TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Método Dupont E Novo Mercado

Exames: Método Dupont E Novo Mercado. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/7/2014  •  306 Palavras (2 Páginas)  •  505 Visualizações

Página 1 de 2

Este estudo aborda o comportamento dos índices de rentabilidade da Perdigão, sob a ótica do Método DuPont, antes e após a adesão da empresa ao Novo Mercado, nível mais alto de governança corporativa da Bovespa. O foco principal é saber como se comportaram os índices de rentabilidade após o ano de 2000, data esta em que houve a criação do Novo Mercado e dos níveis intermediários I e II de governança corporativa. Com a adesão ao Novo Mercado, a Perdigão teve que adotar algumas regras societárias, que proporcionaram uma maior transparência à empresa bem como garantiram aos acionistas direitos igualitários e maior confiabilidade aos investidores, valorizando e destacando ainda mais a companhia no mercado. Neste trabalho, espera-se demonstrar como se comportaram alguns indicadores de rentabilidade, com destaque para o retorno sobre o investimento (ROA) e o retorno sobre o patrimônio líquido (ROE), no período de 2001 a 2007, contextualizando-os com o Novo Mercado. O reduzido grau de transparência das empresas somado à uma conduta na maioria das vezes incorreta das mesmas com relação aos acionistas minoritários, são apontadas frequentemente como origem para o mau funcionamento do mercado acionário, e acarretam graves conseqüências para que a economia possa ser eficiente como um todo.

O Brasil teve algumas dificuldades para promover mudanças na legislação que protegessem de maneira mais eficaz os acionistas minoritários.

Inspirado na idéia do Neuer Market alemão, foi criado, pela Bovespa, um projeto denominado Novo Mercado, local onde só seriam negociados papéis de empresas que aderissem a melhores regras de proteção aos acionistas minoritários e de maior transparência em suas contas, caso da Perdigão S.A.

Este estudo irá analisar os índices de rentabilidade da Perdigão no período de 1997 a 2007 visando, em especial, o contexto do Novo Mercado. Para que essa análise seja realizada, será aplicado o método Dupont, para obter os índices de ROA e ROE.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com