TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Nintendo - Pesquisa De Fidelização De Cliente

Artigo: Nintendo - Pesquisa De Fidelização De Cliente. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/12/2014  •  1.881 Palavras (8 Páginas)  •  430 Visualizações

Página 1 de 8

Avaliação de Estratégias

Nintendo

Proponentes:

Chrystian Sereia 101875

Lucas Nicoletto Da Cunha 092054

Luiz Carlos Custodio Junior 092117

Xyuan dos Santos Xiao 093272

Limeira, 2011

1. Introdução

Descreva seu projeto na introdução. Construa uma argumentação convincente e sucinta sobre o seu objetivo e motivação em relação ao projeto desenvolvido. Imagine que este projeto será encaminhado a uma agência financiadora ou à própria empresa. Use linguagem técnica e não coloquial.

O mercado dos jogos eletrônicos tem grande importância no entretenimento, como pode ser observado por sua receita, que perde apenas para Hollywood. Porém, esse é um mercado bastante exigente, o que faz com que poucas impressas consigam alcançar o sucesso. Entre as empresas de sucesso destaca-se a Nintendo, também conhecida como Big-N, que criou o as plataformas mais vendidas da atualidade, que são o Wii e o DS, sendo o ultimo portátil. Esse trabalho tem como foco o Wii, pois o DS não tem concorrente direto, pois o PSP (Play Station Portable) da Sony, como o próprio nome já diz, não é um produto novo, apenas uma adaptação portátil do já existente Play Station.

A Nintendo busca levar entretenimento para toda a família, através de jogos para todas as idades e que podem ser jogados tanto uma pessoa sozinha quanto em grupo de 2 a 4 pessoas (dependendo do jogo), além de jogos um tanto casuais comparados com a maioria dos jogos de um console.

A Nintendo foi fundada em Kyoto, Japão, e lá permanece sua sede até hoje. A Nintendo America está localizada em Nova Iorque, Estados Unidos, e a Nintendo of Europe está instalada em Grossostheim, Alemanha. Apesar dessas três localidades definidas, é possível comprar seu produtos em praticamente todo o mundo através de lojas autorizadas e pela internet (no caso de jogos e outros conteúdos de software).

Desde os tempos que produzia cartas, a Nintendo tenta se sobressair no mercado não por tentar fazer melhor que a concorrência, mas sim inovar e criar novas tendências, como foi com as cartas para crianças, portáteis com microprocessador, controles em que se usavam os dedos indicadores (SNES), controles com direcional analógico (Nintendo 64), controle por movimento (Wii), controle por toque (touchscreen) (Nintendo DS e o ainda em desenvolvimento Projeto Cafe) ,uso de microfone como auxiliar em jogos (usado em alguns jogos do portátil Nintendo DS) e jogos em 3D sem o uso de óculos especiais (Nintendo 3DS).

Os 17 jogos mais vendidos da história são da Nintendo, sendo 7 deles do console Wii, 6 deles da franquia Mario e 2 deles da franquia Pokemon.

2. Caracterização do mercado consumidor

A Nintendo tem como público alvo pessoas de todas as idades, com foco nos jovens e nas crianças, que gostem de jogar interagindo com outras pessoas. Em geral, em uma casa onde há jogadores há apenas uma plataforma e um exemplar dos jogos (com exceção do caso dos portáteis, onde cada jogador tem um exemplar). Os produtos da Nintendo são acessíveis à população a partir da classe média. O Wii custa, atualmente, nos Estados Unidos, 150 dólares e seus jogos (lançamentos), 50 dólares.

Vendas mundiais do Wii até maio de 2011: 86.530.000 aprox.

Vendas mundiais do DS até maio de 2011: 147.430.000 aprox.

Vendas mundiais do jogo New Super Mario Bros Wii (mais rapidamente vendido): 20.582.452

Dados do VGChartz.com

Os totais de vendas, nos seis primeiros meses após o lançamento, dos consoles da ultima e da penúltima geração, são:

- Wii - 2.470.000 unidades.

- Playstation 2 - 2.200.000 unidades.

- Xbox - 1.900.000 unidades.

- GameCube - 1.540.000 unidades.

- Xbox 360 - 1.384.000 unidades.

- Playstation 3 - 1.271.000 unidades.

Como, a cada geração, os consoles ficam mais caros, não são muitas as pessoas que compram próximo do lançamento. Com o tempo, os consoles ficam mais baratos, erros (como superaquecimento) são corrigidos e as vendas aumentam. Além disso, como muitos jogadores já tem um console da penúltima geração quando um da última é lançado, não são todos os jogadores que fazem questão (e tem renda) de comprar o console novo imediatamente. Como pode ser visto no gráfico acima, a venda, nos primeiros 6 meses após o lançamento, da ultima geração, em geral, teve uma queda se comparada com a venda da penúltima geração.

Porém, nota-se que o Wii teve uma venda bem maior que os consoles em questão perto do lançamento, isso por trazer uma inovação no jeito de jogar, não só na qualidade gráfica, e isso atraiu até mesmo pessoas que não eram jogadoras.

Além disso, é importante ressaltar que o Wii foi lançado em meados de novembro de 2006 e, em 2007 já passou a estar em segundo lugar nos números de consoles mais vendidos do mundo, ficando atrás apenas do já citado portátil da Nintendo, o DS.

A época em que jogos eletrônicos são mais vendidos é o Natal.

3. Caracterização do produto ou serviço

O Wii é um console (plataforma de videojogos que não seja o computador) e serve para rodar os jogos e assistir filmes e TV shows (através do Netflix). A conexão Wi-Fi integrada é o que permite usar o Netflix e também fazer download de jogos, tanto alguns atuais quanto jogos de gerações passadas.

A função de assistir filmes pode ser substituída facilmente por um aparelho de DVD ou Blu-ray, que são bem mais indicados (pelo mesmo preço do Wii um aparelho de blu-ray roda filmes com melhor qualidade e alguns tem a mesma função de assisti-los online).

Até agora a Nintendo tem demorado cerca

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.6 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com