TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Minha Terra Tem Palmeiras

Trabalho Universitário: Minha Terra Tem Palmeiras. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/10/2013  •  1.508 Palavras (7 Páginas)  •  264 Visualizações

Página 1 de 7

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO.......................................................................................................3

2 APRESENTAÇÃO DO PROJETO.................................................................................................................4

4 CONCLUSÃO..........................................................................................................6

5 REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS................................................................................................7

3

1 - Introdução

O uso de plantas para a cura de doenças tem sido uma prática quase tão antiga quanto à existência do homem; contudo, seu uso já foi justificativa para que muitos fossem jogados à fogueira da Santa Inquisição. Em um pequeno município do Maranhão, chamado Lago do Junco, esse costume era passado de mãe para filhos, e essa prática se dava tanto em razão da falta de recursos da comunidade para adquirir remédios quanto da ausência de um posto médico onde as pessoas pudessem ser atendidas.

“As plantas medicinais brasileiras não curam apenas, fazem milagres." (Von Martius). Possuidor de uma vasta e diversificada flora, o Maranhão tem, entre as várias tradições do seu povo, especialmente os que vivem na zona rural, a prática do uso de plantas medicinais no tratamento de várias doenças.

No município de Lago do Junco, essa prática diferenciou-se, em virtude de a comunidade tê-la transformado em uma forma de melhorar sua qualidade de vida, por meio da implantação do Horto e da Farmácia Fitoterápica, que foi resultado do Fórum de Desenvolvimento Local, em 1999, e que teve como principais parceiros a Prefeitura Municipal, a Paróquia São José e as lideranças locais.

A idéia é aproveitar a diversidade da flora local e estimular o cultivo de plantas medicinais que, de certa forma, já é uma prática da região, e já faz parte da cultura local. É possível, a médio prazo, produzir o suficiente para exportar o excedente que não for assimilado pelo mercado local", disse Edimar Nascimento dos Santos, consultor do Sebrae para o projeto na época da criação da Farmácia Fitoterápica de Lago do Junco.

4

Desenvolvimento

Com o crescimento interno do trabalho dentro da comunidade de Lago do Junco, as pessoas encontraram uma forma de aumentar a receita em casa.

Pessoas começaram a perceber que no cultivo das plantas medicinais, além de ser um ótimo remédio para o combate de doenças que antes eram consideradas graves e existiam muitos casos de mortalidade dentro daquela localidade, todos começaram a se estruturar e acabaram formando uma cooperativa para a produção dos mesmos.

Com este crescimento da produção as pessoas começaram a se organizarem por setores onde cada integrante da cooperativa tem uma função específica dentro da mesma, ou seja, começaram a distribuir tarefas para facilitar todo o processo administrativo deste trabalho.

Com a ajuda da Prefeitura, da Paróquia local, de profissionais da saúde foi possível fazer com que toda a comunidade se envolvesse com o projeto.

Foram criados meios de venda desta medicação para cidades que ficavam ao redor desta localidade. Hoje com a ajuda de vários profissionais da saúde; ministram cursos dentro da cooperativa para que cada vez mais as pessoas se envolvam neste projeto que seria uma das atividades econômicas mais rentáveis da região.

Com o projeto se expandindo para outras regiões a população está cada vez envolvida e se dedicando ao processo do desenvolvimento destes medicamentos e de todo o crescimento da região de Lago

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com