TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Mercado Financeiro

Trabalho Escolar: Mercado Financeiro. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/3/2014  •  6.593 Palavras (27 Páginas)  •  464 Visualizações

Página 1 de 27

Mercado Financeiro

Questões NP1

1- Sobre o mercado monetário podemos afirmar:

(i) É o mercado que envolve as operações de curto e longo prazos, proporcionando um controle ágil e rápido da liquidez da economia e das taxas de juros básicas pretendidas pela política econômica das autoridades monetárias.

(ii) É o mercado que envolve as operações de curto e curtíssimo prazos, proporcionando um controle ágil e rápido da liquidez da economia e das taxas de câmbio pretendidas pela política econômica das autoridades monetárias.

(iii) É o mercado que envolve as operações de curto e curtíssimo prazos, proporcionando um controle ágil e rápido da liquidez da economia e das taxas de juros básicas pretendidas pela política econômica das autoridades monetárias.

É correto afirmar que:

Alternativas:

A: Todas as afirmações são verdadeiras.

B: Somente a afirmação (i) é verdadeira.

C: Somente as afirmações (i) e (ii) são verdadeiras.

D: Somente a afirmação (iii) é verdadeira.

E: Nenhuma das afirmações é verdadeira.

Resposta do aluno: D

Justificativa(s) do aluno:

• 1: Nesse mercado, atuam principalmente os intermediadores financeiros, negociando títulos e criando um parâmetro médio para taxas de juros do mercado.

2- A Intermediação financeira desenvolve-se de forma segmentada, com base em quatro subdivisões estabelecidas para o mercado financeiro. São eles:

(i) Mercados monetário, de crédito, de capitais e cambial.

(ii) Mercados monetário, cambial, comercial e de investimento.

(iii) Mercados de títulos e moeda norte americana.

É correto afirmar que:

Alternativas:

A:

Todas as alternativas estão corretas.

B:

Somente a afirmação (i) é verdadeira.

C:

Somente a afirmação (ii) é verdadeira.

D:

Somente a afirmação (iii) é verdadeira.

E:

Somente as afirmações (ii) e (iii) são verdadeiras.

Resposta do aluno: B

Justificativa(s) do aluno:

• 1: A moeda desempenha essas três funções, que são: meio de trocas, unidade de conta ou medida de valor e reserva de valor.

• 2: O mercado monetário visa o controle da liquidez monetária da economia e é criado por uma relação intangível entre fornecedores e tomadores de fundos a curto e curtíssimo prazo. O mercado de crédito inclui as operações de financiamento de curto e médio prazo, direcionadas aos empréstimos e financiamentos às empresas, assim como concessão de crédito às pessoas físicas. O mercado de capitais assume uma função fundamental no processo de desenvolvimento econômico do país, atua como propulsor de capitais para os investimentos de organizações e estimula a formação de poupança privada. O mercado de câmbio é aquele que envolve a negociação de moedas estrangeiras e pessoas interessadas em movimentar essas moedas.

3-Sobre o mercado de crédito podemos afirmar:

(i) Esse mercado engloba somente as operações de financiamento médio prazos, direcionadas aos ativos permanentes e capital de giro das empresas. Esse mercado é constituído, basicamente, pelos Bancos Comerciais e Sociedades Financeiras.

(ii) Esse mercado engloba as operações de financiamento de curto e médio prazos, direcionadas aos ativos permanentes e capital de giro das empresas. Esse mercado é constituído, basicamente, pelos Bancos Comerciais e Sociedades Financeiras.

(iii) Esse mercado engloba somente as operações de financiamento de curto prazos, direcionadas aos ativos permanentes e capital de giro das empresas. Esse mercado é constituído, basicamente, pelos Bancos Comerciais e Sociedades Financeiras.

É correto afirmar que:

Alternativas:

A:

Todas as afirmações são verdadeiras.

B:

Somente a afirmação (i) é verdadeira.

C:

Somente a afirmação (ii) é verdadeira.

D:

Somente a afirmação (iii) é verdadeira.

E: Nenhuma das afirmações é verdadeira.

Resposta do aluno: C

Justificativa(s) do aluno: 1: É o mercado que opera a curto prazo. Os recursos captados se destinam ao financiamento de consumo para pessoas físicas e capital de giro para empresas, através de intermediários financeiros bancários.

4-Sobre o mercado de capitais podemos afirmar:

(i) Esse mercado contempla as operações financeiras de médio e longo prazos, e de prazo indeterminado, como as operações de ações.

(ii) Esse mercado contempla as operações financeiras de curto prazo, e de prazo indeterminado, como as operações de ações.

(iii) Esse mercado contempla somente as operações financeiras de prazo indeterminado, como as operações de ações.

É correto afirmar que:

Alternativas:

A:

Todas as afirmações são verdadeiras.

B:

Somente a afirmação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (44.4 Kb)  
Continuar por mais 26 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com