TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Museu casa de casimiro de abreu

Por:   •  17/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.843 Palavras (8 Páginas)  •  501 Visualizações

Página 1 de 8

HISTÓRICO

O Museu Casa de Casimiro de Abreu está situado atrás da praça As Primaveras, à margem do Rio São João, na casa onde nasceu o poeta. A construção do período colonial é atípica de um só pavimento, linhas simples, com um salão e quatro salas laterais, e servia de residência e de local de trabalho de seu pai, comerciante de madeiras. Nesta casa, em 04 de janeiro de 1839, nasceu o poeta, ali residiu até os 10 anos, retornando anos mais tarde, tuberculoso, falecendo em 18 de outubro de 1860.

Transformado hoje em na Casa de Cultura Casimiro de Abreu, apesar de ser tombado pelo Patrimônio Histórico Nacional desde 1963, o imóvel foi restaurado pela Secretaria de Estado de Cultura do Rio de Janeiro reconhecendo sua importância para a preservação da memória histórica do município de Casimiro de Abreu e toda a região das Baixadas Litorâneas. O Museu foi reinaugurado no dia 29 de dezembro de 2008.

Gerido pela prefeitura de Casimiro de Abreu e apoiado pelo governo do Estado do Rio de Janeiro, o museu recebe este apoio para continuar funcionando e manter suas atividades gratuitas. Ao decorrer do ano o museu recebe projetos como exposições, saraus, lançamentos de livros e mantém seu acervo sobre a história do poeta, guardando relíquias como a primeira edição de As primaveras.

CONGÊNERES E IMAGEM

De acordo com pesquisa feita no site museus do rio, o Museu Casa de Casimiro de Abreu não possui congêneres na região da baixada litorânea, onde fica situado. Porém, diferentes organizações desenvolvem e disponibilizam atividades semelhantes a do museu, tendo como exemplo a Casa de Cultura Bento Costa Junior em Rio das Ostras, também na baixada litorânea do Estado do Rio de Janeiro.

A imagem passada pelo Museu Casa de Casimiro de Abreu para o público é da grande importância que o espaço cultural tem para a preservação do patrimônio histórico cultural da região, clamando, ainda, ser um dos museus mais visitados do Rio de Janeiro. Contudo, seus serviços culturais não refletem a imagem passada pelo mesmo, já que de acordo com depoimentos da população local o espaço cultural não supri as expectativas do público em diversas maneiras, entre elas falta de programação e projetos voltados para a população, a fim de formar público.

MODELO DE GESTÃO

Ao analisar o modelo de gestão do museu a partir da coleta de dados dos veículos de comunicação da Fundação Cultural Casimiro de Abreu, através do

site oficial, e entrevista com o Diretor da Fundação, Sr. Ervan reuni informações sobre o modelo de gestão adotado pela instituição analisando melhor o funcionamento do Museu Casimiro de Abreu. De acordo com o mesmo, os projetos são apresentados ao Diretor do equipamento, que submete a equipe de produção da Fundação Cultural, já informando disponibilidade do espaço e da agenda. A partir daí a equipe de produção, o presidente da Fundação e o Diretor do Equipamento aprovam ou não a realização, mediante a análise da viabilidade de sua execução. Os projetos podem ser enviados também diretamente para a equipe de produção que realiza uma consulta de agenda e espaço junto ao diretor do equipamento e juntos definem a viabilidade de execução

Para selecionar um projeto, diversas variáveis estão envolvidas, tais como:

a) adequação ao espaço;

b) disponibilidade de agenda;

c) disponibilidade de recursos da FCCA, tanto materiais quanto financeiros;

d) interferência no calendário geral de atividades da Fundação Cultural;

e) prazo para divulgação entre outras.

A Fundação Cultural é dividida em equipamentos e cada equipamento possui um diretor. Dessa forma, todas as ações que envolvam aquele determinado equipamento são combinadas com o seu respectivo diretor, que dá anuência à sua equipe e dela recebe sugestões. Estas ações podem ser de iniciativa da equipe de produção da Fundação Cultural ou da equipe de cada equipamento. Em todos os casos sempre há um estudo de viabilidade anterior. Nos eventos que envolvem toda a estrutura da Fundação, reuniões prévias são realizadas com os diretores e estes com suas respectivas equipes, até que se chegue a um consenso sobre a melhor forma de execução, principalmente quando envolvem a participação direta de membros da equipe.

Além dos canais formais tradicionais de comunicação interna (cartas, memorandos), a Fundação possui grupos de whatsapp onde todos podem se comunicar entre si. Ainda, todos os funcionários foram estimulados a possuir uma conta de e-mail para receber informações e solicitações. Além dessas opções, todos dispõem de canal aberto via telefone e celular para contato com a Diretoria e equipe de produção e vice-versa. Em relação à pesquisa de opinião ao público externo, para verificar satisfação, no momento não há um trabalho específico neste sentido sendo aplicado aos equipamentos culturais geridos pela Fundação Cultural Casimiro de Abreu.

PLANO ESTRATÉGICO

Missão: O Museu Casa de Casimiro de Abreu com o intuito de preservar a memória do poeta que viveu na cidade, faz uso do espaço dando ênfase à importância da preservação do patrimônio material e imaterial do município. Pretendendo ainda promover o resgate da memória e valorização da história local, com debates, conferências e sediando exposições para facilitar o acesso à produção artística local, regional ou nacional. Incentivando ainda mais a frequência do público, tornar-se referência para a comunidade de organização e coletividade.

Visão: Transformar as relações do município com sua história, contribuindo com seu processo de desenvolvimento e cidadania. A intenção é comunicar-se de forma nova e eficaz com seus públicos de interesse, identificando-os através de pesquisas de opinião. Levar a uma experiência de valorização da história e do patrimônio cultural. Preservar a transparência das ações por meio do acesso a informação.

Valores: O Museu Casa de Casimiro de Abreu pretende fazer uso da transparência e tornar público os processos, ações e

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.1 Kb)   pdf (95.3 Kb)   docx (15.5 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com