TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Burocracia Max Weber

Ensaios: Burocracia Max Weber. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/9/2014  •  704 Palavras (3 Páginas)  •  572 Visualizações

Página 1 de 3

Max Weber (1864/1920)- Teoria da Burocracia

As organizações formais têm grande importância na sociedade moderna, por essa razão inúmeros cientistas dedicaram-se a estes estudos, um desses cientistas foi Max Weber.

Max Weber nasceu em 1864, na Prússia. Em 1920 morreu por ter contraído a gripe que na Europa viria a matar mais gente, do que a Primeira Guerra Mundial.

Na verdade, Weber nunca produziu uma obra completa, sua obra mais famosa, Economia e sociedade, foi feita com base em fragmentos. Em 1930, o sociólogo americano Talcott Parsons traduziu suas obras projetando-o no cenário internacional. Em meados dos anos 40, seus escritos sobre a burocracia foram traduzidos para inglês. (Maximiano,p.133).

Para Weber, as organizações formais modernas baseiam-se em leis, que as pessoas aceitam por acreditarem que são racionais,ou seja, definidas em função do interesse das próprias pessoas e não para satisfazer aos caprichos arbitrários de um dirigente.

As organizações formais, ou burocráticas, apresentam três características principais, que as distinguem dos grupos informais ou primários:

1-formalidade

2-impessoalidade

3-profissionalismo

Formalidade: as burocracias são essencialmente sistemas de normas. A figura da autoridade é definida pela lei, que tem como objetivo a racionalidade das decisões baseadas em critérios impessoais.

Impessoalidade: as pessoas são ocupantes de cargos ou posições formais. Alguns dos cargos são de figuras de autoridade. A obediência é devida aos cargos, não aos ocupantes.Todas as pessoas seguem a lei.

Profissionalismo: as burocracias são formadas por funcionários. Os funcionários são remunerados, obtendo os meios para sua subsistência. As burocracias funcionam como sistemas de subsistência para os funcionários.

Essas três características acima formam o chamado tipo ideal de burocracia, criado por Max Weber.( Maximiano,p.134).

Segundo Caravantes(2005,p.65), uma preocupação, de enorme impacto na vida das organizações, fazia parte das inquietações weberianas: a autoridade. Por que os indivíduos obedecem ordens? Por que eles agem de acordo com o que lhes é ordenado?

Weber então teorizou três tipos básicos de relações de autoridade que podiam ser usados para classificar as organizações:

Autoridade tradicional: autoridade exercida apoiada no costume ou práticas passadas. Sua fraqueza como fonte de autoridade estava ligada ao fato de ela valorizar o precedente, o passado, e não a melhor decisão possível.

Autoridade carismática: autoridade baseada na devoção à santidade, heroísmo ou caráter exemplar específico e excepcional de um individuo A fraqueza desse tipo de autoridade é que ela não prevê nem provê uma base para a sucessão. Quando o líder se vai, por qualquer que seja a razão, a organização se encontra à deriva, e sua sobrevivência é ameaçada.

Autoridade racional-legal: autoridade exercida para atingir objetivos específicos estabelecidos e baseada no direito legal da pessoa ocupante de um determinado cargo de emitir ordens.Segundo Weber, esse tipo de autoridade é o mais adequado para as organizações de porte,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com