TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Mercado Financeiro

Dissertações: Mercado Financeiro. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/10/2014  •  3.500 Palavras (14 Páginas)  •  1.070 Visualizações

Página 1 de 14

Mercado Financeiro

O Mercado Financeiro

O mercado financeiro é o mercado onde os recursos excedentes da economia (poupança) são direcionados para o financiamento de empresa e de novos projetos (investimento). No mercado financeiro tradicional, o dinheiro depositado em bancos por poupadores é utilizado pelas instituições financeiras para financiar alguns setores da economia que precisam de recursos. Por essa intermediação, os bancos cobram do tomador do empréstimo (no caso as empresas) uma taxa – Spread- a título de remuneração, para cobrir seus custos operacionais e o risco da operação. Quanto maior for o risco de o banco não receber de volta o dinheiro, maior será o Spread.

O Mercado de Capitais

O mercado de capitais faz parte do mercado financeiro. Nele, os recursos dos poupadores são destinados à promoção do desenvolvimento econômico de forma direta, isto é de projetos e empresas. É no mercado de capitais que as empresas que precisam de recursos conseguem financiamento, por meio da emissão de títulos, vendidos diretamente aos poupadores/investidores, sem intermediação bancária. Dessa forma os investidores acabam emprestando o dinheiro de sua poupança a empresas, também sem a intermediação bancária.

Mercado Financeiro X Mercado de Capitais – Diferenças Básicas

Entre o mercado de capitais e o mercado financeiro tradicional existem duas diferenças básicas, que tornam o primeiro mais eficiente do que o segundo:

No mercado de capitais a captação de recursos por empresas é mais barata, pois não há necessidade do pagamento da spread aos bancos. O captador recebe os recursos diretamente do investidor. O investidor pode vender o titulo no mercado para outro investidor e receber de volta seus recursos a qualquer tempo.

No mercado financeiro a captação de recursos por empresas é mais cara, pois há necessidade do pagamento de spread aos bancos. O captador recebe os recursos do banco e o banco capta os recursos junto aos investidores. O investidor para receber de volta seus recursos de vê negociar com o banco onde investiu.

Para o investidor é vantajoso, pois ele pode desfazer-se do título a qualquer momento, o que não seria possível num empréstimo tradicional. Ou seja, se o investidor mudar de opinião quanto ao risco de investir em determinada empresa, pode vender os títulos no mercado. Essa liquidez (facilidade de compra e venda) reduz o seu risco de perda. Assim, o mercado de capitais faz com que o repasse de recursos dos poupadores às empresas seja mais interessante para ambas as partes.

Importância do Mercado de Capitais

O mercado de capitais é fundamental para o crescimento de um país, pois sem ele muitos projetos não conseguiriam sair do papel por falta de capital e financiamento. Muitas empresas perderiam sua competitividade e dificilmente conseguiriam desenvolver-se. Poucas sobreviveriam num ambiente sem a injeção de capital de investidores.

SISTEMA FINANCEIRO NACIONAL

Sistema Financeiro Nacional; É preciso conhecer quais são as instituições que compõem, que regulam, fiscalizam e executam as operações no mercado financeiro nacional. É preciso tomar conhecimento das regras do jogo, dos termos técnicos e dos tipos existentes de operações possíveis para saber efetivamente implementar uma decisão. A leitura de jornais especializados e a participação de reuniões técnicas fazem parte do dia a dia dos profissionais desta área e você deve estar preparado para tudo isto.

Estrutura do sistema financeiro nacional

O sistema financeiro brasileiro é composto de três órgãos normativos, quatro entidades supervisoras e um conjunto de operadores, conforme apresentado no quadro a seguir:

Órgãos normativos Entidades Supervisoras Operadores

Conselho Monetário Nacional - CMN

Banco Central do Brasil - Bacen

Instituições financeiras captadoras de depósitos à vista

Demais instituições financeiras

Bancos de Câmbio

Outros intermediários financeiros e administradores de recursos de terceiros

Comissão de Valores Mobiliários - CVM

Bolsas de mercadorias e futuros

Bolsas de valores

Conselho Nacional de Seguros Privados - CNSP

Superintendência de Seguros Privados - Susep

Resseguradores

Sociedades seguradoras

Sociedades de capitalização

Entidades abertas de previdência complementar

Conselho Nacional de Previdência Complementar - CNPC

Superintendência Nacional de Previdência Complementar - PREVIC

Entidades fechadas de previdência complementar

(fundos de pensão)

Fonte: Internet: Site do Banco Central do Brasil (http://www.bcb.gov.br/?SFNCOMP) de 01/10/2010

Os órgãos Normativos têm a função de editar normas que definam parâmetros para a transferência de recursos dos possuidores ou poupadores de recursos aos tomadores de recursos. Eles traçam as políticas e diretrizes de todo o sistema financeiro. As entidades supervisoras são as entidades que executam as políticas traçadas pelos Conselhos, além de controlarem e fiscalizarem o funcionamento das instituições operadoras. As instituições chamadas “Operadoras” formam um subsistema de Intermediação que efetivamente operacionaliza a transferência de recursos entre os agentes, seguindo regras estabelecidas pelos órgãos normativos e, eventualmente, também por instituições do próprio subsistema de intermediação (auto-regulação).

A seguir são apresentadas as funções e responsabilidades dos órgãos normativos e supervisores, de acordo com o Banco Central do Brasil. [Fonte: Internet: Site do Banco Central do Brasil (http://www.bcb.gov.br/?SFNCOMP - de 01/10/2010]:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.7 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com