TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Max Weber e o significado da burocracia

Resenha: Max Weber e o significado da burocracia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/6/2013  •  Resenha  •  655 Palavras (3 Páginas)  •  754 Visualizações

Página 1 de 3

“Max Weber e o significado da burocracia”

Nas últimas décadas, no Brasil e no mundo, o termo burocracia adquiriu fortes conotações negativas. É popularmente visado para indicar proliferação de normas e regulamentos que tornam ineficientes as organizações administrativa públicas bem como corporações e empresas privadas.

Mais esse conceito em diferentes períodos historicos já possui outros significados.

O termo “burocracia”surgiu na segunda metade do Séc.: XVII. Inicialmente foi empregado apenas para designar a estrutura administrativa estatal, formada pelos funcionários públicos. Eles eram responsavéis por várias aréas relacionadas ao interessse coletivo da sociedade. Ex.: Forças armadas, A polícia e a Justiça entre outras.

Na década de XX após a criação da União Soviética o termo burocracia apareceu como uma crítica à rigidez do aparelho do Estado e aos partidos políticos de base.

Segundo filósofos e pensadores o avan ço da burocracia, tanta nas estrururas estatáis, como nas partidarias, trari consequências terrivéis para uma futura sociedade socialista pois, dentro do projeto revolucionário de esquerda, ela era concebida como um obstáculo a participação democrática popular.

Modelo Weberiano

O alemão Max Weber foi um dos mais renomados sociais fundador e expoente da teoria sociologica classica. Ele elaborou a burocracia com base em elementos jurídicos do Sec.: XIX. Concebidos por teoricos do direito.

Com base nessa perspectiva jurídica, o termoera empregado para indicar funções da administração pública que era guiada por normas atribuições específicas, esferas de competências bem delimitadas e critérios de seleção de funcionários. A burocracia pode ser definida da seguinte forma:

Aparato técnico administrativo, formado por profissionais especializdaos, selecionados segundo critérios racionais e que se encarregavam de diversas tarefas importantes dentro do sistema.

Segundo Weber as principais características de um aparato burocrático moderno:

 Funcionários que ocupam cargos burocráticos são considerados servidor público.

 Funcionários são contratados em virtude de compêtencia técnica e qualificações específicas.

 Funcionários cumprem tarefas que são determminadas por normas e regulamentos escritos.

 A remuneração é baseada em sálarios estipulados em dinheiro.

 Funcionários são sujeitos as regras hierarquicas e códigos disciplinares que estabelecam as relações com a autoridade.

Para Weber, a burocraciamoderna não é apenas uma forma avançada de organização administrativa, como se sabe no método racional e cientifíco, mas também uma forma de denominação légitima. Pa ele, a buricracia ea burocratização são processos inexoravéis, ou seja inevitavéis e crescentes, presentes em qualquer tipo de organização, seja ela de natureza pública ou privada.

Os atributos que regem o funcionamento da burocracia sintetitizam as formas de relações sociais da sociedades

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com