TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Para Mintzberg

Resenha: Para Mintzberg. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/10/2013  •  Resenha  •  335 Palavras (2 Páginas)  •  397 Visualizações

Página 1 de 2

Para Mintzberg (2006, p. 39) estratégia “é criar ajustes entre as atividades de uma empresa”. Se não houver este ajuste, não há estratégia diferenciada e logo, não há posicionamento competitivo perante os rivais. Nesta situação ou em qualquer outra, para se atingir os objetivos, existem vários caminhos, várias alternativas de ações (estratégias). E para se identificar este caminho é preciso, antes de tudo, analisar o contexto competitivo em que a empresa se encontra, ou seja, verificar a sua posição no setor onde as forças competitivas sejam mais fracas. Diante deste cenário, a estratégia é essencial para o desempenho da empresa e sua formulação decide qual o melhor caminho a ser seguido, baseado em suas competências (oportunidades, forças, fraquezas, etc.). As estratégias formuladas pelas empresas garantem a correta escolha dos meios para que os seus objetivos sejam alcançados.

Para Porter (2005), existe uma dinâmica competitiva entre as empresas, que funciona de acordo com cinco forças estruturais: avaliação das forças e fraquezas do negócio e a identificação de oportunidades e ameaças derivadas do cenário competitivo. Assim, a empresa precisa identificar e avaliar seus pontos fortes e fracos (qual é a situação da empresa perante clientes, fornecedores, novos entrantes, rivais e produtos substitutos) e suas ameaças e oportunidades diante da conjuntura competitiva. Em um mundo de extrema competição, é a partir dessas forças competitivas que a empresa será capaz de identificar os aspectos mais significativos deste ambiente.

Porter (2005) ainda enumera três tipos de estratégias genéricas, em função da vantagem competitiva almejada e do mercado ao qual a empresa se insere. A vantagem competitiva através do custo pode ser alcançada mediante a melhoria dos processos ou mesmo, através de inovação das atividades com vistas à redução dos custos de processos. Através da diferenciação é possível ofertar um produto com o maior número de atributos valorizados pelos clientes, o que possibilita a cobrança de preços superiores. E por fim, a vantagem competitiva através do enfoque (nicho de mercado) baseia-se no fato de a empresa possuir capacidade de atender a determinado nicho.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com