TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Museu Casa Portinari

Por:   •  14/4/2017  •  Trabalho acadêmico  •  431 Palavras (2 Páginas)  •  500 Visualizações

Página 1 de 2

Museu Casa de Portinari

O museu Casa de Portinari foi inaugurado no 14 de março de 1970, e – como identificado no nome - ocupou as instalações da antiga casa de um dos mais renomados artistas plásticos brasileiros (Candido Portinari).  Atualmente a gestão do museu fica a cargo da ACAM Portinari (Associação Cultural de Apoio ao Museu Casa de Portinari), que se trata de uma organização Social de Cultura, a qual possui convênio com o Governo do Estado e parceria com a Secretaria de Estado da Cultura. O espaço fica localizado na praça Candido Portinari, nº 298, na cidade de Brodowski, no estado de São Paulo.

A Figura apresenta a fachada do Museu Casa de Portinari.

[pic 1]

A Instituição possui como missões principais a preservação e difusão de todo o acervo e legado contidos na vida e obra do pintor e portanto constitui uma referência essencial sobre o artista. A Casa de Portinari visa em seus valores a qualidade no atendimento, o comprometimento das equipes de trabalho, a responsabilidade com a preservação e conservação do Patrimônio e compromissos com a sustentabilidade, a ética, como também sociais e educativos. O museu engloba um polo de fomento à expressão e fruição artística e fomento às artes visuais.

Em visita ao site da Instituição[1] foi constatada a preocupação com a transparência, de modo que o portal disponibiliza documentos com custos de gestão e execução, bem como de demais recursos relacionados, como estatuto social, plano de trabalho, relatórios anuais e demonstrativos financeiros.

Por meio de troca de e-mails, a Instituição descreveu que os funcionário possuem escala de trabalho de terça a domingo, bem como listou possuir em sua equipe de trabalho os seguintes cargos: Gerente Geral, Educador, Equipe técnica do Núcleo de Acervo, Assistente de Programação, Auxiliar de Edificação, Assistente Administrativo e Caixa no Núcleo Administrativo, Estagiário de comunicação, Segurança e Auxiliar de Limpeza. Por questão de segurança o museu não disponibilizou a quantidade total de funcionários, por outro lado, foram identificados no site a contagem de 15 funcionários, porém, desse número, não foi possível identificar as atribuições especificas de cada um deles.

Em relação ao horário de funcionamento do Museu Casa de Portinari, o espaço fica aberto ao público no período das 09:00 às 17:00 de terça a domingo. A Casa recebe aproximadamente 4.000 visitantes mensalmente, composto por público espontâneo e escolar. Desde o início de 2017 a Instituição emprega o modelo de ingresso voluntário, de maneira que cada visitante contribui com o valor que quiser, dessa forma não são impostos valores de taxas de entrada e as contribuições são livres.


...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (158.2 Kb)   docx (113.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com