TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Modelo De Gestao

Artigo: Modelo De Gestao. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/4/2013  •  731 Palavras (3 Páginas)  •  635 Visualizações

Página 1 de 3

1. “O capital era meu e do meu irmão, mas o sistema de administrar sempre foi profissional, com diretores e técnicos que estão comigo até hoje. Nunca pensei “eu mando e faço o que quero”, as coisas sempre foram decididas em conjunto”, diz Raul Randon. Comente esse tipo de Gestão.

Resp. Fazer o que deseja sem pensar é um erro, quando existe um negocio em que mais sócios estão diretamente ligados com os ganhos e perdas através das decisões todos devem participar opinar e chegar a uma conclusão não executando desta forma não garantira que os demais sócios estão de acordo e tudo pode vir-se a perder.

2. Em 1982 a empresa passou sua maior crise, com redução do faturamento em 40%, e reduziu o quadro de 6 mil colaboradores para 2 mil. Entrou em concordata e saiu com suas próprias forças. “A gente vê que o pessoal trabalha com amor, como se a empresa fosse deles.” Para garantir essa postura, a empresa investe em benefícios e mecanismos de incentivo, como o programa de formação de diretores que mudam de cargo a cada seis meses. “Não temos diretores fixos, que só sabem fazer aquilo. Temos dez empresas e podemos trocar o cargo de qualquer um deles a qualquer momento.” Comente os prós e os contras dessa troca de diretores neste MODELO de GESTÃO. E responda também: Um Diretor de Finanças pode assumir uma área que não domina, como por exemplo, a Direção de Recursos Materiais? SIM ou NÃO? Explique.

Resp.Positivo para obter experiência nos serviços executados no novo setor, porem negativo por não conseguir colocar em pratica o que realmente sabe, mas assumir é diferente de dominar a área em que se encontra.

3. Em 1979, o governo brasileiro começou a oferecer incentivo fiscal para reflorestamento, e Raul Randon decidiu investir na agricultura. Passou, então, a fazer parte do grupo a empresa RASIP, para produzir maçãs em uma época em que mais de 90% das maçãs consumidas no Brasil, eram importadas. Hoje são cultivados 800 hectares de macieiras, cuja produção é exportada para todo o mundo, principalmente para a Europa. Comente a inclusão de uma atividade totalmente diferente no Grupo Empresarial RANDON. EXISTEM RISCOS desta nova atividade “roubar” investimentos que seriam feitos em outras empresas do grupo? SIM OU NÃO? POR QUE?

Resp. Depende da administração feita para o investimento deste novo projeto, deve-se analisar o lucro e quanto desta sobra poderá ser direcionada ao novo projeto sem haver nenhum risco que afete o negocio que já existe.

4. Hoje o Grupo também produz queijos. A produção do queijo libera um soro poluente, e Raul foi obrigado a eliminá-lo para não causar danos ambientais. A solução foi um novo empreendimento: a Suinocultura. “Os suínos comem o soro e acabam com a poluição. Hoje, a Rasip engorda mil suínos por mês e vende-os para a Perdigão S.A. Raul diz que o importante é se manter atento para ás oportunidades e escolher as pessoas certas para se trabalhar. Comente essas últimas afirmações, em que ele coloca dois itens importantes para uma empresa dar certo: “A ATENÇÃO ÁS OPORTUNIDADES” e “A ESCOLHA DE PESSOAS CERTAS PARA SE TRABALHAR”.

Resp. Podemos ver que os grandes empresários fazem dos obstáculos uma oportunidade para um crescimento maior, sobre escolher as pessoas certas isto é fato, temos como exemplo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com