TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Mercado De Balcao

Artigo: Mercado De Balcao. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/10/2014  •  1.165 Palavras (5 Páginas)  •  246 Visualizações

Página 1 de 5

O mercado de balcão é um segmento do mercado de capitais. Ele representa um mercado de títulos auto-regulado, sem local físico definido para transações e mantido pelos próprios participantes, sob ficalização da CVM.

O mercado de balcão é chamado de organizado quando se estrutura como um sistema de negociação de títulos e valores mobiliários podendo estar organizado como um sistema eletrônico de negociação por terminais, que interliga as instituições credenciadas em todo o Brasil, processando suas ordens de compra e venda e fechando os negócios eletronicamente

emitidos pelas sociedades anônimas, a critério do Conselho Monetário Nacional, excluindo-se, entretanto, os títulos da dívida pública federal, estadual ou municipal e os títulos cambiais de responsabilidade de instituição financeira, exceto as debêntures.

Esse conceito, entretanto, foi ampliado1 pela Medida Provisória nº 1.637/98, republicada em 25 de agosto de 1999, sob o número 1.844-21, ao determinar, em seu artigo 1º, que constituem valores mobiliários, sujeitos ao regime da Lei nº 6.385, de 7 de dezembro de 1976, quando ofertados publicamente, os títulos ou contratos de investimento coletivo, que gerem direito de participação, de parceria ou de remuneração, inclusive resultante da prestação de serviços, cujos rendimentos advêm do esforço do empreendedor ou de terceiros. Embora tenham sido mantidas as exclusões apresentadas anteriormente, este conceito é mais amplo que o anterior, pois são enunciadas as características representativas dos valores mobiliários, ao invés de sua enumeração. Com isso, a competência da CVM também foi ampliada.

Assim, todas as atividades referentes a valores mobiliários e todos aqueles que estão envolvidos com estas atividades compreendem o mercado de valores mobiliários e submetem-se à disciplina e fiscalização da CVM.

É comum encontrarmos a caracterização do mercado de valores mobiliários, também denominado de mercado de capitais, como aquele no qual as operações são normalmente efetuadas diretamente entre poupadores e empresas, ou por meio de intermediários financeiros não-bancários, diferenciando-se, do mercado financeiro, no qual os bancos atuam como parte na intermediação, interpondo-se entre aqueles que dispõem de recursos e aqueles que necessitam de crédito2.

Durante toda a última década, as bolsas de valores mobiliários passaram a desempenhar um novo papel de grande importância no sistema financeiro nacional e internacional. Em termos quantitativos, os mercados que operam por meio de bolsas regulamentadas cresceram em uma escala nunca antes imaginada, o que lhes atribuiu um papel ativo e uma grande responsabilidade no centro da economia mundial.

Pode se dizer que essa expansão coincidiu com uma grande tendência, na última metade dos anos 90, de passar de uma estrutura baseada em associações de sociedades corretoras proprietárias para uma estrutura de companhias limitadas com fins lucrativos e com proprietários externos.

Para a maioria dos membros da Federação Mundial de Bolsas , os objetivos das bolsas se modificaram com essa nova forma de governança. O aumento da percepção comercial das bolsas também afetou aquelas que mantiveram uma estrutura legal associativa e que provaram ser competidoras de sucesso. O dinamismo dessa atividade é uma das razões da diferença qualitativa no papel das bolsas a partir de 2000: o crescimento em escala dos mercados não poderia ter sido tão grande, mesmo considerando a queda recente, se suas operações não fossem de alta qualidade e reconhecidas como tal.

No final dos anos 90, as bolsas passaram a ser identificadas com o espírito altamente comercial dessa época. As bolsas tornaram-se o símbolo do capitalismo e encontram-se no centro desse sistema. O nível de suas atividades dá uma imagem imediata da situação sócio-econômica de toda uma nação.

Tentaremos mostrar a seguir um breve resumo sobre Bolsas de Valores.

A presente introdução procura evidenciar o tema escolhido como objeto

de estudos em sua relevância, bem como o interesse pessoal pela pesquisa,

anunciando seus pressupostos, objetivos e procedimentos metodológicos, os quais

constituem o caminho e os instrumentos para a consecução do que é exigido

institucionalmente no curso de Administração da Faculdade Itanhaém - FAITA.

A temática em pauta se preocupou em estudar os Fundos de

Investimentos e Aplicações Financeiras, a história do Mercado de Capitais e suas

entidades, bem como o funcionamento do Sistema Financeiro Nacional, tendo como

tema a análise do perfil do investidor na cidade de Itanhaém, localizada no litoral sul

de São Paulo.

Este trabalho traz como problema central a seguinte questão: Quem é

e quais as características do investidor em Fundos de Investimento e Aplicações

Financeiras e mercado de capitais na cidade de Itanhaém?

O interesse pessoal pelo tema proposto, “Perfil do Investidor em

Itanhaém”, foi despertado ao longo dos anos do curso de Administração de

Empresas. Os acadêmicos em questão, por grande afinidade pessoal e atividade

profissional pelo tema a ser estudado, resolveram elaborar algo que iriam,

certamente, usar em suas vidas profissionais.

Portanto, não foi difícil

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com