TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MELHORAMENTO DA ANÁLISE TÉCNICA

Projeto de pesquisa: MELHORAMENTO DA ANÁLISE TÉCNICA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/6/2014  •  Projeto de pesquisa  •  930 Palavras (4 Páginas)  •  254 Visualizações

Página 1 de 4

1. INTRODUÇÃO

Investir no mercado de ações parece uma tarefa muito difícil, e é mesmo, afinal estamos falando de um mercado de renda variável, onde não se sabe quanto pode se ganhar, No mundo das finanças, Renda Variável é o investimento em uma classe de ativos em que a remuneração ou retorno de capital investido é variável, não garantido, podendo inclusive gerar perdas financeiras sobre o capital principal. (Cerbasi, 2008, p. 37)

Dentre investimentos em renda variável estão ás ações, que são títulos nominativos, negociáveis, que representam uma fração do capital social de uma empresa. Ao comprar uma ação o investidor se torna sócio da empresa, ou seja, de um negócio.

As ações são negociadas na Bolsa de Valores nada mais são do que pequenos “pedaços” do capital de uma empresa. Quem compra ações na bolsa o faz com a expectativa de se tornar sócio da empresa e de obter um bom retorno, advindo da lucratividade e do crescimento da companhia.

De acordo, com Hilgert (2011), a análise de investimentos em ações pode ser agrupada em correntes de pensamento que seguem duas análises distintas, a saber: a Análise Fundamentalista e a Análise Técnica.

A Análise Fundamentalista estuda informações disponíveis no mercado com o objetivo de determinar o valor real das ações da empresa e formular uma recomendação sobre sua compra ou venda. A análise através dos indicadores financeiros apresenta uma fotografia mais clara da situação e do desempenho recente das empresas e os riscos que podem alterar o preço da ação.

Na análise fundamentalista os indicadores usam as informações contidas nas demonstraçõesfinanceiras consolidadas: balanço patrimonial, e demonstração do resultado, publicado periodicamente.

A análise técnica é o estudo da dinâmica do mercado através dos movimentos passados dos preços e dos volumes de negociação de ativos financeiros, com o objetivo de trazer previsões futuras dos preços. Para tanto, dispõe de uma infinidade de ferramentas capazes de gerar uma previsão aproximada para os próximos movimentos de preços. É preciso haver uma forma de traduzir o que está ocorrendo no mercado, assim como tentar avaliar a próxima tendência, pois não se pode aplicar recursos numa ação qualquer, escolhida sem nenhum critério lógico de seleção.

Os parâmetros disponíveis para elaboração dessas ferramentas são bem conhecidos de qualquer investidor a cotação atual do ativo, seu histórico, seus preços máximo, médioe mínimo do dia seus valores de abertura e fechamento, seu volume financeiro e de negócios.

Para Murphy (2009, p. 9), a análise técnica pode ser definida como sendo “o estudo dos preços, volumes e contratos em aberto no mercado, principalmente através do uso de gráficos, visando prever tendências futuras de preços”.

Dessa forma, Hilgert (2011), diz que a leitura do gráfico sobre o histórico dos preços das açõesnos mostra um padrão de comportamento de mercado em relação a um determinado ativo. A correta interpretação destes movimentos pode ser um indicador e direcionador das decisões de investimentos em ações. Ou seja, as decisões de compra e venda dos investidores que operam sobre esta ótica, se baseiam exclusivamente em dados técnicos que refletem o posicionamento do mercado como um todo, podendo desta forma antecipar movimentos ou mesmo identificar tendências logo no seu início. O analista técnico acredita que todos os fatores que podem influenciar no preço de um determinado produto são descontados pelo mercado em um processo contínuo de negociação. Esse processo determinaria o 'preço justo' dele.Inclusive, dizem que se

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com