TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Mintzberg

Resenha: Mintzberg. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/10/2014  •  Resenha  •  249 Palavras (1 Páginas)  •  219 Visualizações

definem a origem do termo estratégia na história “Strategos referia-se a um papel (um general no comando de um exército). Posteriormente passou a significar “a arte do general”, ou seja, as habilidades psicológicas e comportamentais com as quais exercia seu papel” Minstzberg (1973) admite que qualquer organização possui estratégia, mesmo não sendo definidas em termos de planejamento estratégico. Para o autor, este é apenas um modo como as empresas podem estabelecer suas estratégias (planning mode).

Como podemos notar, Mintzberg (1973) não defende o uso restrito do planejamento estratégico. Contrariamente, o autor pressupõe que este se utiliza, basicamente, de uma racionalidade funcional, de controle mecanicista, que despreza a criatividade e os sentimentos humanos (Mintzberg ; 1993). Para dar realidade a esta afirmação, o autor utiliza a “metáfora do artesão”, na tentativa de comparar a criação de estratégias com a criação de uma escultura. Para ele, estas duas criações não estão separadas, ou seja, não se pensa hoje para esculpir amanhã. Diante disto, o papel da estrategista não poderia se limitar a um plano formal (planejamento estratégico), mas do pleno conhecimento que tem em mãos.

Ainda segundo Mintzberg (1994), o planejamento estratégico, como vem sendo praticado nas organizações, tem sido uma programação estratégica que pode ser utilizado como formulação de estratégias. Sendo assim, utilizada como instrumento, pode vir a ter destaque nos processos organizacionais, porém é preciso ter consciência de seus limites, uma vez que as empresas/organizações não funcionam somente com formalizações arbitrárias. O toque do artesão também é relevante.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com