TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Negocios Inclusivos

Dissertações: Negocios Inclusivos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/9/2014  •  202 Palavras (1 Páginas)  •  204 Visualizações

Negócios inclusivos ou sociais são aqueles situados na base da pirâmide, constituída por comunidades excluídas ou pouco participantes do mercado, caracterizadas por baixa ou pouca renda. Esses empreendimentos são geralmente iniciados por pessoas que conhecem as necessidades dessas comunidades. Surgem de iniciativas da sociedade civil e de pessoas engajadas na promoção da cidadania e melhoria de vida dessas populações. Nem sempre contam com parceria de instituições públicas e privadas. Negócios inclusivos ou sociais constituem novo conceito de mercado e econômico, que nada têm a ver com filantropia e responsabilidade social corporativa.

“A base da pirâmide é a melhor parte para se pensar negócios sustentáveis. São negócios que devem estar no centro das estratégias das empresas”, afirmou Ricardo Amorim, jornalista e moderador do seminário Empreendedorismo Social – modelos de negócios para a nova economia, realizado, na tarde de sábado (16), no evento Humanidade 2012, no Forte de Copacabana. Foram palestrantes e debatedores do seminário: Carmen Correa, da Fundação Avina; Luiz Ros, do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID); Margot Brandenburg, da Fundação Rockfeller; e Vishnu Swaminathan, diretor da Ashoka.

Experiências desenvolvidas em diversos países pelas instituições e entidades presentes no debate foram citadas. O seminário contou com a participação da plateia, composta majoritariamente

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com