of the impact of Facebook among 7 companies network of hotels in the region of Curitiba chosen by the Google search site. The problem that permeates this work is: if indeed understands the social network Facebook is one positive publicity for the hotel chain for both the region of Curitiba studied as to any other location. Precisely, the overall goal is to analyze these differentials of who use social network Facebook, and for which no use. For this, drew up the following specific objectives: Identify by searching through Google (search page used by most Internet users) the first hotels that appear in the preview page, and which of these hotels use social network Facebook, and, present a comparative differential which use these and which do not use, and how these stand out through Facebook. In concluding remarks, we present some considerations that allowed the authors to confirm or refute the hypotheses.

Keywords: Hospitality Marketing, Facebook, Hotels in Curitiba.

Introdução

Hoje em dia quando vamos escolher um produto ou serviço para utilizarmos é impossível não buscarmos informações sobre ele nas redes sociais. Nesse artigo estaremos falando do Facebook como meio de publicidade para a rede hoteleira da região de Curitiba.

De acordo com a Wikipédia a Web site Facebook é gratuita para os usuários e gera receita proveniente de publicidade, incluindo banners, destaques patrocinados no feed de notícias e grupos patrocinados. No início de 2012 o Facebook se tornou a maior rede social no Brasil, ultrapassando o Orkut, durante o mês de dezembro de 2011, segundo dados da comScore divulgados em janeiro. Pesquisa da companhia mostrou que a rede fundada por Mark Zuckerberg atraiu 36,1 milhões de visitantes durante o período, superando os 34,4 milhões registrados pela rede social do Google.

No entanto, a grande discussão desse artigo é mostrar que o consumidor quando busca um hotel que deseja se hospedar quando não se utiliza de uma agência para intermediar o contato, claramente ele irá buscar informações e dicas através da internet e redes sociais. Com referência a criação do Facebook que se mostrou que mais de 97% dos usuários do Facebook sente a sua experiência on-line com uma marca influenciado sua decisão de compra.

O problema que permeia este trabalho é entender se de fato o Facebook é uma publicidade positiva para a rede hoteleira.

        Justamente, o objetivo geral é analisar através de uma pesquisa na internet quais as empresas hoteleiras que mais se destacam.

Para isso, traçaram-se os seguintes objetivos específicos: Identificar através de uma pesquisa por meio do Google (página de busca mais utilizada pelos internautas) os primeiros hotéis que aparecem na página de visualização; E quais desses hotéis utilizam da rede social Facebook; e, apresentar um comparativo destes diferenciais dos quais utilizam e dos quais não utilizam, e como esses se destacam através do Facebook.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.7 Kb)   pdf (226.8 Kb)   docx (36.6 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com