TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Mercado Varejista

Ensaios: Mercado Varejista. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/3/2015  •  623 Palavras (3 Páginas)  •  352 Visualizações

Página 1 de 3

Atividade Avaliativa

1. Responda as questões abaixo de acordo com o artigo Mercado Varejista:

A) A mulher conquistou igualdade em relação ao homem através de quê? Explique. Da Constituição Federal de 1988. Antes disso, as mulheres eram submissas à seus maridos e o homem tinha o papel de liderar a família. Somente na década de 70 que os estudos começaram a demonstrar um aumento significativo no número de lares brasileiros liderados pelas mulheres. Chegando até em 20% no finalzinho da década de 80.

B) Sabe-se que a tendência das mulheres ganharem o seu espaço na sociedade tem alterado a dinâmica nas relações familiares. Como acontece esse processo? É por devido à essa tendência que as mulheres vem assumindo uma certa parcela na autoridade familiar, ou seja na administração da família, colocando-as em uma posição de maior igualdade em relação aos homens de suas famílias, isto é, conferindo um importante papel na nossa sociedade, em especial nos casos das mulheres pertencentes as famílias com baixa renda.

C) Comente sobre a diferença salarial ainda existente entre homens e mulheres no Brasil. Apesar dessa diferença salarial, há indícios de que as decisões de consumo familiares em sua maioria sejam tomadas pelas mulheres, dado que elas são geralmente responsáveis pela administração do orçamento familiar e pela alocação dos recursos para os gastos da família.

A evolução do papel da mulher na sociedade, bem como sua maior participação no mercado de trabalho e na economia brasileira, tem representado um aumento do mercado potencial do setor de varejo de roupas femininas no qual a Marisa está inserida.

D) Em sua opinião, porque o comércio varejista tem crescido tanto? Por causa do aumento da oferta de crédito ao consumo, a expansão da massa de salários reais, diminuição das taxas de juros e o aumento do emprego formal. São estes os principais fatores responsáveis pelo crescimento do mercado varejista.

E) Qual o público que mais favorece o mercado varejista? Exemplifique. O público jovem. Eles estão mais preocupados com a moda e gastam em uma porcentagem significativa com a sua renda em vestuário. E entre toda as classes analisadas, os gastos com vestuário estão entre os três maiores gastos mensais.

F) Quais as principais características do setor varejista de vestuário no Brasil? O setor varejista de vestuário no Brasil é tradicionalmente um setor muito fragmentado. Apesar da rápida conquista de espaço dos shoppings centers na última década e a expansão bem sucedida de grandes redes de lojas de departamentos de vestuário, a empresa MARISA ainda acredita haver um espaço considerável tanto para o crescimento orgânico do setor como por meio de aquisições. E a concorrência neste setor pode crescer por haver poucas barreiras à entrada de concorrentes.

G) Qual o papel da classe “C” no setor varejista de vestuário? Em torno de 5,1% da renda da classe C é destinada para o consumo de vestuário. E, no gasto total em vestuário no Brasil, a classe C corresponde por 48,3%.

H) O volume de vendas no setor de varejo alimentício aumentou 4,3% em 2013 comparado a 2012. Qual o motivo deste aumento? Devido o aumento dos salários e do número de pessoas empregadas.

I) Fale

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com