TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Nova Alma Do Negocio

Pesquisas Acadêmicas: Nova Alma Do Negocio. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/4/2014  •  4.263 Palavras (18 Páginas)  •  405 Visualizações

Página 1 de 18

A Nova Alma do Negócio

Tweet

Na obra “A nova alma do negócio”, o autor Tom Morris aplica as idéias centrais do pensamento aristotélico e de outros clássicos, às questões empresariais. O autor combina a busca da felicidade pessoal com a excelência empresarial.

Nossos alicerces de excelência humana governam tudo o que fazemos, tanto dentro de nossas organizações quanto dentro dos nossos relacionamentos com clientes e fornecedores.

Quando olhou o mundo, Aristóteles viu que apesar dos diferentes caminhos utilizados pelas pessoas, o objetivo de todos é o mesmo. A felicidade.

A dimensão espiritual do trabalho

A primeira dimensão universal da experiência humana é a dimensão intelectual, o aspecto de nossa natureza que almeja a verdade.

Livro A Nova Alma do Negócio

As idéias nutrem a mente da mesma forma que a água supre o organismo. À luz disso, está claro que precisamos tanto de boas idéias quanto de comida, ar e água de boa qualidade. E, finalmente, precisamos da verdade. A verdade é justa o mapeamento da realidade que corresponde à forma na qual as coisa existem. A verdade sobre a verdade é simples. A importância absolutamente vital do conhecimento em qualquer negócio está começando a ser amplamente reconhecida.

A simples importância da verdade ainda não seja suficiente apreciada. Conhecer a verdade não é o mesmo que ama-Ia e amar a verdade não equivale a deleitar-se com ela. Nenhum ser humano é uma máquina e, entretanto, foi exatamente esse pressuposto que grande parte da teoria econômica e da prática gerencial do último século inclinou-se a adotar.

Um dos gestos mais nobres que qualquer um de nós pode fazer com relação a outro ser humano é pedir sinceramente a sua opinião sobre o que estamos fazendo juntos. Quando perguntamos, esperando ouvir a resposta, tratamos a outra pessoa com um respeito fundamental e esse comportamento tem muito mais probabilidade de se refletir em nós.

Deveríamos cultivar um ambiente no qual as pessoas não tenham medo de dizer a verdade. Precisamos da verdade se quisermos enfrentar com segurança as adversidade que podemos encontrar na caminhada rumo ao futuro e é pouco provável que a tenhamos se os outros não estiverem abertos para compartilha-Ia conosco.

Tom Peters aponta 11 características que parecem ser responsáveis pelo seu sucesso. Uma dessas 11 características, diz ele, é que esses indivíduos parecem ter "uma afinidade visceral com a verdade”. Com a prática, a capacidade de lidar com a verdade, de chegar até ela, e a habilidade de usa-Ia bem gera grande poder.

Tom baseara sua empresa em fortes princípios morais, mas à medida que a empresa foi crescendo e foi necessário contratar mais pessoas com conhecimentos técnicos para gerenciar esse crescimento, Tom começou a pensar que a empresa estava se distanciando de sua visão inicial. O livro I and Thou, do teólogo judeu Martin Buber, explica que só podem existir basicamente dois relacionamentos fundamentais entre você e outra entidade individual neste mundo.

Primeiro, há o relacionamento eu-a-coisa. É uma forma de relacionar algo como uma, ou objeto, cujo único valor é extrínseco ou instrumental. O segundo relacionamento básico é o que Duber chama de relação o eu-tu. É a atitude fundamental que um ser humano deveria tomar sempre para com o outro, um relacionamento de respeito na qual o outro indivíduo é visto como tendo valor intrínseco, valor em por si, independente de poder gerar qualquer outro valor para você.

Buber afirma que um ser humano nunca deve tratar o outro apenas como um meio para um fim extrínseco, mas principalmente confie em si mesmo. A postura eu-tu é de respeito e dignidade. Por isso utiliza o pronome tu, mas formal. Se não criarmos um ambiente no qual exista respeito a verdade, não teremos um ambiente de trabalho e respeito às pessoas.

Ao ser verdadeiro com o outro, você está lhe mostrando respeito. Dada e recebida apropriadamente, a preocupação em compartilhar a verdade inevitavelmente ajuda a gerar o espírito de cooperação crucial às boas relações de trabalho a longo prazo.

A verdade é o alicerce da confiança e nada é mais importante para qualquer esforço nos negócios do que a confiança. A confiança é absolutamente necessária para a atividade interpessoal realmente eficaz. Nos dias de hoje, andamos preocupados, e com razão, em obter maior eficiência nas empresas. Percebemos, cada vez mais, como isso é importante par a competitividade sustentável. Precisamos identificar e eliminar as fontes de desperdício e ineficiência, sempre que elas existirem. Provavelmente não existe fonte maior de desperdício de tempo e energia na vida empresarial moderna do que a distração decorrente quando a verdade não está prontamente disponível no local de trabalho e a especulação, a fofoca e os boatos tentam preencher o vácuo. Os seres humanos não suportam se sentir impotentes, por isso, para compensar, agarram-se à primeira idéia a sua volta que pareça um fato consumindo corações e mentes das pessoas que toca.

Sempre que confrontamos com um problema, confrontamos a necessidade da verdade. A verdade, mesmo a verdade mais difícil, se divulgada com o máximo de compreensão, bondade e sensibilidade possíveis, sempre será o alicerce para a resolução de qualquer problema de forma sustentável. O simples ato de dizer a verdade e assumir a responsabilidade pelas conseqüências nos transforma de visitantes casuais em clientes assíduos. Pois, assim como em todos os outros aspectos da vida, os relacionamentos governam o mundo. Um relacionamento baseado na mentira é como uma casa construída na areia; um relacionamento baseado na verdade é como um forte construído na rocha. No importante e recente livro Marketing de Relacionamento, Régis McKenna observou que uma nova sabedoria está finalmente superando os modismos empresariais da década de oitenta. Ele acredita que, em vez de continuarmos a ver empresas pulando e uma alegada solução rápida para outra afim de melhorar sua posição, começaremos a testemunhar algo muito diferente.

Sempre que diz a verdade a alguém você mostra, até esse ponto, um certa dose de respeito por ele, respeito esse que ele geralmente apreciará e muito provavelmente retribuirá. Sempre lidar com a verdade de modos a torna-Ia coerente com a beleza, a bondade e a unidade, para que seja usada para transmitir o respeito adequado para as profundas interconexões

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27.4 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com