TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Melhoramento Da Produção

Exames: Melhoramento Da Produção. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/4/2014  •  1.718 Palavras (7 Páginas)  •  1.471 Visualizações

Página 1 de 7

2 – Revisão de literatura:

Melhoramento da produção:

Introdução

Mesmo quando uma operação produtiva é projetada e suas atividades planejadas e controladas, a tarefa do gerente de produção não está acabada. Todas as operações, não importa quão bem gerenciadas sejam, podem ser melhoradas. De fato, em anos recentes, a ênfase mudou muito no sentido de que fazer melhoramentos é uma das principais responsabilidades do gerente de produção.

Medida e melhoramento do desempenho

Antes que os gerentes de produção possam idealizar sua abordagem para o melhoramento de suas operações, eles precisam saber o quanto ela já é boa. A urgência, direção e prioridades de melhoramento serão determinadas parcialmente em razão de o atual desempenho de uma operação ser julgado como bom, ruim ou indiferente. Todas as operações produtivas, portanto, precisam de alguma forma de medida de desempenho, como pré-requisito para melhoramento.

Medida de desempenho é o processo de quantificar ação, no qual medida significa o processo de quantificação, e o desempenho da produção é presumido como derivado de ações tomadas por sua administração. ¹

Os cinco objetivos de desempenho – qualidade, velocidade, confiabilidade, flexibilidade e custo – são realmente compostos de muitas medidas menores. Por exemplo, o custo de uma operação é derivado de muitos fatores que podem incluir a eficiência de compras da operação, a eficiência com a qual ela converte os materiais, a produtividade de seu pessoal, a razão entre pessoal direto e indireto etc. Todos esses fatores individualmente dão uma visão parcial do desempenho de custos da produção, e muitos deles sobrepõem-se em termos da informação que incluem. Todavia, cada um deles dá uma perspectiva do desempenho de custos da produção, o que poderia ser útil, seja para identificar áreas para melhoramento, seja para monitorar a extensão dos melhoramentos. Se a produção vê seu desempenho em “custo” como insatisfatório, desdobrando-o em “eficiência de compras”, “eficiência de transformação”, “produtividade do pessoal” etc., pode explicar as causas do mau desempenho. Se as causas significativas do mau desempenho podem ser identificadas, elas poderiam ser rastreadas ao longo do tempo, para avaliar o grau de melhoramento.

Padrões de desempenho

Depois de uma operação ter medido seu desempenho, usando um conjunto de medidas parciais, ela precisa fazer um julgamento se seu desempenho é bom, mau ou indiferente. Há diversas formas de se fazer isso. Cada uma delas envolve comparação do nível de desempenho atualmente atingido com algum tipo de padrão. Quatro tipos de padrões são comumente utilizados.

Padrões históricos

Utilizar padrões histórico seria comparar o desempenho atual com desempenhos anteriores. Por exemplo, se uma organização entrega produtos a seus consumidores quatro semanas depois de o consumidor tê-los requisitado, seu desempenho poderia ser julgado bom, se no ano passado ela levasse seis semanas para entregar. Os padrões de desempenho históricos são efetivos quando julgam se uma operação está melhorando ou piorando com o tempo, mas não dão nenhuma indicação se o desempenho pode ser considerado satisfatório.

Padrões de desempenho meta

Os padrões de desempenho meta são aqueles estabelecidos arbitrariamente para refletir algum nível de desempenho que é visto como adequado ou razoável. Por exemplo, se é considerado razoável para a operação anteriormente mencionada entregar em quatro semanas, então o desempenho de uma operação que realmente faça a entrega em quatro semanas será considerado aceitável. Os orçamentos que as maiores organizações preparam são exemplos de padrões de desempenho meta.

Padrões de desempenho da concorrência

Os padrões de desempenho da concorrência comparam o desempenho atingido pela produção com aquele que está sendo atingido por um ou mais concorrentes da organização. Por exemplo, se a organização está entregando em quatro semanas, mas a maioria de seus concorrentes entrega em três semanas, seu desempenho pode não ser visto como bom. A vantagem dos padrões de desempenho baseados na concorrência é que eles relacionam o desempenho de uma operação diretamente à habilidade de seus concorrentes no mercado. Em termos de melhoramento de desempenho estratégico, os padrões da concorrência são os mais úteis. Para algumas operações sem fins lucrativos, esse tipo de padrão de desempenho precisa ser modificado. A comparação com concorrentes pode nem sempre ser possível. Um departamento de polícia, por exemplo, teria dificuldade para identificar “concorrentes”, mas poderia comparar seu desempenho com departamentos de polícia similares em outros lugares.

Padrões de desempenho absolutos

Um padrão de desempenho absoluto é o que é tomado em seus limites teóricos. Por exemplo, o padrão de qualidade de “zero defeito” ou o padrão de estoques de “zero estoque” são ambos padrões absolutos. Esses padrões são, talvez, nunca atingíveis na prática, mas permitem a uma operação calibrar-se em relação ao limite teórico. No exemplo anterior, o produto que era de fato entregue ao consumidor em quatro semanas pode levar somente quatro horas para ser feito dentro da fábrica e entregue ao consumidor. Na prática, a operação provavelmente nunca vai atingir um tempo de entrega de quatro horas, mas o padrão ilustrou quanto a operação poderia teoricamente melhorar.

Abordagens de melhoramento

Uma vez que a prioridade de melhoramento tenha sido determinada, uma operação precisa considerar a abordagem ou estratégia que deseja usar para executar o processo de melhoramento. Duas particulares estratégias representam filosofias diferentes e, em alguma medida, opostas. Essas duas estratégias são melhoramento revolucionário e melhoramento contínuo.

Melhoramento revolucionário

O melhoramento revolucionário (ou melhoramento baseado em “inovação”, como algumas vezes é chamado) presume que o principal veículo para melhoramento é uma mudança grande e dramática na forma como a operação trabalha. Por exemplo, a introdução de uma máquina nova, mais eficiente, na fábrica, ou o total reprojeto de um sistema computadorizado de reservas de hotel, ou a introdução de um programa de graduação novo e melhor em uma universidade são todos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.7 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com