TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Modelos de avaliação de competências como meio de criar um diferencial competitivo para uma organização

Relatório de pesquisa: Modelos de avaliação de competências como meio de criar um diferencial competitivo para uma organização. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/11/2014  •  Relatório de pesquisa  •  571 Palavras (3 Páginas)  •  205 Visualizações

Página 1 de 3

INTRODUÇÃO

Esta atividade prática supervisionada tem como objetivo analisar, descrever e propor um Modelo de Avaliação por Competências como meio de criar um diferencial competitivo para a organização, impulsionando o desenvolvimento a gestores de Recursos Humanos, colaboradores e a organização como um todo.

As organizações se encontram em um cenário de constantes mudanças, que impactam diretamente nas suas políticas de Gestão de Pessoas. Novos conceitos são abordados e implementados pelas organizações para garantir a estabilidade no mercado, a competitividade e aceitação dos clientes que passam a ser cada vez mais exigentes.

Dessa forma, o gerenciamento de pessoas assume um papel inovador e estratégico, a Gestão por Desempenho. Este modelo tem como pressuposto a valorização e reconhecimento das competências das pessoas, que é um indicador da capacidade da organização de atrai, desenvolver e manter talentos.

A Era das Competências e Talentos

As organizações encontram-se em um nova era, a era das competências e talentos, isso significa que para indicar o desempenho de uma empresa são analisados não só o seu capital financeiro ou mobiliário, é necessário reconhecer que são as pessoas que contribuem para o alcance dos resultados.

É destacada a capacidade empresarial de atrair, desenvolver e reter as pessoas talentosas, que fazem a diferença, pessoas que reúnam as competências para atender a demanda exigente do mercado.

Neste contexto Gramigna (2007) exemplifica a Gestão por Competências:

[...] trata-se de um conjunto de ferramentas que, reunidas, formam uma metodologia de apoio à gestão de pessoas. As informações geradas pelo modelo são o grande diferencial nas decisões e questões relativas ao capital intelectual [...] as pessoas encontram-se em alta, uma vez que a riqueza das empresas e das nações depende do conhecimento e das habilidades de suas equipes. (GRAMIGNA, 2007 p. 1)

É importante destacarmos que estamos em uma era na qual as organizações precisam planejar e implantar novas políticas de gerenciamento de pessoas, criando estratégias que possam atrair, desenvolver e reter os melhores profissionais, é a principal forma de se preparar para competir no mercado e se desenvolver.

Esta nova forma de gerenciar por competências surgiu na década de 70, iniciou-se o pensamento em competências e inteligência ganhou força com o passar dos anos e hoje as empresas reconhecem que estamos na era dos talentos e da valorização do capital humano.

Gramigna (2007) destaca o objetivo da Gestão por Competências:

[...] permite verificar a adequação de uma pessoa ao perfil de competências de determinado cargo, função ou posto de trabalho. Consiste numa técnica de investigação que compara os comportamentos das pessoas no seu dia-a-dia aos daqueles considerados excelentes em suas funções. (GRAMIGNA, 2007 p. 15)

A Gestão por Competências assume um papel fundamental para as organizações, pois contribui e proporciona o realinhamento das políticas de gestão, fortalece a competitividade e o investimento nas pessoas que detém consigo a responsabilidade de desenvolver, criar e produzir as suas tarefas de forma eficiente e eficaz trazendo resultados

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com