TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Matriz BCG – rede hoteleira Тucuman

Artigo: Matriz BCG – rede hoteleira Тucuman. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/10/2014  •  Artigo  •  712 Palavras (3 Páginas)  •  1.146 Visualizações

Página 1 de 3

MATRIZ BCG – REDE HOTELEIRA TUCUMAN

A Rede de hotéis Tucuman se situa na região de São Paulo capital, com foco na hospedagem de negócios, ou seja hospedar executivos que trabalhem na cidade. Os hotéis tem basicamente uma hospedagem clássica, diferenciando somente os valores da diária, de acordo com a localização e o tipo da suíte escolhida. A rede tem 6 hotéis. São eles:

Hotel A: Localizado no bairro Paraíso, mesmo localizado próximo ao hotel B, sua taxa no mercado é alta e sua participação tem crescido cada vez mais, devido ao valor de sua diária ser menor.

Hotel B: Localizado na Avenida Paulista, a primeira unidade da rede, mantém clientes fieis, porém sua taxa no mercado não cresceu muito no último ano. Seu fluxo é alto nos dias de semana, porém caem aos fins de semana.

Hotel C: Localizado na Avenida Engenheiro Luis Carlos Berrini, assim como o hotel A, tem crescido no mercado, porém é uma unidade pequena e que ainda não representa muito para a rede.

Hotel D: Localizado no bairro da República, é o segundo hotel inaugurado da rede, tem baixa participação e pouco crescimento desde sua inauguração.

Hotel E: Localizado em Osasco, o hotel não é rentável para a empresa.

Hotel F: Localizado no centro de Cotia, o hotel tem crescido no mercado, porém tem baixo fluxo e ainda não é rentável para a empresa.

Quando passamos por momentos de recessão, as empresas em geral cortam custos e adiam novos investimentos. Despesas de marketing em áreas como comunicação e pesquisa costumam ser podadas de forma generalizada, mas temos que fazer isso com cautela para que a empresa não se prejudique futuramente. Seguindo esse raciocínio, nós como gerentes de marketing, vamos adotar os seguintes procedimentos para as unidades:

Hotel A e Hotel C: Cortar custos com mídias em TV´s e investir em mídias online, como banners em sites e redes sociais. Fazer ações de marketing direto, utilizando como base os clientes que já se hospedaram na rede.

Hotel B: Cortar custos com mídias em Tv´s e rádios, e formar parcerias com as empresas da região, oferecendo descontos nas diárias.

Hotel D e Hotel E: Não investir em ações de marketing nessas unidades.

Hotel F: Investir em ações de compra coletiva para incentivar o fluxo dessa unidade e fechar parcerias com empresas da localidade.

Temos que analisar também que outras ações poderiam ser tomadas nessa rede, que não sejam refletidas somente no departamento de marketing. Sendo assim, nós como administradores, tomamos as seguintes atitudes:

Hotel A e B: As localizações são muito próximas, portanto unificaríamos as duas unidades em uma só, na Avenida Paulista, porém vamos manter o preço que era oferecido na unidade Paraíso. A ideia é manter os antigos clientes, sem afetar na logística deles, e automaticamente agradar aos antigos clientes do Hotel A com a redução nos valores. Também vamos reduzir custos dessa unidade em todos os setores. Essa unidade terá um número maior de suítes, e será padronizado um estilo de hotel econômico, que ofereça custo e benefício aos seus clientes.

Hotel C: Esse hotel será mantido como está, pois acreditamos que

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com