TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho De Comportamento Do Consumidor

Pesquisas Acadêmicas: Trabalho De Comportamento Do Consumidor. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/8/2014  •  969 Palavras (4 Páginas)  •  243 Visualizações

Página 1 de 4

1 O método positivista e seus ideais de controle e previsão

Não poderíamos deixar de iniciar as correntes teóricas com a visão positivista do ser humano. Tudo o que é científico tem que ser controlado e experimentado.Por que as mulheres compra, certas pastas de dentes? Por que ela está ao alcance de suas mãos, a uma distância de no máximo 15 cm, na saída do caixa, a explicação só pode recair sobre fenômeno observado, ou seja, de maneira que elas não saiam sem ver.

O positivismo tem como implícito dois modos de raciocínio, A indução. Na indução, ou generalização percebe-se que algumas consumidoras entre 30 a 40 anos compram a pasta de dente por esta perto do caixa e não na prateleira. Vemos isso nas maiorias de pesquisas de mercado essa linha de raciocínio. Outro modo é o Dedutivo, uma lei geral – Mulheres costumam fazer compras quando estão mal-humoradas,como uma forma de compensação – faz-se previsões em situações isolada,ao se conhecer uma mulher que mostra sinais de mau humor,pode se concluir que ela vai as compras.

O positivismo, com suas vertentes empírica, que traz grandes progressos para as ciências físico-químicas, é um modelo que tem limitações quando aplicada nas ciências humanas. Isso, porém, não tem impedido que o modelo seja utilizado em comportamento do consumidor, porque apresenta soluções de controle e previsão do comportamento.

1.2 Teorias do consumidor que utilizam o positivismo na Biologia, na Psicologia e na Economia

São bons exemplos de explicação do comportamento as áreas de Biologia, Psicologia e Economia, partindo do pressuposto positivista.

A área biologia tem definido o ser humano como um conjunto de processos fisiológico mais desenvolvido na escala animal e extremamente adaptado ao meio. Dois grandes problemas na biologia é como explica origem da vida, e a morte.

O conceito de busca do prazer é amplamente utilizado pelos profissionais de marketing em quase todos os ramos de negócios, mais não se leva em consideração do oposto inevitável, que é o instinto da morte.

O método da Biologia são os de analise e síntese, divisão e classificação. Dessa prática surgem algumas tipologias de consumo. Aceita-se como verdadeiro,que certos estados melancólicos podem levar a compra por impulso.

A área da Biologia conhecida como ecologia tem estudado o ser humano na sua relação com o meio ambiente. Desse modo,para sobreviver em um mundo competitivo obriga-se a compra equipamento de ultima geração e passar por constante treinamento.

Na economia, o ser humano é colocado como agente e paciente do processos de produção e troca. Não podemos adquirir tudo que desejamos ,temos de escolher.

Biologia, Psicologia e Economia, podem criar teorias de comportamento de consumidor a partir do pressuposto da razão, que é a idéia do positivismo.

1.3 A dialética e seu ideal de uma integração futura

O método dialético tem como pressuposto que o comportamento humano é ditado por condições objetivas e subjetivas, em um processo constante de tese e antítese. Seu objetivo e de investigação não é o ser humano isolado, mas a formação social, que encerra na sua história uma contradição ou dualidade insuperável, que também parece cair como uma luva no estudo de comportamento humano, já que sua condição básica é a historicidade e seu principais pressuposto é o conflito, no movimento eterno de tese-antítese-síntese.

Um ponto muito importante para o comportamento do consumo é que, para a dialética, a realidade social é condicionada, formada pelas condições que o homem cria, pode ser modificada e, controlada e prevista. São as escolhas que cada uma realiza, conforme suas consciências, inclusive, tais como a desigualdade social.

Ao contrario do positivismo, a dialética tem fama nos meios acadêmicos, um dos principais motivos podem ser a grande variedade de subteorias que ela cria,perdendo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com