TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Negociar: primeiro passo para bons negócios

Artigo: Negociar: primeiro passo para bons negócios. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/9/2014  •  Artigo  •  1.009 Palavras (5 Páginas)  •  367 Visualizações

Página 1 de 5

1 - NEGOCIAR: PRIMEIRO PASSO PARA BONS NEGÓCIOS

Saber negociar é uma habilidade essencial para o empreendedor que quer ver seu negócio ir para frente. Seja com clientes ou com colaboradores, a negociação é uma ferramenta estratégica de gerenciamento empresarial.

Negociar é, antes de tudo, uma troca na qual nenhum lado quer sair perdendo. O objetivo é chegara um consenso. Para isto, é importante que todos saibam os resultados que desejam alcançar e que sintam que seus posicionamentos foram ouvidos e lavados em consideração pela outra parte.

O empreendedor que é habilidoso negociador só tem a ganhar. Ganha na compra de produtos de mais qualidade; ganha na conquista de preços mais baixos e prazos mais longos; e, principalmente, ganha confiança, respeito e admiração dos diversos públicos com os quais se relaciona.

2 - ESCOLHAS BEM SEUS FORNECEDORES

A escolha dos fornecedores de matéria-prima ou de produtos tem grande importância no planejamento da empresa. É preciso descobrir quem são e onde se localizam e quais são os mais adequados para o negócio.

3 - NEGOCIAÇÕES DE PRAZOS COM FORNECEDORES

A negociação de prazos com fornecedores é um documento em que se discutem os pontos fundamentais da negociação. Serve para subsidiar o empresário no sentido de considerar as práticas do mercado e os juros nas negociações de prazo no fluxo de caixa. Em uma negociação com o fornecedor, o empresário deve observar suas disponibilidades de caixa, em geral, tentar casá-las com o pagamento a fornecedores.

4 - NEGOCIAÇÕES DE PRAZOS E DESCONTOS

Dentro da fase de apresentação do planejamento ao fornecedor, a empresa estará discutindo o que espera dele como parceiro. Ao tomar a iniciativa da ação conjunta, o empreendedor oferece sua estrutura, prestígio e marcar no sentido de levar o volume de venda dos produtos ou serviços do parceiro fornecedor.

5 - DEZ HABILIDADES NECESSÁRIAS A UM NEGOCIADOR:

5.1 - Ser um bom ouvinte

Quando se escuta atentamente e sem interrupções, você esta aberto a entender a mensagem da outra pessoa e conseguir informações que poderão ser de valia no processo. Na medida em que você ouve atentamente e sem interrupções habilita-se para decodificar a mensagem do outro lado e obter informações que poderão ser úteis ao processo.

5.2 - Desenvolver um espírito negocial

Grandes negociadores têm ciência que é possível que tudo possa ser negociado, mas para isto o ambiente precisa ser declaradamente de negociação. A agressividade deve ceder lugar ao consenso no processo, para que se possa alcançar o objetivo planejado, É primordial ter em mente que por mais difícil que pareça um acordo sempre haverá a possibilidades alternativas.

5.3 - Planejar

Quando se participa de um evento sujeito a negociação, faz-se necessário desprender parte do tempo a estudar e entender as variáveis que possam vir a interferir na mesma. Muitas vezes é necessário pré-negociar internamente recursos, prazos, especificações, metas, condições de pagamento, etc.

5.4 - Mirar alto

Uma vez buscamos com legitimidade, os objetivos deverão buscar sempre o ponto máximo, pois ao lutar-se por mais em uma negociação pode-se obter mais. Por exemplo, se pode vender por 1000 e o mercado para 1200, esta será a faixa inicial! Na outra ponta, se pode pagar a vista, mas se for interessante fazê-lo em 60 dias busque inicialmente esta alternativa!

5.5 - Ser paciente

Um dos principais erros do negociador brasileiro é a impaciência, quase todas ás vezes oriundas por metas irrealistas ou necessidade de logo fechar o acordo. Pode-se até fechar com um resultado, diga-se de passagem, razoável,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com