TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Micro e pequenas empresas

Projeto de pesquisa: Micro e pequenas empresas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/11/2013  •  Projeto de pesquisa  •  3.123 Palavras (13 Páginas)  •  352 Visualizações

Página 1 de 13

SUMÁRIO

COMO SE DEFINE UMA MICRO E PEQUENA EMPRESA ......................................... 3

Micro e Pequenas Empresas ..................................................................................................... 3

PRINCIPAIS DESAFIOS DO EMPREENDEDOR ........................................................... 3

RISCOS DE ABRIR UM NOVO NEGÓCIO ...................................................................... 5

Identificação dos Riscos ............................................................................................................ 5

OS ELEMENTOS DA ESTRUTURA DE CAPITAL ........................................................ 6

Capital de Giro ......................................................................................................................... 6

COMO ADMINISTRAR E QUAL A IMPORTANCIA DO CAPITAL DE GIRO DE MICRO E PEQUENA EMPRESA? ..................................................................................... 7

CUSTEIO VARIÁVEL E SUA IMPORTANCIA NA TOMADA DE DICISÃO SOBRE O MIX DE PRODUTOS NA MICRO E PEQUENA EMPRESA .................................... 9

CONCLUSÃO ....................................................................................................................... 12

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS ............................................................................... 14

COMO SE DEFINE UMA MICRO E PEQUENA EMPRESA

Micro e Pequena Empresa

As micro e pequenas empresas são definidas em função dos efetivos de que dispõem e do seu volume de negócios ou do seu balanço total anual.

Uma pequena empresa é definida como uma empresa que emprega menos de 50 pessoas e cujo volume de negócios ou balanço total anual não excede 10 milhões de euros. Uma microempresa é definida como uma empresa que emprega menos de 10 pessoas e cujo volume de negócios ou balanço total anual não excede 2 milhões de euros.

De acordo com Chiavenato (2005) caracteriza-se por microempresas, aquelas que possuem um faturamento anual que não ultrapasse o valor de 96.000 Ufir, de acordo com a lei nº8383. O Estatuto da Microempresa, na referida lei, beneficia o empresário em facilidades operacionais e facilidade nos documentos necessários relativos ao negócio, sendo seus deveres legais bastante simplificados.

Para Carmo e Pontes (1999), parte de micro e pequenas empresas são formadas por características de seu proprietário, onde foram desenvolvidos seu talento, sensibilidade e vontade de realizar determinada técnica, criando oportunidades, descobrindo talentos, sendo um empreendimento à imagem e semelhança de seu proprietário. Para estes autores, o incentivo ao crescimento de micro e pequenas empresas é uma estratégia para o desenvolvimento econômico não apenas nos países em desenvolvimento, mas também nos países centrais.

PRINCIPAIS DESAFIOS DO EMPREENDEDOR

Segundo Degen (2005) todos os dias iniciam-se milhares de empresas, porém, poucas têm chance de prosperar. A maioria não passará da mediocridade e muitas irão fracassar, pois são muitos os desafios que envolvem a atividade empreendedora.

Neste sentido, Dolabela (1999) destaca alguns dos principais desafios enfrentados pelo empreendedor, relacionados a seguir:

a) Desenvolver o conceito de si: para Dolabela (1999) a empresa reflete a imagem de seu criador, portanto, é essencial que seu criador se conheça, para saber o que vai criar os recursos internos de que dispõe, quais deverá adquirir através de seu próprio desenvolvimento ou através de pessoas que o complementem O autor ressalta que as pessoas só realizam algo caso se julguem capazes de fazê-lo. A auto-imagem é a base para a construção da crença individual de que se é capaz de mudar algo no mundo, de inovar e convencer pessoas, traços fundamentais do empreendedor.

b) Perfil Empreendedor: Dolabela (1999) ressalta a importância de se desenvolver ou aprimorar o próprio perfil como empreendedor, no sentido de usar as características individuais para obter sucesso na atividade empreendedora, utilizando-se dos pontos fortes, mudando ou represando pontos fracos, buscando complementaridade com sócios ou colaboradores.

c) Aumento da Criatividade: segundo Dolabela (1999) as pequenas empresas surgem principalmente da identificação e aproveitamento de oportunidades relacionadas a nichos de mercado, onde existem oportunidades total ou parcialmente insatisfeitas e para atender a tais necessidades é preciso inovar, criar ou introduzir algo que provavelmente ainda não exista ou adaptar, modificar ou melhorar algo já existente. Portanto, para o autor, a criatividade tem papel essencial na atividade empreendedora.

d) Processo Visionário: de acordo com Dolabela (1999) identificar oportunidades é a essência da atividade empreendedora e não acontece somente quando alguém cria uma empresa. O empreendedor passa a vida toda identificando oportunidades, ou seja, o processo visionário além de ser uma forma de identificar boas oportunidades, é também uma forma de se agarrá-las e buscar recursos para transformá-las em um bom negócio.

e) Avaliação das Condições para Iniciar o Plano de Negócios: o pré-empreendedor, segundo Dolabela (1999) deve avaliar se reúne as condições necessárias para elaborar seu Plano de Negócios, que incluem tanto aspectos pessoais, como motivação e disposição para enfrentar a atividade empreendedora, adequação da idéia à personalidade, quanto aspectos relativos ao negócio, como desenvolvimento da idéia, do produto, grau de conhecimento do setor. Ou seja, é necessário verificar se ele está preparado para fazer o Plano de Negócios.

f) Capacitação para Negociar e Apresentar uma Idéia: conforme afirma Dolabela (1999), a negociação é entendida como a cooperação entre pessoas, parceiros, ou empresas, para alcançar objetivos de tal forma que todos saiam ganhando. Negociar é uma atividade do dia-a-dia do empreendedor.

RISCOS DE ABRIR UM NOVO NEGÓCIO

Abrir um novo negócio é uma iniciativa que envolve riscos. Para muitos risco é algo a ser evitado, porém no mundo empresarial isto nem

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.8 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com