TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Boticário e as cinco forças de Porter

Por:   •  6/9/2019  •  Relatório de pesquisa  •  419 Palavras (2 Páginas)  •  3.647 Visualizações

Página 1 de 2

O Boticário e as cinco forças de Porter

Poder de barganha dos compradores: O Boticário tem seus produtos padronizados e o preço é tabelado, a possibilidade de o cliente utilizar o cartão fidelidade que é disponibilizado sem custo. Com o cartão em mãos o consumidor tem a opção de ganhar uma porcentagem de desconto em compras ou acumular pontos que poderão ser trocados por mercadorias.

Poder de barganha dos fornecedores: No caso das franquias o fornecedor possui alto poder de barganha, porque os franqueados somente podem adquirir produtos de um fornecedor e com o preço que ele oferta. O Boticário possui cerca de 800 produtos que são adquiridos na totalidade não sendo possível o franqueado comprar os produtos que possuem maiores demandas ,o franqueado precisa adquirir obrigatoriamente todos os produtos de todas as linhas. Tudo é pago desde as amostras que são adquiridas e a decoração da loja. Os subsídios para esta reformulação total da loja são oferecidos pelo O Boticário aos franqueados por meio de um empréstimo em longo prazo.

Ameaça de novos entrantes: Atualmente não existam grandes ameaças, porém algumas modificações no mercado possam ir a trazer ameaças futuramente, produtos como a Clorofila e Água de Cheiro.

Ameaça de produtos substitutos: Atualmente a Natura vem mudando sua estratégia de negócio e passou a vender em quiosques dos principais shoppings do país. A estratégia é recente tem como objetivo verificar a aceitação dos clientes visto que a empresa apenas vende seus produtos através de catálogo. Este novo modelo de negócio da Natura pode vir a concorrer com O Boticário.

Concorrência: O Boticário não possui concorrentes diretos, porém é feito estudos na empresa feitos pela área mercadológica sua função é pesquisar a concorrência e estudar o mercado para obter informações como: criações dos concorrentes, tempo estimado de lançamento, como serão lançadas, público alvo. Feita análise destes dados o marketing entra em ação para lançar algo que se sobreponha a concorrência.

Concorrentes diretos: no segmento de perfumaria e cosméticos O Boticário enfrenta concorrentes diretos como Avon, Natura.

Concorrentes indiretos: Lojas de celulares e eletroeletrônicos concorrem indiretamente, com o segmento de perfumaria e Cosméticos, porque eles competem pelas datas em que ocorre maior faturamento das Franquias de O Boticário como, por exemplo: o Dias das Mães, Dia dos Namorados e Natal. Com o crescimento destes dois segmentos nos últimos anos O Boticário vêm perdendo uma fatia grande.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com