TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

NEGÓCIO PARA CONSUMIDOR (B2C) NO TRABALHO E-COMMERCE

Relatório de pesquisa: NEGÓCIO PARA CONSUMIDOR (B2C) NO TRABALHO E-COMMERCE. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/2/2015  •  Relatório de pesquisa  •  3.118 Palavras (13 Páginas)  •  483 Visualizações

Página 1 de 13

UNISUL – UNIVERSIDADE DO SUL DE SANTA CATARINA

PRÓ-REITORIA ACADÊMICA

CURSO DE TECNÓLOGIA EM MARKETING

DISCIPLINA: PROCESSO DE VENDAS

PROFESSOR: ANTONIO CARLOS F. DA ROSA

ALUNO (a): MARIANE FRANCISCO DEMARCHI

BUSINESS TO CONSUMER (B2C) NO ÂMBITO DO E-COMMERCE

Business-to-consumer, B2C, também conhecido como e-commerce ou comércio eletrônico, é um tipo de transação comerical feita através de um equipamento eletrônico, como por exemplo, um computador ou smartphone, ou seja, de forma não presencial, efetuado diretamente entre a empresa produtora, vendedora ou prestadora de serviços e o consumidor final, através da Internet. Portanto, o mercado online é um exemplo de e-commerce.

Muitas áreas da economia mundial estão ligadas e se adaptando ao e-commerce. Seus fundamentos estão baseados em segurança, criptografia, moedas e pagamentos eletrônicos. Dentro do conceito de comércio eletrônico ainda estão envolvidos a pesquisa, desenvolvimento, marketing, propaganda, negociação, vendas e suporte.

Sob o ponto de vista do consumidor: define uma imagem de empresa atualizada, demonstrando uma organização de carácter evolutivo, moderna e apta a oferecer um produto ou serviço de qualidade.

HISTÓRICO

O significado de Marketing do Comércio Eletrônico (MCE) vem mudando ao longo dos últimos 30 anos. Originalmente, CE significava a facilitação de transações comerciais eletrônicas, usando tecnologias como Eletronic Data Interchange (EDI) e Eletronic Funds Transfer (EFT). Ambas foram introduzidas no final dos anos 70, a permitindo que empresas mandassem documentos comerciais como ordem de compras e contas eletronicamente. O crescimento e a aceitação de cartões de créditos, caixas eletrônicos, serviços de atendimento ao cliente (SAC) no final dos anos 80 também eram formas de CE. Apesar de a internet ter se popularizado mundialmente em 94, somente após cinco anos os protocolos de segurança e a tecnologia Digital Subscriber Line (DSL) foram introduzidos, permitindo uma conexão contínua com a Internet.

No Brasil, o comércio eletrônico B2C surgiu em 1995, logo depois da internet comercial. Entre as empresas pioneiras nas vendas online, destaca-se Livraria Cultura, Grupo Pão de Açúcar, Lojas Americanas, Magazine Luiza e Booknet, esta última foi comprada por um grupo de investidores e mudou o nome para Submarino (empresa).

O crescimento no número de compradores online sempre esteve diretamente relacionado ao aumento das velocidades de conexão. Quanto mais rápida a largura de banda, maior a probabilidade das pessoas comprarem pela Internet, uma vez que a experiência de navegação fica mais agradável, mantendo as pessoas navegando por mais tempo e por mais páginas. Além disso, as lojas virtuais podem explorar funcionalidades tais como provadores virtuais, vídeos e fotos em alta definição, para aumentar a conversão de suas vendas.

ATUALMENTE

Existem três tipos de modelos de B2C, tais como: leilões, lojas online e serviços online.

• Leilões

O leilão eletrônico (na Internet) oferece uma aplicação eletrônica da licitação, podendo ser acompanhada de uma apresentação multimídia da mercadoria.

• Lojas online

Refere-se a uma comercialização dos produtos da empresa através da web. Esta pode ser feita tanto para promover a empresa, produtos e serviços ou para realmente vender os produtos / serviços através desta loja virtual. Um dos melhores exemplos de um e-loja é Clickplus.pt, que começou vendendo material eletrônico e progressivamente alargando a outras categorias de produtos.

• Serviços Online

Essa é outra área onde as empresas podem explorar a Internet. Muitas companhias usam a Internet para fornecer serviços a clientes. Uns dos exemplos situa-se no setor dos serviços bancários e de ações comerciais. Empresas como a e-Trade.com trouxeram a facilidade de negociação das ações do cliente para computador. Outro exemplo interessante é de Makethemove.com.

Um das missões destes serviços é simplificar a vida dos usuários da Internet, criando funcionais, atribuindo serviços interativos que irão tornar a vida mais fácil e melhor.

CAPACIDADE E VANTAGENS

A Internet para aumentar a eficiência do desempenho das empresas é uma das ferramentas mais importantes. A capacidade e o potencial dos mercados eletrônicos, depende de quão bem, se consegue alavancar o poder da Internet para criar vantagens competitivas sustentáveis. Algumas das capacidades do mercado eletrônico, são:

• Comunicação instantânea: Ajuda na comunicação instantânea entre os vários participantes dos sistemas de negócios. Também ajuda na redução da "hora de mercado" para novos produtos.

• Acesso Global: Os produtos / serviços oferecidos através de mercados eletrônicos têm um alcance global e proporcionam maior acesso aos mercados;

• Personalização: Ao oferecer capacidade para oferecer produtos e serviços em tempo real, a capacidade de personalizar mercadorias para as necessidades são maiores;

• Aumento da disponibilidade: O e-commerce oferece uma maior disponibilidade de produtos da empresa estando disponíveis 24 horas por dia, 7 dias da semana nos 365 dias do ano;

• De-Intermediação: Ajuda na eliminação de intermediários ineficientes, oferecendo uma simplificada distribuição eletrônica e diferenciação dos produtos baseados na escolha do cliente;

• Consolidação e a Convergência: Ajudam a uma maior consolidação e convergência, o que facilita as economias de escala, facilitando a implantação de ordens e consequentemente o seu cumprimento. Isso permite a revitalização dos produtos que agregam valor através de profundidade, contexto ou digitalização;

• Colaboração: Facilita a automatização de transações eletrônicas entre empresas, suporte em tempo real de troca de informações permitindo assim um processo colaborativo.

• Sistemas de pagamento com cartão por ferramentas estratégicas: PayPal, Cielo, PagSeguro, Pagamento Digital, Neteller, entre outros.

• Divisão de produtos por categorias, em diretórios de administração similares a gerenciadores de arquivos, facilitando sua busca.

• Implantação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.5 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com