TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Mercados

Artigo: Mercados. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/4/2013  •  Artigo  •  1.784 Palavras (8 Páginas)  •  394 Visualizações

Página 1 de 8

Mercados

Estruturas de mercado

As estruturas de mercado são modelos que captam aspectos inerentes de como os mercados estão organizados, para diferenciar as estruturas de mercado, no apoiamos em três condicionantes principais:

 número de firmas produtoras no mercado;

 diferenciação do produto;

 existência de barreiras à entrada de novas empresas.

No mercado de bens e serviços, as formas de mercado, segundo essas três características estão divididas em concorrência perfeita, monopólio, concorrência monopolista e oligopólio, sendo os três últimos considerados mercados de concorrência imperfeita.

Concorrência Perfeita

O livre mecanismo da oferta, da procura e dos preços pode orientar o funcionamento do sistema econômico, em condições de máxima eficiência e de ótimo aproveitamento dos meios de produção disponíveis. Para alcançar esta meta, uma das condições necessárias é a de que todos os setores que compõem o quadro da atividade econômica sigam os pressupostos da concorrência perfeita.

A concorrência perfeita é um conceito que forma a base dos mais importantes modelos de comportamento econômico. A essência do conceito é que o mercado é inteiramente impessoal. Não há “rivalidade” entre os vendedores no mercado e os compradores não reconhecem a sua competitividade. Portanto, num certo sentido, a concorrência perfeita descreve um mercado no qual existe uma ausência completa de concorrência direta entre os agentes econômicos.

Quatro importantes condições definem a concorrência perfeita:

 grande número de pequenas empresas;

 produto homogêneo;

 livre mobilidade dos recursos;

 perfeito conhecimento do mercado.

Conjuntamente, estas condições garantem um mercado livre e impessoal, no qual as forças de demanda e da oferta determinam a alocação de recursos e a distribuição das receitas.

Grande número de pequenas empresas

A característica desse tipo de mercado, de ter um grande número de pequenas empresas requer que todos os agentes econômicos no mercado sejam pequenos em relação a todo o mercado, não podendo exercer influência perceptível no preço. Do ponto de vista dos compradores, isso significa que cada consumidor, individualmente, deve ser tão “insignificante” que não consegue obter regalias especiais dos vendedores. Porém, se o mercado é perfeitamente competitivo, nenhum tipo de regalia pode vigorar.

Para os vendedores, a concorrência perfeita requer que cada produtor seja tão pequeno que não possa afetar, perceptivelmente, o preço de mercado por variações na sua produção. Isto significa que cada produtor, em concorrência perfeita, acredita que sua curva de demanda é uma reta horizontal. Caso todos os produtores agissem do mesmo modo e ao mesmo tempo, as variações na quantidade afetariam, definitivamente, o preço de mercado. Porém, se a concorrência perfeita prevalece, cada produtor é tão pequeno que as variações individuais não serão notadas.

Demanda de um Produto no Mercado de Concorrência Perfeita

Atenção: A demanda no mercado de concorrência perfeita é perfeitamente elástica.

O fato de a demanda de uma empresa em um mercado ser perfeitamente elástico resulta no fato de que cada vendedor, individualmente, pode supor com confiança que as variações em seus próprios produtos e vendas terão um efeito insignificante sobre o preço do mercado e a ação de apenas um vendedor não influenciará o preço. Por esta razão, a curva de demanda é uma linha horizontal no nível do preço estabelecido pelo equilíbrio da demanda e oferta no mercado.

O produtor em um mercado de concorrência perfeita não precisa reduzir seu preço para expandir as suas vendas. Qualquer número de unidades de um produto por período de tempo pode ser vendido ao preço de equilíbrio do mercado. Caso fosse cobrado um preço mais alto, nada seria vendido. A um preço mais baixo que o de equilíbrio resultaria em uma perda desnecessária de sua receita. Então, o produtor cobra o preço de mercado para qualquer quantidade que pretenda produzir e vender, com isso caracterizamos outro importante aspecto de uma empresa no mercado de concorrência perfeita, a empresa é tomadora de preço, ou seja, ela acata o preço estabelecido pelo mercado.

A empresa competitiva enfrenta uma curva de demanda horizontal, ou completamente elástica. Isso porque toma o preço estabelecido pelo mercado como um dado fixo, ou seja, é uma tomadora de preços.

Desde que o preço permaneça constante, cada unidade adicional vendida tende a aumentar a receita total de um montante igual ao preço constante. Portanto, o preço e a receita marginal são iguais para todos os níveis de vendas. Logo, a curva da demanda e a curva da receita marginal são idênticas para um produtor em um mercado de concorrência perfeita.

Receita média e Receita marginal da empresa competitiva

Como consequência da igualdade D = P =RMe = RMg, a empresa competitiva maximiza os lucros quando produz no nível de produção em que a receita marginal, que é igual ao preço, equivale ao custo marginal.

P = CMg

A empresa competitiva obtém lucro máximo quando fixa um nível de produção tal em que preço e custo marginal são iguais.

Produto homogêneo

A segunda condição é que o produto de qualquer vendedor num mercado de concorrência perfeita deve ser idêntico ao produto de outro vendedor. Isto significa dizer que os compradores devem ser indiferentes quanto à firma da qual eles adquirem o produto. Portanto, o produto da empresa A deve ser considerado pelos compradores como o substituto perfeito dos produtos das outras empresas.

A Livre Mobilidade dos Recursos

Uma terceira condição para a concorrência perfeita é que todos os recursos tenham uma mobilidade “perfeita” dentro do mercado, ou seja, um recurso pode, imediatamente, entrar ou sair do mercado como resposta a impulsos monetários. A livre mobilidade significa que os insumos não são

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.1 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com