TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Modelo De Negócios - Canvas

Ensaios: Modelo De Negócios - Canvas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/11/2014  •  1.180 Palavras (5 Páginas)  •  608 Visualizações

Página 1 de 5

Modelo Canvas e Plano de Negocios

Segmento de clientes, ou nicho de mercado

Proposta de valor, ou os benefícios que os seus produtos ou serviços oferecem aos seus clientes

Canais de comunicação, distribuição e vendas de produtos ou serviços

Relacionamento com o cliente

Fontes de receita

Recursos principais, necessários para a criação dos produtos ou serviços ofertados

Atividades principais, ou seja, aquelas que serão fundamentais para o sucesso do empreendimento

Parcerias, que muitas vezes têm o objetivo final de ajudar ou facilitar o empreendimento a oferecer benefícios aos clientes

Estrutura de custo

1. Segmento de clientes, ou nicho de mercado: o propósito básico de qualquer negócio não é gerar lucro para seus acionistas. Isto é apenas uma consequência de um bom trabalho. O propósito fundamental é satisfazer a sua base de clientes. Se o seu empreendimento não é capaz de resolver problemas importantes e tampouco satisfazer uma ou mais necessidades de forma diferenciada, prepare-se para ser esquecido. Por isso, leve em consideração que, antes de resolver seus próprios problemas, resolva primeiro as necessidades da sua clientela.

Em modelos de negócios, existe pelo menos 5 perspectivas a respeito da base de clientes. Você pode focar no Mercado de Massa, por exemplo. Aqui, não há qualquer diferenciação entre os consumidores. Eles são vistos como uma grande quantidade de pessoas com necessidades semelhantes. Essa abordagem é muito comum entre as grandes empresas de varejo.

Pode-se dar atenção apenas a um nichos de mercados específicos. Empresas muito grandes não conseguem se adaptar a pequenos mercados. Assim, empresas de menor porte acabam atuando em nichos que estão esquecidos. A especialização pode ser vantajosa, sobretudo se a empresa consegue atuar num ramo que possui poucos concorrentes.

Nichos de mercado segmentados também são outra opção. Um banco pode oferecer pacotes de serviços semelhantes, mas que atendem a segmentos um pouco diferentes e, por isso, precisam de uma proposta de valor mais adaptada para os seus interesses. Do mesmo modo, uma empresa de equipamentos de precisão pode oferecer propostas de valor levemente diferenciadas para laboratórios, clínicas e fabricantes de medicamentos.

Você também pode ter um modelo de negócio diversificado, que atende a grupos bem diferentes de clientes. O Buscapé é uma empresa que oferece soluções para empresas, como serviços de marketing, e para os consumidores finais, com a pesquisa de preços.

Temos, ainda, as plataforma multilaterais. Jornais e cartões de crédito são exemplos clássicos. No primeiro, o jornal faz o link entre os consumidores e os anunciantes. No caso do cartão de crédito, também há o atendimento de dois grupos opostos e complementares, compradores e vendedores. A principal característica de modelos de negócios multilaterais é que a empresa só sobrevive se puder atender os dois lados.

2. Proposta de valor: trata-se de uma oferta de benefícios que visa resolver uma necessidade, ou um conjunto de necessidades dos seus consumidores. A proposta de valor deve ser acompanhada de algo que a diferencie do que há no mercado. Você pode oferecer uma novidade que atenda a necessidades que antes estavam ignoradas. Você pode oferecer uma solução baseada no desempenho, muito comum na indústria de computadores e automóveis. Você pode investir na personalização e oferecer benefícios exclusivos. Outros diferenciais podem dizer respeito a design, marca/status, preço, redução de custo, redução de risco, acessibilidade e conveniência.

3. Canais de comunicação, distribuição e vendas de produtos ou serviços: os canais permitem oferecer informações aos clientes sobre produtos e serviços (conhecimento); ajudar o cliente a ponderar sobre a oferta dos benefícios (avaliação); possibilitar que os clientes consumam produtos e serviços (compra), oferecer uma proposta de valor (entrega), e; prestar um pós-venda. Você deve criar a melhor combinação de canais para atender a sua base de clientes, e você só faz isso se conhecer como os seus clientes gostam de interagir. Os canais podem ser diretos, e aí você faz uso de equipes de vendas ou vendas pela internet. Podem ser indiretos, onde você poderá fazer uso do atacados, de lojas próprias ou lojas parceiras.

4. Relacionamento com o cliente: aqui temos três objetivos: conquistar os clientes, gerar fidelização e expandir as vendas. Para atingir estes três objetivos, você pode oferecer assistência pessoal durante a venda; assistência pessoal dedicada, com uma abordagem exclusiva e diferenciada; o modelo self-service, impessoal, mas que permite

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com