TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Negócios Familiares Fazenda São Pedro

Artigo: Negócios Familiares Fazenda São Pedro. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/5/2014  •  Artigo  •  623 Palavras (3 Páginas)  •  242 Visualizações

Página 1 de 3

Introdução

A Fazenda São Pedro é uma tradicional fazenda do interior paulista e está localizada

no município de Sertãozinho, na região de Ribeirão Preto. A fazenda tem 800 alqueires

paulistas (1.936 hectares) de extensão territorial. Um tamanho acima da média das

propriedades da região.

Baseando no case SUCOS FAZENDA SÃO PEDRO: CRESCER OU NÃO CRESCER, EIS A QUESTÃO, ver-se a necessidade na formação do diagnóstico organizacional, uma vez que o mesmo irá fornecer embasamento para a assertividade em decisões e ações adotadas para melhoria da empresa.

Considerando o caso estudado, é de total relevância o cuidado com as considerações eparticipações de todos os envolvidos nos caminhos a seguir, e principalmente na tomada de decisão da presidência da organização, logo, este, mostrará com clareza e objetividade as reflexões e/ou passos a serem adotadospara um desfecho favorável aos envolvidos não só pela contribuição através de cada plano de ação, mas, pela rentabilidade da instituição e automaticamente das partes envolvidas.

Por envolver uma empresa familiar, ocaso analisado sugere ainda um breve levantamento de influências nas relações de afeto, proximidade e carisma com os envolvidos, para que possamos descartar qualquer tipo de influência desnecessária a tomada decisões.

Este caso explora a difícil decisão de crescer ou não de uma empresa familiar que, levada pelo sucesso de seuprincipal produto, vê-se em uma encruzilhada: aventurar-se em outro mercado ou não. A decisão a ser tomada envolve a produção, o marketing, o setor de vendas, a área financeira e osrecursos humanos.

Resumo: Este caso convida os estudantes a pensar ao lado do gestor da empresa e compartilhar com ele todas as dificuldades que um gestor enfrenta para a tomada de umadecisão como a proposta.

Palavras-chave: empresa familiar, planejamento estratégico, marketing, sucos prontos para beber.

Introdução:

A decisão de crescer para qualquerempresa pode parecer, muitas vezes, uma decisão mais fácil do que realmente é. Existe um momento na vida de uma instituição comercial que obtém sucesso em seus primeiros anos deexistência, em que uma parada estratégica é necessária para se pensar o que deve ser feito: crescer ou não. Se a decisão é crescer, a dúvida é como.

Para uma empresa familiar, ou seja, fundadae movida até então por compromissos não só empresariais mas também familiares, a decisão a ser tomada torna-se mais difícil ainda. Em uma empresa, a tomada de decisão não envolveapenas o crescimento e seu desenho estratégico, mas também em que grau este crescimento irá envolver a gestão que vem sendo realizada por parte da família. Muitas vezes, crescer podesignificar ter que se trocar componentes desta família, que sempre ocuparam cargos de gestão na empresa, por profissionais contratados diretamente do mercado.

O crescimento de umaempresa na região de Ribeirão Preto, por mais que esta região seja uma das mais ricas do país, está limitado ao tamanho do segmento de mercado em que atua a empresa.

1

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com