TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Artigo de Publicidade

Por:   •  22/10/2015  •  Artigo  •  819 Palavras (4 Páginas)  •  263 Visualizações

Página 1 de 4

Sentidos da imagem corporal de adolescentes no ensino fundamental

A busca pela satisfação do próprio corpo está cada vez mais presente em adolescentes. A imagem corporal é alimentada e influenciada por nossa cultura da perfeição do próprio corpo.

Principalmente nessa faixa etária, os adolescentes buscam inconscientemente sua identidade pessoal expressando nitidamente a insatisfação corporal. Essas influências idealizadas são reconhecidas como fatores de risco tanto para o aumento da insatisfação corporal como doenças como depressão e distúrbios alimentares.

No período da adolescência a imagem corporal possui grande influencia para satisfação pessoal pois é nessa fata que há grandes transformações corporal e a preocupação de sua aparência na sociedade.

Procedimentos Metodológicos

Estudo realizado em grupos especializados em adolescentes de ambos os sexos entre o 8° e 9° ano do ensino fundamental do Rio de Janeiro revela que pelo poder aquisitivo superior aos demais adolescentes são mais influenciados pela mídia.

Fo realizado também uma pesquisa em adolescentes do sexo feminino e masculino onde é possível identificar claramente que a percepção de imagem corporal se difere para homens e mulheres.

Foi conduzido por uma dupla de pesquisadores um debate entre esses adolescentes afim de entender o padrão de beleza estabelecidos por eles sobre suas influencias pais, pares, mídia, família etc, para compreender a logica interna sobre assunto abordado.

As reuniões foram gravadas e posteriormente transcritas a fim de realizar a analise do assunto com classificação por temas.

O debate a principio foi sutil dentre a maioria dos grupos mas posteriormente foi se tornando mais entusiasmado pela fala e atitudes de iniciativa dos mais desinibidos, sendo necessário algumas vezes evitar conversar desnecessárias para não perder o foco da pesquisa e para garantir a participação de todos.

É possível notar na pesquisa realizada, a preocupação da autoimagem pela fala dos adolescentes mesmo aqueles que se negavam a essa postura de forma clara, inconscientemente tinham cuidados com a sua aparência e dos demais adolescentes do grupo.

O estudo realizado pelos pesquisadores, por sua vez, por aprovado, pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, e pela Coordenadoria de Educação da Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro.

O consentimento da pesquisa foi assinado pelas instituições citadas acima e também pelos pais dos adolescentes.

Análise dos Resultados e Discussão

O relato pelos adolescentes teve como base a estimativa dessa pesquisa gerando três principais categorias:

  • Influência do apelo midiático sobre a imagem corporal
  • Importância do corpo saudável
  • Relação entre o padrão de beleza e discriminação.

Influência do apelo midiático sobre a imagem corporal

A pesquisa realizada revela claramente que existe um padrão de beleza estabelecido e considerado ideal para sociedade em que vivemos, e são descritos fielmente pelos alunos.

O corpo masculino é descrito como sendo musculoso e bem definido.

Já o corpo feminino é relatado e idealizado como um corpo esbelto, mas também com curvas e de altura média.

Foi observado durante a pesquisa que a fala das adolescentes do sexo feminino sobre as características corporais são mais detalhadas, quanto que para os homens, não foi tão detalhado sobre o corpo masculino.

Foi evidenciado que as adolescentes são mais detalhistas sobre suas criticas do que os homens, sendo mais diretos e precisos em suas falas e argumentos.

Porém há unanimidades sobre critica da obesidade, onde é considerado algo indesejável para padrão de beleza de ambos os sexos.

A imposição de um corpo perfeito para as mulheres é mais exposta devido a influencia da mídia a se enquadrar num padrão de beleza estabelecido por eles.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)   pdf (68.2 Kb)   docx (13 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com