TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teoria da Burocracia de Max Weber

Por:   •  9/10/2015  •  Relatório de pesquisa  •  977 Palavras (4 Páginas)  •  563 Visualizações

Página 1 de 4

            Teoria da Burocracia de Max Weber

A Teoria da Burocracia nasceu da necessidade de definição rigorosa das hierarquias, das regras e regulamentos e das linhas de autoridade como forma de garantir a sobrevivência, Weber explicar como a forma de organizam. A teoria diz que burocracia é como qualquer sociedade ou grupo que se baseia em regras e leis, organização baseada em regras e procedimentos regulares, onde cada indivíduo possui sua especialidade, responsabilidade e divisão de tarefas.

A Teoria da Burocracia está também as diferenças de nível social e econômico entre as pessoas e um nível de hierarquia, a administração. Essas teorias foram baseadas por Weber sete princípios: formalização das regras, divisão do trabalho, hierarquia, impessoalidade, competência técnica, separação entre propriedades e previsibilidade de cada funcionário.

Teoria da Burocracia tem uma grande importância para o os dias atuais, ela esta presente em basicamente tudo, vivemos em uma sociedade regidas por regras, leis, hierarquia. A burocracia é o que faz manter nossa sociedade organizada.

                         Teoria da Ação Social de Max Weber

Para Weber, a ação social é aquela que é orientada ao outro. Existe ação social, quando o indivíduo tenta estabelecer algum tipo de comunicação, ajudar o próximo a partir de suas ações. Ação social são subdivididas em quatro tipos que explica essas ações, porém não é bem a realidade dos dias atuais:

• Ação tradicional: aquela determinada por um costume ou um hábito comum ;

• Ação afetiva: aquela determinada por afetos ou estados sentimentais;

• Racional com relação a valores: determinada pela crença de um valor considerado importante;

• Racional com relação a fins: determinada pelo cálculo racional que coloca fins e organiza os meios necessários.

As Ações Sociais divididas em quatro tipos não é muito comum nós dias atuais, as pessoas perderam as virtude de ajudar o próximo, de estabelecer uma comunicação com o individuo. São raras mas não extintas, pouco mas ainda existe ações sociais exercidas por algumas pessoas, ou ONGs, grupos de apoio, pessoas que tem ajuda o próximo como tradição familiar ou por um simples gesto de amor.

        

                               A Teoria do Valor de Karl Marx

A Teoria do Valor explica que o trabalhador tem que receber o valor correspondente a seu trabalho, não só o necessário para sua sobrevivência. Os capitalistas adquiriam uma mercadoria pela força de trabalho e vendia pelo um valor superior e pagavam aos trabalhadores um valor inferior, dessa forma explica a existência do lucro.

O valor da força de trabalho equivalia ao valor para sua subsistência necessária para o trabalhador tenha um padrão mínimo de vida socialmente, o operário trabalha durante 8 horas por dia, mas precisa somente de 6 horas para produzir o valor mínimo para sua necessidade de sobrevivência, o valor das 2 horas a mais que os trabalhadores exercia ia para os capitalistas.

A Teoria do Valor nós dias atuais acontece, por existir leis trabalhistas, hoje o trabalhador recebe o salário correspondente a sua hora de trabalho. Porém a teoria não é de forma generalizada, á ainda exceções de capitalistas que não exerce a teoria do valor, mas ainda não é um problema que teve fim.

                                           Marxismo de Karl Marx

A Teoria do Marxismo é basicamente um conjunto de ideias filosóficas, econômicas, políticas e sociais,  crítica o capitalismo e estabelece  uma sociedade sem classes totalmente igualitária, compreende o homem como um ser social histórico e que possui a capacidade de trabalhar e desenvolver a produtividade do trabalho.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)   pdf (95.7 Kb)   docx (13.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com