TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Merchandising

Monografias: Merchandising. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/3/2015  •  1.020 Palavras (5 Páginas)  •  269 Visualizações

Página 1 de 5

QUESTÕES:

1. O que este artigo pretende confirmar?

2. Qual objetivo do estudo do comportamento do consumidor?

3. Qual é o Mix de comunicação e Marketing? Defina cada um com suas próprias palavras.

4. Faça uma conclusão sobre o tema defendido no artigo.

Respostas:

1 – A princípio o artigo fomenta o poder que o merchandising tem sobre as pessoas no que se diz respeito a conversão de vendas, ou seja, o merchandising influencia e atua de modo operante para que o consumidor mesmo sem perceber acabe por efetuar uma compra da qual não tenha necessidade.

O merchandising atua estimulando e criando desejos no consumidor, instigando o mesmo a comprar, essas são técnicas que existem há muito tempo, porém seu estudo não era profundo, mesmo assim Kotler já o analisa e o definia em 1996.

O que muito influi no merchandising é poder dimensional que o mesmo tem sobre o consumidor, diferentemente da propagando ou comercial que desperta o desejo no consumidor, o merchandising também tem esse recurso, entretanto ele já atua no poder de decisão, por ser mais direto que a propagando e estimulando o consumidor a tomar uma decisão rápida, mesmo sendo essa decisão impulsiva.

Por atuar diretamente no PDV, fica claro a intensão do merchandising em influenciar no resultado final da compra dos consumidores, isto é, a ideia é que se consuma mais, mesmo não tendo esse objetivo. Por isso a toda a necessidade de se criar um ambiente atrativo e que faça com que o cliente não se dê conta, porém inconscientemente acabe por consumir mais.

De um modo geral o artigo analisa e fundamenta a importância que o merchandising tem ao longo do tempo e como o mesmo evoluiu no decorrer dos anos, se tornando um ponto vital para o mercado competitivo atual. Se dispondo de diversas áreas de compreensão, ferramentas e estratégias o merchandising é de uma importância primordial para se sobressair e continuar atuar num mercado cada vez mais feroz e competitivo.

2 – O principal objetivo é analisar o seu comportamento em cima desses estudos, converter suas ações em vendas efetivas. Parece um modo grosseiro de analisar, entretanto friamente falando é isso mesmo, claro que essa analise implica em uma variável infindável de oportunidades, mas todas com um único objetivo final, a venda de produtos para esse cliente. Claro que a fidelização desse cliente e prospecção de mais clientes através do estudo do comportamento consumidor são algo que todos sonham, contudo nada é mais relevante do que a convergência em vendas, isso tudo porque sem essa convergência não tem como sobreviver na escala de mercados competitivos da atualidade, por tanto o que nutre e mantem uma empresa atuante é simplesmente a venda de seus produtos ou serviços.

3 – O Mix de Marketing se refere ao PDV diretamente, ou seja, a exposição afim de promover a marca, serviço ou produto, com uma única e real finalidade, a venda.

Mais comumente interpretado ou definido, o mix de marketing prega a aquisição dos 4p’s: Preço, Praça, Promoção e Produto. A junção destes Ps, e a base do mix de marketing, claro que sempre a inclusão de outros elementos que muitos acadêmicos definem como os novos pilares do marketing, mas é consensual que a base esteja fundamentada no 4Ps já mencionados acima.

Onde Preço, refere-se a quanto e como será cobrado do cliente. Neste quesito, o produto pode ser barato ou de luxo. Pode ser cobrado uma só vez ou por mensalidade. Entre outras tantas estratégias como preço psicológico, pague quanto quiser, leilões, etc.

Onde Praça, refere-se ao local que o produto estará disponibilizado. Neste caso, pode ser on-line ou em lojas físicas. Mas também sobre os prazos de entrega e de atendimento. Em muitos casos, é interessante

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com